A leitora Priscilla nos contou uma experiência desagradável que viveu no aeroporto Charles de Gaulle. Cansada da viagem ela comprou as passagens para pagar o RER ( o trem ) para Paris. Em seguida pegou um elevador que a deixou diretamente no cais de embarque do trem. Durante o trajeto foi controlada pelos fiscais da SNCF e como não tinha passado na catraca ou pela máquina de compostar foi obrigada a pagar uma multa de 25 euros.
Mesmo explicando que no trajeto entre o aeroporto e o cais de embarque não viu catraca nenhuma, que ao pegar o elevador este a deixou diretamente no cais, que não sabia que tinha que passar com a passagem pela catraca…apesar de todos os argumentos foi obrigada a pagar a multa.
Surpresa com o acontecido, pedi alguém da família que desse uma olhada no aeroporto, ver o que estava acontecendo. Após conversas e discussões com agentes do Charles de Gaulle, a explicação é a seguinte. Uma zona do aeroporto está em reformas e certas paredes e barreiras foram destruídas ou retiradas. Por isto quando os turistas pegam este elevador não são mais conduzidos em direção a uma catraca. Na saida do elevador vão ter acesso direto ao cais de embarque.
Seja o que for, não se esqueçam de validar o ticket de transporte. Quer dizer de passar por uma catraca como as do metrô ou de utilizar as máquinas da foto acima.
Nos trajetos do RER entre Paris e Charles de Gaulle ou entre Paris e Versailles, por exemplo, a passagem é como um ticket de metrô. Neste caso a validação se faz na máquina da primeira foto ou nas catracas.
Nos trajetos de trem entre Paris e as outras cidades da França a passagem não é mais um ticket e a compostagem é feita na maquininha amarela.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
676 Comentários
Dé
Oi Lina tudo otimo comigo!
JH, acho que não da’ para generalizar dizendo que todos os franceses são mal educados. Não é bem assim! O problema é que os agentes da RATP não querem saber de conversa. Eles tem a obrigação de multar (é o trabalho deles) e se a multa foi indevida a pessoa sera’ reembolsada depois. Não cabe a eles julgar se foi ou não foi indevido. Se eles forem bonzinhos demais, todo mundo se aproveita, né?
Mas acho que eles deviam dar uma colher de cha’ para quem vem do aeroporto, ainda mais nessa situação de catraca quebrada! Nesse caso esta’ claro que não é ma’ fé da pessoa.
Andrea
Lina, tive um problema semelhante… fui comprar meu bilhete e um funcionário me informou que o acesso à Paris estava liberado, sem motivo aparente. Achei muito estranho (RER de graça???), mas acreditei, especialmente porque as máquinas de validação estavam lacradas…
Já no trem, fui abordada pelos fiscais. Assim como eu, muitos outros turistas não haviam comprado o bilhete… Depois de muito gastar meu francês precário, conseguimos nos livrar da multa, mas todos tiveram que descer na Gare du Nord e comprar um bilhete lá, tarefa nada agradável para quem está com malas.
JH
Mas, existe tanta má vontade assim ? Só ouço falar que os franceses são mal educados … É verdade ?
Aline
Eu estive em Paris em setembro e as catracas tb estavam desligadas e da saída do aeroporto até o terminal só existia uma escada, consultei no guiche de informações e a moça me informou que era só passar, questionei sobre validar o ticket que havia comprado e ela, de má vontade, deu um rabisco. Acho que tive sorte por ser insistente!
conexaoparis
Danny.
Que bom que gostou.
Danny
Eu fiz minha primeira viagem à Europa mês passado e não tive problemas, mas em Berlim, onde existe uma validador muito discreto nas estações, me esqueci de validar o ticket na primeira viagem. Por sorte não fui fiscalizada. Sobre Paris, queria contar que fiquei no Le Sevigné, indicado pelo blog e foi um boa experiência. A localização era realmente fantástica, o staff educado, o quarto (apesar de pequeno) era confortável, e o banheiro tinha uma boa ducha. Quando cheguei fiquei com receio de perder o sono por causa do movimento da rua em frente, mas o isolamento acústico não deixava passar nada . Obrigada Lina.
Jader
Olá, Lina.
Bom, pelo jeito eu também tive sorte, pois quando cheguei na estação todas as catracas estavam desligadas e bloqueadas e não havia nenhum obstáculo para chegar até a plataforma. Perguntei para várias pessoas onde validar o bilhete mas ninguém soube responder. Aparentemente todo mundo estava viajando sem validar.
Obrigado.
conexaoparis
Dé.
Como vai, minha amiga?
Muito obrigada pelas informações.
Tenho certeza que os turistas podem ser reembolsados de multas indevidas.
Edilaine
Oi Lina,
Eu dei sorte então! Quando estava deixando do CDG em direção à Paris, me marido rodou toda a plataforma de embarque e me afirmava que precisava validar o bilhete, como o trem estava para partir eu o convenci de ir assim mesmo! Realmente para quem está chegando pela primeira vez, é dificílimo fazer tudo de forma correta, principalmente pela falta de informação.
Abs
Dé
Oi Lina, é muitissimo provavel que neste caso a leitora consiga ser reembolsada pela RATP. Com uma amiga minha aconteceu algo parecido e ela conseguiu o reembolso da multa.
Para os turistas que não estão mais em Paris talvez seja complicado, mas quem estiver em Paris, achei este endereço no site da RATP (serviço de reembolso de multas):
Service recouvrement de la RATP
Infractions verbalisées dans le métro et RER
21 rue Jules Vallès (métro Charonne)
LAC JV10
75547 Paris Cedex 11
Accueil du public :
du lundi au vendredi de 8h30 à 18h00
Accueil et règlement téléphonique :
du lundi au vendredi de 8h00 à 19h00