Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
173 Comentários
Carlos Jr.
Estive em Paris por 10 dias agora em agosto. Eu e minha esposa fomos abordados umas “trocentas” vezes por estes jovens mostrando um abaixo-assinado. Em todas as abordagens vinha sempre uma primeira pergunta: “Do you speak English?” Então aí vai a minha dica: sejam grossos e falem um NÃO firme em português mesmo. Sigam andando e não parem para conversar. É o velho ditado da oportunidade fazer o ladrão. Se você não dá a oportunidade, dificilmente será assaltado. Se você parar para um, logo chegarão mais do seu lado e provavelmente neste momento é que ocorrerá o golpe. Mas não se enganem: a França não é o Brasil. Ninguém vai te apontar uma arma, te dar uma coronhada na cabeça e levar tudo o que você tem. As pessoas andam com máquinas fotográficas semi-profissionais na mão, que aqui no Brasil valem uns 7 mil reais, como se estivessem carregando uma garrafa d´água e ninguém se preocupa em ver seu bem tomado.
Cuidado também na Sacré Coeur com as abordagens citadas diversas vezes aqui no CP do anel que “não custa nada”. O esquema de abordagem é o mesmo do abaixo-assinado. No meu caso, fui interpelado com um “mister, mister”. Nem olhei no olho do infeliz. De novo só o NÃO grosso em português mesmo e continuei a subir a escada.
No metrô, bolsas e mochilas sempre à frente. Sitaram o bolso interno. É uma ótima!! No Brasil estamos sempre atentos a tudo o que acontece à nossa volta. Não tem porque fazer diferente só por estarmos num país diferente.
De resto, é só aproveitar Paris que, aliás, não é nada daquilo de maravilhoso que sempre é falado aqui no CP: É MUITO MAIS!!
Adriana Pessoa
Tavares,
esse golpe do anel já foi post aqui no blog.
https://www.conexaoparis.com.br/2008/10/20/cuidado-com-o-golpe-do-anel/#comments
Abraços.
Adriana Pessoa
Sobre esse golpe da assinatura , desembarcando na Gare du Nord vinda de Londres, vi diversas pessoas tentando enganar quem chegava. Sempre em alerta, não dei papo, assim como não dou para esse golpe do anel.
Bolsa tipo carteiro, fechada com zíper, e sempre na frente. Acho a melhor opção.
Só viajo com esse tipo de bolsa. Acho a mais segura.
Para nós brasileiros, que vivenciamos esse stress diariamente, sabemos nos precaver. A única cena que já presenciei em viagens, foi em Londres, outubro passado, onde em plena Oxford Street, um senhor teve seu laptop levado ….corre corre atrás do ladrão, gritaria….não é nada bom de se ver. Passar por isso então, e longe de casa….muito ruim!
loic
desculpe alguns erros estou no celular e no metro.rs
loic
depois que nosso “QUERIDO” presidente deu direito deu uma mulher que nao entende nada de direitos humanos o dever de proteger ao país, que ela retieou a lei de punir os jovens PIVETES, como eles nao podem ser presos, os malandros adultos usam eles para a patrica de crimes, eu moro na França e sempre estou indo a Paris, e posso afirmar, nao e josto fazer justiça com as proprias maos, mas terei um prazer e fazer um punho e levat de encontro a cara de um deles, vamos deixar de ser ipocritas, o país so vive do turismo, deixa esses carapatos entrarem no país e mudar a historia .
Tavares
Existe tambem um Golpe MUITO antigo no Brasil mas que esses malandros ainda usam na França.
O sujeito abaixa e finge que achou uma aliança de ouro e vem com a história de que ja que achou vende baratinho, etc,etc,etc
Muiito Cuidado, Na região do Oprea, Heifel, Louvre, Notre Dame, Sacre Coeur, e Também no Arco do triunfo, essa regioes por conectera o maior numero de turistas é onde esse sem vergonahs mais se concentram
Bartout
É a crise…ahhaaahh
LAISE MENANDRO
Em frances esses ladroes sao chamados de pipockets tomem muito cuidado nao pare nunca elas se fazem de surdas e mudas para te roubarem!
Fátima Reis
Estive em Paris no ano passado, saí de Londres pra passar um dia, o qual não foi nada agradável pois me levaram todo o dinheiro!!!!…mas dei bobeira, porque andava com a mochila nas costas…foi no metrô da Torre Eiffel…voltei ontem de lá e, dessa vez, fiquei muuuuuuuuito esperta, comprei uma bolsa atravessada e estive atenta o tempo todo…encontrei essas garotas aí, elas estavam dando um golpe nuns turistas, felizmente, não levaram nada. e dei as dicas de segurança pra eles…
Jacqueline
Madrugada sem sono, pego meu IPad e deparo com este post. Cá como lá. Fugir para a Europa era tirar umas férias do alerta constante que tanto nos estressa aqui. Mas percebo que esse descanso está com dias contados. Tive sorte de, na minha estada em Paris, não deparar com nenhuma situação desse tipo. Mas, já alertada por este blog, não baixei a guarda. Usei sempre bolsa atravessada e segura, cópia de documentos, bolsos internos para carregar dinheiro e máquina fotográfica. No meu caso, valeu o alerta. Merci CP.