A leitora Priscilla nos contou uma experiência desagradável que viveu no aeroporto Charles de Gaulle. Cansada da viagem ela comprou as passagens para pagar o RER ( o trem ) para Paris. Em seguida pegou um elevador que a deixou diretamente no cais de embarque do trem. Durante o trajeto foi controlada pelos fiscais da SNCF e como não tinha passado na catraca ou pela máquina de compostar foi obrigada a pagar uma multa de 25 euros.
Mesmo explicando que no trajeto entre o aeroporto e o cais de embarque não viu catraca nenhuma, que ao pegar o elevador este a deixou diretamente no cais, que não sabia que tinha que passar com a passagem pela catraca…apesar de todos os argumentos foi obrigada a pagar a multa.
Surpresa com o acontecido, pedi alguém da família que desse uma olhada no aeroporto, ver o que estava acontecendo. Após conversas e discussões com agentes do Charles de Gaulle, a explicação é a seguinte. Uma zona do aeroporto está em reformas e certas paredes e barreiras foram destruídas ou retiradas. Por isto quando os turistas pegam este elevador não são mais conduzidos em direção a uma catraca. Na saida do elevador vão ter acesso direto ao cais de embarque.
Seja o que for, não se esqueçam de validar o ticket de transporte. Quer dizer de passar por uma catraca como as do metrô ou de utilizar as máquinas da foto acima.
Nos trajetos do RER entre Paris e Charles de Gaulle ou entre Paris e Versailles, por exemplo, a passagem é como um ticket de metrô. Neste caso a validação se faz na máquina da primeira foto ou nas catracas.
Nos trajetos de trem entre Paris e as outras cidades da França a passagem não é mais um ticket e a compostagem é feita na maquininha amarela.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
676 Comentários
conexaoparis
Ana Carolina
Compra com o chofer, dentro do ônibus. Já me esqueci quanto custa. Mais ou menos 9 euros acho.
ana carolina menezes
esqueci de perguntar : voce sabe quanto é a passagem do Roissybus??
ana carolina menezes
oi lina,
e eu compro a passagem para esse Roissybus na hora mesmo, assim que desembarcar?
bjs
conexaoparis
Ana Carolina
Pegue o ônibus Roissybus que vai te deixar na Ópera.
ana carolina menezes
oi lina!!!
como vai? vou ficar no mercure paris opera, na rue de l’isly, no bairro opera. qual a melhor opçao para ir do aeroporto charles de gaulle até lá??
bjssss
conexaoparis
Georgia
Tudo depende da lua. Quer dizer, se o funcionário está de mal humor ele pode pedir para ver as mercadorias. Melhor passar na alfândega com as malas.
Georgia
Lina, boa tarde!
Nas 2 vezes que fui a Paris, ao comprar o bilhete perguntei se era necessário fazer a validação e o funcionário da RER respondeu que não. Da última vez ( outubro) vi a máquina já na descida para pegar o trem mas a mesma estava bloqueada e eu achei que talvez a RER tivesse mudado essa “política” e não estivesse mais exigindo a validação. Por sorte não fui multada, então. Mas os funcionários bem que podiam informar!
Sei que esse não é o post adequado mas gostaria de perguntar uma coisa que pode servir pra outras pessoas. Na volta para o Brasil fui utilizar o serviço de detaxe. Já havia feito o check in e estava sem bagagem quando fui ao guichê específico. Achei estranho, nunca soube que o funcionário pede para checar o produto comprado. No meu caso, foi uma bolsa e eu estava viajando com ela mas poderia ser algo que estivesse dentro da mala já embarcada. Gostaria de saber se vc sabe algo a respeito, se é obrigatória a apresentação do produto ou o que devemos fazer nessa situação. Obrigada, o seu blog é maravilhoso.
Georgia
conexaoparis
Shelia
São uniformizados, cor cinza.
conexaoparis
FRan
O ticket da saída é o mesmo da entrada.
FRan
Lina,
Eu me enrolei toda quando peguei o RER até Marné-La-Vallée. Passei ticket do metrô, entrei, saí da Gare de Lyon, e o ticket do RER só passei pela catraca na saída. Totalmente perdida. Até hoje não sei se fiz o correto, só sei que comprei o bilhete e cheguei ao meu destino, mas num sistema muito diferente ao que estou acostumada.
Nas catracas de saída, MUITOs fiscais, uniformizados, parando os que não tinham o ticket para sair…