Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Joe
Como em toda cidade grande, e muito turística, Paris não foge a regra para os desavisados. A dica é como já disseram aqui, ficar ligado sempre, e quando for abordado por quem quer que seja, simplesmente comece por um Merci (obrigado) e continue a andar; ao passo que a abordagem for ficando acentuada, parta para um “laissez-moi en paix”(deixe-me em paz) com um timbre forte mesmo; aumentou? então vá direto para o clássico: Aller a merde, igual ao nosso, ficou insustentável? aí apele logo para o: “va te faire foutre” esse eu não traduzo, mas o efeito é imediato. No mais, Paris continuará linda, é só ficar ligado. Au revoir!
jorge fortunato
Paris é assim mesmo, um caos para os distraídos. Bobeou e vc fica sem máquina, carteira etc. O jeito é ficar ligado o tempo todo. Até mesmo em alguns estabelcimentos ee vc estiver distraído pode ser roubado no troco.
Maria Luiza
Tb fui roubada em Paris (cidade dos meus sonhos)! E não foi na rua não! Foi dentro de uma loja famosa ! A loja não possuia segurança de nenhuma especie, nem câmeras, nada! E quem me roubou ( tenho quase certeza) foi ma senhora acima de qualquer suspeita, que “esbarrou” em mim e numa fração de segundos levou minha carteira. Fiquei chocada, pois isso nunca tinha acontecido comigo. E dentro de uma loja! Registrei a ocorrência, mas até hoje (isso tem quase 3 meses) e nada. Enfim, não confiem em ninguém que se aproxime muito de vc, seja velho, novo, bem vestido, mal vestido e em qualquer local. Não saiam com muitos documentos, dinheiros e cartões de crédito. Conselho de quem ama Paris, mas agora com outros olhos!
Gabriela
Fui furtada na H&M da rua Haussmann, estava com uma bolsa pequena e fácil de abrir e estava distraída mesmo, tanto que só percebi o furto no caixa. Falei com o gerente que me explicou que cerca de 10 carteiras por dia são encontradas na loja no dia seguinte, inclusive a minha estava lá, com todos os documentos e cartões. Não me passava pela cabeça ficar de olho na bolsa dentro de uma loja, mas aprendi a lição.
Adriane
Muito triste isto tudo. Fui a Paris algumas vezes e o golpe do abaixo assinado vemos em muitos locais. O que acho incrível é que é visto por todo mundo e nada é feito.
Morei em Paris a 10 anos atrás e a situação era bem diferente. É uma pena, uma das cidades mais lindas do mundo sendo invadida por este tipo de ações.
Tenho que confessar que sou totalmente contra a esta abertura do mercado, isto trouxe coisas boas para os países Europeus mas também trouxe todos estes problemas. Acredito que só teria uma maneira de resolver, voltar a fechar as portas para a imigração. Imigração tudo bem, mas dentro de alguns critérios como funciona no Canadá. Tenho certeza que isto é o que o povo francês gostaria.
Mas apesar disto tudo só é necessário temos atenção, comigo nunca aconteceu nada.
Patrícia Lycarião
Caí no golpe dessas meninas na linha do metro M1. Fui ceder meu assento para um casal de idosos e fiquei em pé no centro do vagão, com a bolsa, que era fácil de ser aberta, pendurada no meu braço. De repente, elas me cercaram, com um mapa do metrô, fingindo estarem perdidas, dei as costas e criei o momento perfeito para elas! Enquanto duas nao paravam de falar, ma terceira, jogou seu agasalho por cima da minha bolsa e levou carteira e necessaire. Qdo o trem ía partir, elas desceram na estação Tuileries, aproveitando a facilidade da porta dupla na estação (uma no trem outra na plataforma).
Assim que elas desceram, dei falta da,inha carteira, mas qdo fui descer, a porta fechou no meu braço. Descemos na estação seguinte, saimos desorientados no meio do Louvre e fomos correndo pra rua.
Por muita sorte, encontrei as pivetas pirralhas gastando meu dinheiro dentro de uma das lojinhas da rue de Rivoli, entrei na loja feito um leão, puxando as mochilas delas e perguntando da minha carteira. Elas se fazendo de desentendida o que aumentou mais ainda meu ódio. A princínpio, pensei que o vendedor da loja era comparsa elas, mas pois percebi que não. Ele chamou a polícia, que demorou quase 40 minuts para chegar. Uma delas, a mais audaciosa, chegou a rasgar meu dinheiro na minha frente e tomou uma bela bofetada na cara!
Acabamos passando o dia todo na delegacia e descobrimos que essas mesmas meninas são presas diariamente, mas nao podem ficar presas devido à idade e nem podemnser deportadas devido ao acordo da UE. Todas adotam o sobrenome Hamidovic, que é o sobrenome do bandidão mor, que está preso e mesmo assim continua a comandar esse bando.
Isso foi em janeiro do ano passado. Triste saber que nada mudou desde então…
Marcio
Adriana Pessoa,
obrigado por linkar o post sobre o golpe do anel.
Estou indo pela primeira vez e não conhecia essa abordagem.
Nem aqui no Brasil.
Le Parisien
.. e só tende a piorar: http://www.leparisien.fr/faits-divers/une-note-confirme-l-explosion-de-la-delinquance-roumaine-23-08-2012-2134338.php
Nilson Machado
Vou para Paris em outubro e já tô vendo que vou ter que dar um sopapo num curitiano francês hahahahahaha
Valeu as dicas galera !!!
Antonio
Gente, pelo amor de Deus, esse golpinho do anel é fraquinho demais, só mesmo sendo muito “mané” prá cair; o da listinha então já foi exaustivamente comentado aqui no CP e também não tem justificativa para cair…no mais é ser grosso mesmo com essas abordagens, coisa em que nós, brasileiros, somos especialistas…a globalização chega também para a malandragem em geral, coisas do nosso tempo moderno….