Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Anderson Pereira
Minha dica: Paris é vítima das livres imigrações do leste europeu. Nós, brasileiros, já acostumados com a falta de segurança, relaxamos por aí. Este, infelizmente é o problema. Agimos como é somos turistas. Infelizmente devemos agir como os franceses: pouca ou nenhuma conversa nas ruas. Nas estações, fico colado nas paredes. Nas roletas, olho antes de passar para ver que, vem por trás. Ao entrar no metro, evito os vagões cheios. Celular, só se for imprescindível. Máquina fotográfica, com alça no pescoço. Uso mochila de couro. Passaporte na parte mais interna, baixa e longe do zíper. Uso calça jeans e grana, cartão, cópia do passaporte (colorida e plastificada) e celular nos bolsos da frente. Não dou qualquer informação e nem paro para escutar qualquer um. Evite aglomerações.
Nadia
Fui assaltada no metrô saindo de versalles para a estação invalide, foram 2 casais de brasileiros, chegaram e distraíram pedindo informações enquanto uma das mulheres abriu minha bolsa sem eu perceber e levou meus documentos e cartões, ainda bem que não estava com o passaporte na bolsa. Muito cuidado com eles, são muito ágeis
Rodrigo Lavalle
Nadia, sentimos muito pelo ocorrido.
Luis colaço
Paris nunca mais, muito ladrão….e a polícia nada faz ignora-nos…..não falam português, espanhol ou inglês….só protegem os locais turísticos…..
Eddy
Também fui vítima de roubo em Paris foi em setembro de 2016 , um sábado lindo a tarde próximo a torre Eiffel , nunca fui roubado na vida então foi muito frustrante !! Estava distraído parado no sinal com meu celular na mão quando só senti ele ser arrancado da minha mão , o ladrão era rápido e se enfiou no meio dos carros e eu parado vendo ele sumir com meu iPhone ! Foi muito traumático , uma sensação de impotência ! E o sujeito estava muito bem vestido com roupas de esporte ou seja ninguém ia supeitar , como é comum em Paris ver muitos parisienses praticando esporte , correndo esse cara se passou por um atleta para que ninguém suspeitasse então tomem muito cuidado com celulares ! Prestem atenção ao redor , eu só fui roubado porque estava muito distraído e eu não esperava que ia me acontecer isso ainda mais lá em Paris !!
Não fui na delegacia fazer B.O só liguei na minha operadora aqui no Brasil e fiz o bloqueio do IMEI , e claro gastei 709 euros para comprar outro celular ,
Não é só porque estamos em Paris que essas coisas não vão acontecer ,
Fica um alerta a todos os viajantes que vão a Paris evitem mexer no celular na rua ou se distrair de mais , eu sei que é difícil hoje em dia vc quer compartilhar tudo , fazer snap fazer vídeos em tempo real porém são nessas horas em que vc está destruído que os pickpockets agem !!!
Graças a Deus foi só o celular , apesar do susto ficou tudo bem
Rodrigo Lavalle
Eddy, sentimos muito pelo ocorrido. Obrigado pelo seu alerta.
jorge
Olá
Eu e minha filha, fomos vítimas de furto, no dia 28 de janeiro deste ano, dentro do vagão de metro da linha 04 em Páris, nós estávamos seguindo para a estação onde iriamos tomar o trem para Londres, quando três rapazes adentraram no vagão se aproximaram, pedindo informações quando percebi abriram minha mochila levando nossos passaportes, foi um transtorno, procurei pela central do metro nada fizeram, fui a delegacia de Policia elaborar a ocorrência, ao entrar revistaram toda minha mala, e nada mais fizeram pra ajudar, nem pediram como eram os rapazes apenas registraram o fato, estava com bilhetes do trem mas não pudemos embarcar sem passaporte, o consulado estava fechado, só abria na segunda era sábado, tivemos que ir para um hotel aguardar até segunda, pagar 200 euros mais mais taxas para novo passaporte, mais hotel duas diárias, e ao embarcar fui obrigado a comprar novos bilhetes de trem no valor 340, 00 euros, perdi duas diárias do hotel em Londres estas já pagas, foi um descaso, no consulado, e em conversa com brasileiros em Paris, fui informado que está ocorrendo muito furto e roubo na cidade, principalmente nas estações, por isso, alerto quem vai viajar e utilizar metro, trem em Páris, tomem cuidado, principalmente com passaporte, só quem passa por este transtorno sabe o quanto é burocrático estressante, fora o custo que você vai ter pra providenciar seus documentos, e ainda a má vontade das partes, que até o endereço do consulado informaram errado.
Rodrigo Lavalle
Jorge, sentimos muito pelo ocorrido e obrigado pelo alerta.
Fernando
Fui uma vítima hoje dessas ladras de carteira na estação Champ de Mars com o metro.
A escada rolante parou de-repente e a minha carteira foi junto no tranco.
Duas garotas atrás de mim sumiram rapidamente.
A polícia da estação e de Paris pouco fizeram.
Só quem me ajudou mesmo foi um brasileiro do exercito, que deu assistência e atenção.
Fiquei mais de 3 horas na delegacia e ninguém teve a minima vontade de olhar as gravações da estação.
Preenchi o formulário e registraram o boletim.
Na delegacia policiais rindo o tempo inteiro e eu fazendo papel de palhaço.
Um amigo do trabalho que estava comigo foi proibido de ficar na delegacia, tento que ficar esperando do lado de fora.
Lamentável.
Rodrigo Lavalle
Fernando, sentimos muito pelo ocorrido.
Cleber Facanha
Hoje fui mais uma vitima de furto no metro de Paris, proximo a Galeria Laffayete, o vagabundo levou minha carteira na hora de passar pela catraca do metro, visto que estava com sacolas, nem senti a carteira sair, somente um leve empurrao. Aproveitam a fila para esbarrar em você. O vagabundo aqui é profissional, tira ate carteira do bolso da frente. A cidade esta suja, muito lixo e mendigo em quase todas as estações. Minha dica, se forem visitar Paris, nao andem com dinheiro, usem somente cartao de credito, que depois podem bloquear. O cuidado deve ser o mesmo de estar em uma grande cidade do Brasil.
Rodrigo Lavalle
Cleber, sentimos muito pelo ocorrido.
Roberto Leonel
Eu fui a Paris em Julho deste ano. Moro em Londres há quase 3 anos. E nunca tinha me sentido inseguro pelo o Reino Unido todo. Mas nas férias de Julho resolvi encontrar um amigo meu que estaria em Paris e depois voltaria pra Londres comigo. No segundo dia em Paris fui pegar o metro pra encontrar meu amigo, Metro lotado e fui barrado de passar pro outro lado do vagao por uns cidadoes de origem africana algum Pais da asfrica( Nenhum preconceito alias sou negro também) fui roubado, bateram minha carteira que estava no meu bolso da frente e nem senti. A sorte foi que só continha cartão e apenas 30 euros, consegui ligar pro meu banco apos 10 minutos do roubo e cancelei ambos os cartões. Por sorte não perdi meu celular. Pontos turisticos cheio de pessoas querendo aplicar golpe etc. Paris perdeu a essencia esqueça isso de cidade Luz. Provavelmente nao volto a Paris. Nem em Sao Paulo minha cidade natal nunca me senti tao inseguro. Apesar de toda violência de Sao paulo. Mas a cidade ainda sim é bonita a dica é tome muito cuidado pois em Paris os batedores de carteira sao de outro nivel. Londres é praticamente muito diferente a Paris em questao de segurança
DIOGO
Não vou me prolongar e lamentar aqui o meu caso pois ja deu pra ver que todos caímos na mesma armadilha, só gostaria de registrar que tambemfui assaltado nesta cidade mau humorada, alem do meu celular levaram meu dinheiro e meus cartoes, a impressão em paris é que nao somos bem vindos, e se sofremos este tipo de ocorrencia o problema e nosso. Otras cidades incriveis na Europa e muito mais amigaveis que Paris, para quem esta pensando em tirar ferias e nao quer passar os dias nada felizes que precisei passar nesta cidade. Pensem bem antes de embarcarem para Paris !!!!
Rodrigo Lavalle
Diogo, sentimos muito pelo ocorrido.
Rosario Curis
Os atentados em Paris nada mudaram a sua rotina em relacao a seguranca . Estou em Paris e meu marido foi furtado dentro do metro. Levaram sua carteita. Assalto tipico a turista , em um momento de descuido, pois estamos acoatumados a viajar e atentos a seguranca. Gostaria de destacar porem o despreparo da policia de Paris na atendimento aos turstas nesta caso. Chocada , decepcionada e insegura quanto a minha permanencia neste pais. Onde estavam os policiais bilingues que li em seu post ? Desconheço. Encontrei sim, na delegacia a ao fazer a ocorrencia , policiais despreparados , local sem wifi, lixo no chao e uma policial visilmente aborrecida por estarmos ali. Não falava, portugues , não falava ingles ( ????? ) nao falava espanhol. Quase me senti culpada por ter sido assaltada no pais onde ela como policial deveria garantir mimimante a nossa seguranca . Erramos sim , mas nada justifica a truculencia e descaso como fomos tratados. Gostaria muito de relatar o ocorrido , o péssimo atendimento que rebemos , para algo tipo de ouvidoria da policia. Alguém conhece algum site ? E viva o Brasil , que tem suas mazelas , mas que nada são diferentes do dito primeiro mundo. #parisdeverdade
Rodrigo Lavalle
Rosário, sentimos muito pelo assalto e pelo mau atendimento por parte da polícia. No site oficial da corporação é possível entrar em contato: http://bit.ly/1sZfire.