Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Debora
Acabei de voltar de Paris e mesmo sabendo desses roubos, fui roubada! Na verdade aconteceu dentro da loja Sephora da rua Champs Elysee! Abriram minha bolsa e tiraram minha carteira e eu nao percebi nada! Meu conselho é: use bolsas que sejam mais difíceis de abrir (a minha só tinha um zíper e era pequena), as bolsas com alças mais curtas que vc encaixa debaixo do braço são melhores, se for a de alça maior, transversal (como a minha) ande com ela na frente!
Rodrigo Lavalle
Débora, obrigado pelo alerta. Sempre aconselhamos a andar com as bolsas voltadas para a frente.
Abraços.
Haroldo Malta
Os roubos no metro de Paris e em pontos turísticos são praticados principalmente por ciganos romenos. Muitas são adolescentes do sexo feminino, menores de idade que são presas inúmeras vezes. Fazem parte de uma quadrilha organizada cujos chefes não aparecem. Mas como a legislação francesa é frouxa como a brasileira, as menores não podem ser presas e nem há como identificá-las com sua recusa, pois não levam documentos. Existem equipes de policiais a paisana no metro de Paris só para cuidar dessas quadrilhas, mas eles no final tem de soltar as menores na Delegacia. Isso também vem ocorrendo nas ruas centrais de Amsterdam, Holanda onde punguistas romenos e Marroquinos são presos todos os dias por policiais a paisana. Tudo devido a politica de fronteiras abertas adotada pela comunidade européia. Antigamente essas pessoas eram barradas na aduana ou posteriormente expulsas do pais.
Júlio
Havia acabado de chegar de Marselha no aeroporto de Orly. Eu já havia lido muito aqui no blog sobre as romenas e acreditava estar atento. Ao entrar no RER, fui imediatamente abordado por uma menina loura que, com um papel na mão (aparentemente um mapa) me fez uma série de perguntas que eu não conseguia entender. Em fração de segundos um rapaz que estava perto de mim gritou “Sir, be carefull with your pocket!”. Imediatamente a menina cuspiu na cara dele e saiu correndo junto com uma comparsa antes mesmo de a porta fechar!! Sim!! foi tudo tão rápido que aconteceu no intervalo entre a abertura e o fechamento das portas. No bolso da calça tinha apenas um mapa, pois minha carteira estava no bolso da frente. É chato, frustrante, revoltante, mas é algo que se pode evitar tomando cuidados básicos como manter a bolsa rente ao corpo, carteiras no bolso da frente. Estar atento a estranhos que venham a puxar conversa foi uma das medidas que tomei. Este tipo de ocorrência não tira o brilho desta cidade…
Vitória
Nossa , estou com medo de ir para Paris , sinceramente , visitar os lugares sonhados , andar de metrô … viagem marcada para dia 20 agora , tá parecendo igual ou pior que o Brasil … que triste …
Rodrigo Lavalle
Vitória, esse artigo é de 2012. Não se preocupe, Paris é uma cidade segura, não há ataques e assaltos a mão armada. O que ocorre são furtos em locais e metrôs cheios. Fique atenta à bolsa (use-a sempre para a frente) e não coloque nada nos bolsos de trás das calças.
Abraços.
Katia
Bom dia Rodrigo, fui furtada sábado no metrô de Paris (27 /12/2014) roubaram meu passaporte e RG existe algum lugar de achados e perdidos, porque talvez o ladrão tenha jogado os meus documentos ? Ontem fiz o boletim de ocorrência e 3f retornarei para Brasil e 2f cedo irei ao consulado para conseguir uma autorização de retorno , mas estou na esperança que encontrem .Obrigada
Rodrigo Lavalle
Kátia, você pode perguntar/procurar em qualquer estação de metrô, de preferência na qual você foi furtada. Ligue para o número 3246 (0,34€ / minute). Página de referência: http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_20660/objets-trouves/.
Abraços e boa sorte.
everton
Também tive o desprazer de ser vítima de furto em Paris. No dia 24/12 (olha meu presente de Natal), fui com minha prima em Montmartre, aí fomos à Basílica de Sacre Coeur, tirei uma foto da vista e decidimos entrar na basílica. Foi uma entrada rápida de 3 minutos… entrei, olhei, fechei os olhos por 1 minuto para rezar, saímos da igreja, coloquei a mão no bolso para pegar o celular e… cadê? Foi desesperador, em plena véspera de Natal, fiquei desolado, perdi a vontade de continuar a viagem, minha vontade era de voltar correndo para casa. Meu celular estava no bolso esquerdo da jaqueta e a carteira no direito, pois eu já estava tentando me precaver, mas não adiantou. Por sorte, não levaram minha carteira, que tinha 500 euros. Engraçado que em todos os pontos turísticos não vi policiamento. Foi frustrante.
CLEBER
Lendo esses relatos me trouxeram sentimentos ruins. Era a viagem dos sonhos, conhecer Paris, que se tornou um pesadelo.
Eu e dois amigos estávamos no Metro, tínhamos acabado de chegar na cidade, estávamos cansados e cheios de bagagem. Ficamos perto da porta e na minha frente havia um senhor de mais ou menos uns 50 anos. Com o vai e vem do vagão eu não tinha muito onde me segurar, foi quando senti um puxão na minha bermuda. Olhei para baixo e não vi nada, achei estranho. Novamente o puxão, e dessa vez olhei para baixo e vou ser sincero, não sei como aquele homem estava conseguindo fazer aquilo, eu vi uma mão enorme manipulando o botão do meu bolso lateral, ele rapidamente retirou a mão, mas já era tarde, comecei a falar em inglês que iria chamar a Policia, o homem virou de costas, e quando a porta abriu, saiu correndo. O sentimento impotência foi enorme. Quando descemos do metro, senti que algo estava errado, olhei para baixo e minha bermuda estava cortada de baixo acima, algo muito afiado havia feito um rasgo perfeito e por milímetros não cortou o bolso (por isso que ele estava manipulando o botão do bolso lateral) . Nesse bolso havia somente o mapa do metro de Paris, por isso o volume que deve ter chamado a atenção dessa pessoa. Meu passaporte e dinheiro estavam naquelas bolsas de viagem que se usa em viagens coladas ao corpo. Meu amigo não teve tanta sorte, sua carteira foi roubada com todos os EUROS que ele tinha. Não disfrutamos da cidade porque esse acontecimento tirou o animo de todos. Só sei de uma coisa, em Paris não volto nunca mais.
Rodrigo Lavalle
Cleber, sentimos muito pela sua experiência ruim e pela má impressão que a cidade lhe causou.
Abraços.
José Guilherme
Estou em viagem de férias com minha mulher desde dia 2/11, passamos pela Grécia, Istambul, Munique e hoje chegamos em Paris, cidade que eu nunca tive vontade de conhecer, apesar de ser praticamente unanimidade ela ser “maravilhosa”, pois bem chegamos de TGV vindo de Munique e fomos direto para o metrô, pois nosso apt alugado fica em Marais, seguindo as dicas fomos descendo e andando por corredores sujos, fedorentos, inclusive de urina, até chegarmos na linha que precisávamos pegar, o 1º trem veio lotado e foi impossível entrar com as malas, decidimos esperar pelo próximo, que estava mais vazio, ao entrarmos fiquei de pé no meio da entrada e tinha um cara de pé encostado no poste central do vagão ocupando todos os pontos onde eu poderia me segurar, como as malas eram pesadas, fique sem equilíbrio e veio outro homem, já com seus 50 anos que ofereceu ajuda e liberou o canto da porta onde ele estava para eu poder ficar com as malas, foi aí que me dei mal, os caras desceram logo na 1ª estação que o trem parou, alguns segundos depois notei que minha carteira já era, pois é, o bobo aqui, mais que viajado e supostamente prevenido, acabou esquecendo de colocar a carteira no bolso da frente ao entrar no metrô, porque estava preocupado em não errar a rota no metrô, eu como disse antes, nunca tive vontade de conhecer Paris, acho q sou um dos poucos que pensam assim, mas temos que fazer a vontade da patroa não é mesmo?
Amanhã vou fazer o registro do furto, na realidade nada de valor foi levado, pois eu tinha apenas 5 Euros, 4 bilhetes de metrô, meu RG e CNH Brasileiros, alguns cartões de visita e minha identidade funcional, tudo muito fácil de ser reposto e praticamente sem custos, mas a aporrinhação e sentimento de trouxa que fica é absurdo, já encarei mundo afora locais que muitos sequer pensariam em entrar e nunca tive qualquer problema, só sei o seguinte, ainda tenho 6 dias em paris, quem chegar perto de mim ou de minha mulher vai se arrepender, porque vai sair coice pra todo lado e NUNCA MAIS volto nessa cidade, existem muitos locais no mundo melhores do que aqui e onde você pode andar sossegado, basta ter que ficar estressado com Segurança no meu próprio país, não preciso gastar em Euros para passar por esse tipo de situação.
Marcos*
Estive 3 dias maravilhosos em Paris e só tenho pena de ter acontecido o mal no último segundo.
Passo a descrever:
Por volta das 18:20, do dia 12-novembro-2014, eu e a minha namorada, fomos apanhar o autocarro (SAGEB-Aeroport Beauvais) de Port Maillot para o aeroporto Beauvais para apanhar o avião ás 21:45. Levávamos uma mochila (com mínimos pertences pessoais e computador portátil) e uma pequena mala. Depois de aproximadamente 20 pessoas pôr as suas malas no bagageiro de autocarro, fomos também fazer o mesmo com muita confiança subindo ao autocarro tranquilos. Chegando ao aeroporto, percebemos o desaparecimento do portátil e algumas joias (brincos e braceletes) dela de algum valor que estavam dentro de um pequeno saco.
Denunciamos o ocorrido ao serviço de bus e nos deram uma folha com email para reportar o sucedido e responderam que não podiam fazer mais nada. Fomos também denunciar à policia do aeroporto onde deixamos o nosso contato em Portugal.
A impressão que fica é: Há uma rede de pessoas que roubam no momento de pôr as malas no autocarro ou, talvez, até esconderem no autocarro vasculhando os pertences dos viajantes. A razão é porque os ladrões abriram a mochila, tiraram o portátil que estava dentro de um saco de proteção e voltaram a por de volta esse saco fechando a mochila de volta. Mesma coisa com as joias.
Eu tenho todo o meu trabalho de doutoramento inclusive a tese e outros doumentos digitais importantes. Eu perdi tudo.
Gostaria de saber como apresentar a queixa sabendo que já não estou em França.
Muito Obrigado!!!
Rodrigo Lavalle
Marcos, se informe no consulado francês aí na sua cidade ou cidade mais próxima se você pode apresentar queixa no consulado mesmo.
Abraços.
Anderson Pereira
Fantástico o serviço público de segurança francês, em termos de recuperação e investigação/busca. Carteira com dinheiro recuperada! Bom relato Amanda.