Em nosso artigo após os atentados de janeiro de 2015 nós dizíamos que já havíamos, eu e minha filha, vividos outras vagas de atentados em Paris.
Estes atentados não foram tão violentos como os do dia 13 de novembro. Este último teve por alvo as varandas dos cafés de Paris, símbolos de uma capital que atrai turistas do mundo inteiro.
Os parisienses já possuem os reflexos necessários para viver a ameaça terrorista no cotidiano. Assim como nós, brasileiros, dominamos a arte de sobreviver à violência urbana no cotidiano.
A violência existe em quase todas as sociedade, o que muda é sua forma e sua manifestação.
Os franceses e os brasileiros, após cada ato de violência, mostram a capacidade de superação e recuperação.
No sábado, após os atentados de sexta a noite, caminhei pela Opéra, pelo Jardim Tuileries, pela Concorde. E hoje, domingo, fui até Montmartre sentir a cidade. Os parisienses saem para suas compras, os pais passeiam com os carrinhos dos bebês e os famosos carrosséis de Paris continuam girando. Hoje de tarde o bairro Marais estava cheio e todas as varandas de cafés lotadas.
A vida continua.
Informações gerais
- O governo francês decretou o estado de urgência e algumas pessoas no Brasil pensam que esta medida inclui o toque de recolher. Dentro do estado de urgência existe esta medida. Mas ela não foi acionada. O estado de urgência é um regime a parte que aumenta os poderes da autoridade administrativa. Ele pode ser estabelecido com uma duração máxima de 12 dias. Ele permite sobretudo a limitação de circulação de veículos em áreas precisas.
- O governo francês decretou também o estado de luto nacional para os dias 15, 16 e 17 de novembro. Em respeito ao luto nacional, algumas atrações ficarão fechadas, como por exemplo a Disneyland Paris.
Apesar do estado de urgência e do luto nacional, a vida cotidiana continua normalmente. E numerosos são os parisienses que se ajuntam nos locais do drama em homenagem às vítimas. Sábado a noite, a praça République ficou cheia e iluminada por velas.
Informações precisas
- Todas as manifestações nas ruas de Paris estão proibidas até o dia 19 de novembro. Entre elas as feiras, os mercados, os brechós, a feira de Natal da Champs Élysées, o acesso à roda gigante, os eventos nas margens do Sena.
- Neste domingo os museus assim como a torre Eiffel ficarão ainda fechados.
- O Cabaré Lido, assim como alguns cinemas ficarão fechados neste domingo.
- O Château de Versailles abrirá somente na terça-feira dia 17 de novembro.
- Disneyland Paris abrirá suas portas somente na quarta-feira dia 18 de novembro.
- Todos os transportes funcionam normalmente: metrô, ônibus, RER e tramway. A pedido da polícia, somente a estação Oberkampf do metrô continua ainda fechada.
- Atenção, aumento dos controles nos aeroportos de Paris. Chegue mais cedo para compensar o aumento do tempo de embarque.
- A Conferência sobre o clima de Paris – COP21 – não será anulada e Obama confirmou sua presença.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
128 Comentários
Bianca Cobbos Tirich
Estarei em Paris de 20/12 a 28/12.
Por favor, me adicionem no grupo do whatsapp: 19988303022.
Rodrigo Lavalle
Bianca, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Daniela Polari
Ola.
Estarei indo de Lisboa para Paris no dia 8/12 e ficarei ate o dia 14/12.
Seremos em 4, sendo 2 adolescentes.
Inclusive agendamos tour guiado com a Zildinha!
Por favor , me incluam no grupo de whatsapp.
Meu celular: 21 – 99259-4460
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Daniela, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Camila
Chego em Paris dia 08/12. Me add no grupo 92 981894640
Rodrigo Lavalle
Camila, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Carla Ferreira
Estou viajando com meu marido dia 20/11
Favor me adicione ao grupo:92 988025790
Rodrigo Lavalle
Carla, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Alexandre Santos Silva
Estarei em Paris do dia 21 a 30/11. Gostaria de ser adicionado no grupo – 24 988163576
Rodrigo Lavalle
Alexandre, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Viviane
Boa tarde, também estou com viagem marcada para o dia 25, com chegada em Paris no dia 26/11 e ficarei até o dia 03/12. Gostaria de participar do grupo para troca de informações.
(27)999417585
Rodrigo Lavalle
Viviane, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Patricia Brito
Assim como outros,preciso da ajuda do CP para saber como proceder.
Estou com viagem marcada para o período de 02/12/2015 a 13/12/2015, continuo no propósito de continuar com os meus planos. Mas li que foi decretado o “estado de urgência ” e que pode ser prolongado por 03 meses .
O que isso significa para o turista !? Os principais pontos turísticos estarão fechados !? Os mercados de Natal acontecerão!?
Estou completamente arrasada com os acontecimentos,nunca irei entender a lógica insana desses extremistas … Mas enfim … Realmente preciso da ajuda de vocês pois,em último caso, terei de rever a viagem !
Agradeço sua atenção , fiquem com Deus !
Rodrigo Lavalle
Patrícia, o estado de urgência é o que descrevemos no post acima. Em princípio, os museus e monumentos re-abrirão a partir de quarta-feira, dia 18/11. Mas a situação é instável, tudo pode mudar de um dia para o outro em virtude de ameaças e novos acontecimentos.
Abraços.
ADRIANA PERINI MATOS
Gostaria de participar do grupo também ,chego em Paris dia 16/12, do dia 17/12 a 18/12 vou para Veneza , depois retorno a Paris e fico de 19/12 a 25/12, meu numero é (41) 99387159
Rodrigo Lavalle
Adriana, envie seu nome e telefone com DDD para o email [email protected].
Abraços.
Rafael
Pessoal, foi criado um grupo paralelo para aqueles que vão viajar entre os dias 20/11 e 30/11. Então postem aqui a data e os números para serem adicionados. O outros grupo permanecerá aberto e atualizado, entretanto assim agilizara mais as informações trocadas.
Neftalí
Com muita pena por essa barbárie, mas nem passa pela cabeça cancelar minha viagem à Paris. Assim como Nova Iorque, Londres e Madrid, Paris vai curar as feridas rapidamente. A cicatriz vai permanecer, mas essa cidade, patrimônio mundial, não vai se render ao medo, nem a oito animais sanguinários.
A verdade é que a matança poderia ter sido muito pior, se as medidas de segurança no Stade de France não tivessem funcionado.
Um grande abraço a todos do Conexão!