Os relatos chegam de todas as partes. Comentários na página do Conexão Paris do Facebook, emails denunciando o ocorrido, relatos de amigos de passagem por Paris e um telefonema de Fabiana Maruno, fotógrafa brasileira que vive na cidade. Não sei o que diz a estatística oficial, mas nunca tivemos tantas denúncias de roubos cometidos nas ruas e sobretudo no metrô parisiense.
A tática é sempre a mesma, seja dentro do metrô, quando o turista entra no vagão ou no final da escada rolante; seja na rua, nos pontos mais turísticos ou nas varandas dos cafés e restaurantes.
Jovens menores originárias do leste da Europa, algumas grávidas ou crianças ainda, rodeiam o turista e criam uma situação confusa, pedem assinaturas ou pisam nos pés da vítima. A pessoa se distrai, tenta entender o que está acontecendo e quando consegue se afastar já foi roubada há muito tempo. Muitos nem percebem o ato.
Fique sempre atento, use bolsas fechadas, não coloque nada nos bolsos. Deixe o passaporte no hotel. Mas se o roubarem, saiba que o Consulado do Brasil fornece em algumas horas um certificado que o substitui. Clique aqui para saber mais detalhes.
Obs: pivette em francês é o nome dado à um pássaro. Provavelmente o nosso pivete possui a mesma origem, mas não tenho em mãos um dicionário de etimologia. Vou lançar aqui o uso do nosso pivette brasileiro.
Consulado-Geral do Brasil em Paris: 65 avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008. Metrô linha 9, estação Saint-Philippe-du-Roule.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
173 Comentários
Aparecida
Entramos no metrô Rivolie q estava cheio e logo q entramos, 3 garotas adolescentes pedindo informação e desorientada,s para desorientar a gente claro. Enquanto me desorientava pedindo informação, abriram minha bolsa tiraram todos meus euros sem eu ver e logo saltaram correndo. Elas são muito ágeis, mágicas.
Rodrigo Lavalle
Aparecida, sentimos muito pelo ocorrido. Obrigado pelo comentário.
Tarcísio
Estive em Paris em janeiro de 2017 pela primeira vez e não volto nunca mais, perigosa e decadente!
Não recomendo para ninguém, há lugares mais tranquilos para ir.
Maria Aparecida Cruze5 Lopes
Fomos assaltados hj levaram a carteira do meu marido com todos os documentos, cartões, tElões cheques e euros, que decepção.Procuramos a polícia, mas so6 fazem o bo e nem ligam
Rodrigo Lavalle
Maria Aparecida, sentimos muito pelo ocorrido.
Mayra
Estou em Paris e hoje quase fui roubada, uma mulher que ninguém diria nada sobre, parou na minha frente perto de descer no metrô, como estava bem na porta na hora de descer percebi que ela demorou a descer e senti algum movimento estranho, quando ela saiu o bolso da minha bolsa estava aberto e meus documentos do seguro de viagem( que ando com ele ao lado do passaporte) estavam no chão, foi aí que notei que o movimento estranho tinha sido da mesma na minha bolsa, no mesmo bolso estavam o meu passaporte e o do meu namorado e dinheiro, e no bolso do lado câmera e celular , mas ela não conseguiu levar nada, graças a Deus, fica o alerta pois em questões de segundo de distração pessoas que a gente menos espera, boa aparência e atitudes não suspeitas, pode roubar nossos pertences!!
Rodrigo Lavalle
Mayra, sentimos muito pelo ocorrido.
Lucas Festi
Acabamos de ser furtados no metro em Paris estação concorde.
4 mulheres abriram a mochila da minha esposa e pagaram a carteira dela.
Saí correndo atrás delas e consegui recuperar os documentos, porem, as mesmas lebram 700 euros em espécie.
Acredito que deveria haver algum tipo de proteção ao turista, não tinha nenhum policiamento no metro.
Rodrigo Lavalle
Lucas, sentimos muito pelo ocorrido.