Em nosso artigo após os atentados de janeiro de 2015 nós dizíamos que já havíamos, eu e minha filha, vividos outras vagas de atentados em Paris.
Estes atentados não foram tão violentos como os do dia 13 de novembro. Este último teve por alvo as varandas dos cafés de Paris, símbolos de uma capital que atrai turistas do mundo inteiro.
Os parisienses já possuem os reflexos necessários para viver a ameaça terrorista no cotidiano. Assim como nós, brasileiros, dominamos a arte de sobreviver à violência urbana no cotidiano.
A violência existe em quase todas as sociedade, o que muda é sua forma e sua manifestação.
Os franceses e os brasileiros, após cada ato de violência, mostram a capacidade de superação e recuperação.
No sábado, após os atentados de sexta a noite, caminhei pela Opéra, pelo Jardim Tuileries, pela Concorde. E hoje, domingo, fui até Montmartre sentir a cidade. Os parisienses saem para suas compras, os pais passeiam com os carrinhos dos bebês e os famosos carrosséis de Paris continuam girando. Hoje de tarde o bairro Marais estava cheio e todas as varandas de cafés lotadas.
A vida continua.
Informações gerais
- O governo francês decretou o estado de urgência e algumas pessoas no Brasil pensam que esta medida inclui o toque de recolher. Dentro do estado de urgência existe esta medida. Mas ela não foi acionada. O estado de urgência é um regime a parte que aumenta os poderes da autoridade administrativa. Ele pode ser estabelecido com uma duração máxima de 12 dias. Ele permite sobretudo a limitação de circulação de veículos em áreas precisas.
- O governo francês decretou também o estado de luto nacional para os dias 15, 16 e 17 de novembro. Em respeito ao luto nacional, algumas atrações ficarão fechadas, como por exemplo a Disneyland Paris.
Apesar do estado de urgência e do luto nacional, a vida cotidiana continua normalmente. E numerosos são os parisienses que se ajuntam nos locais do drama em homenagem às vítimas. Sábado a noite, a praça République ficou cheia e iluminada por velas.
Informações precisas
- Todas as manifestações nas ruas de Paris estão proibidas até o dia 19 de novembro. Entre elas as feiras, os mercados, os brechós, a feira de Natal da Champs Élysées, o acesso à roda gigante, os eventos nas margens do Sena.
- Neste domingo os museus assim como a torre Eiffel ficarão ainda fechados.
- O Cabaré Lido, assim como alguns cinemas ficarão fechados neste domingo.
- O Château de Versailles abrirá somente na terça-feira dia 17 de novembro.
- Disneyland Paris abrirá suas portas somente na quarta-feira dia 18 de novembro.
- Todos os transportes funcionam normalmente: metrô, ônibus, RER e tramway. A pedido da polícia, somente a estação Oberkampf do metrô continua ainda fechada.
- Atenção, aumento dos controles nos aeroportos de Paris. Chegue mais cedo para compensar o aumento do tempo de embarque.
- A Conferência sobre o clima de Paris – COP21 – não será anulada e Obama confirmou sua presença.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
128 Comentários
Gisele
Olá. Obrigada pela atualização!
Não quero desistir da viagem, somente em ultimo caso, por favor gostaria de ser adicionada ao grupo
11 996066369 – estarei entre 19 e 23/dezembro.
Rodrigo meu Hotel é bem próximo a Place de la République, estou pensando em tentar alterar a reserva, vc tem alguma indicação, acha que é necessário ou exagero?
abraços
Rodrigo Lavalle
Gisele, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Se você conseguir alterar a reserva, faça-o. Você vai se sentir mais segura.
Abraços.
Juliana
Me adicionem ao grupo (11)975544450
Rodrigo Lavalle
Juliana, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Rafael
Fernanda!
Obrigado pelas dicas! Embarcaria essa semana, porém ir com essa incerteza de pegar os lugares fechados é complicado.
Rodrigo Lavalle
Rafael, os museus e monumentos voltaram a funcionar a partir de hoje, dia 17/11.
Abraços.
Milma
Ah, muito triste isto tudo! Estou no aguardo para tomar a decisão de ir ou não. Acho que minha viagem terá que ser adiada. Abraços
Humberto
Boa tarde! Estou com viagem marcada para Londes dia 22/11 e chegada em Paris no dia 26/11. Gostaria de ser adicionado no grupo. (32) 99992-5675. Obrigado
Rodrigo Lavalle
Humberto, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Vanessa Koiky
Galera, criamos um grupo no facebook para trocar informações entre quem está em Paris, quem está de viagem marcada, quem tá na dúvida ou pensando no assunto: Paris_2015, ou me manda inbox que add
Fernanda
Olá a todos,
Agradeço muito pelas informações divulgadas aqui. Peço permissão para acrescentar algumas, que talvez sejam úteis para quem está com viagem marcada para essa semana, como eu, e optou por cancelar. Nós optamos por adiar nossa viagem em 6 meses.
– PASSAGENS
Conseguimos alterar nossas passagens com a TAM sem multa; o mesmo ocorre para os casos de cancelamento para quem está com passagem para Paris, entre os dias 14 e 30 de novembro. Mas no nosso caso tivemos que insistir com a atendente, que ainda não havia recebido o comunicado, e só depois que pedimos que verificasse, confirmou a informação e nos isentou das taxas. As alterações com isenção de multa só podem ser feitas pelo Call Center (0300 570-5700) ou pelas lojas da TAM nos aeroportos.
– HOSPEDAGEM
Alugamos um apartamento através do site Airbnb. Como faltavam apenas alguns dias para nossa chegada, o anfitrião se recusou a nos reembolsar (mesmo sabendo que estávamos viajando com uma criança de 6 anos). Entramos em contato diretamente com o Airbnb através do telefone (21) 3958-5800 e fomos gentilmente atendidos, em português. A atendente nos garantiu que o valor integral nos será devolvido, ainda que em forma de crédito para uma nova viagem. Ainda não temos confirmação do reembolso, mas caso ocorra qualquer coisa diferente do informado, avisarei aqui.
– INGRESSOS
. Os ingressos da Disney têm validade de 1 ano e como pretendemos viajar dentro desse prazo não solicitamos reembolso.
. Havíamos reservado almoço no 58 Tour Eiffel e solicitamos remarcação. Ainda não recebemos resposta.
Esperamos que tudo volte ao normal no menor tempo possível!
Paz!
Fernanda
Rodrigo Lavalle
Fernanda, muito obrigado pelas informações.
Abraços.
César Aragão
Por favor me adicionem ao grupo.
85 988623379
Rodrigo Lavalle
César, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Patricia Brito
Rodrigo, agradeço imensamente a sua rápida resposta.
Me sinto extremamente desolada e com o coração partido,nesse momento em que preciso tomar essas “decisões práticas”.
Ivana Codo
Sempre sonhei conhecer a Europa e principalmente Paris. Agora sinto uma mistura de ansiedade e medo. Chegaremos em Paris dia 2/1 e o Conexão Paris tem sido extremamente útil, inclusive agora para nos colocar a par dos acontecimentos. Também gostaria de ser add ao grupo. (19)997112530.
Muio grata, Ivana
Rodrigo Lavalle
Ivana, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.