É proibido alimentar os pombos de Paris. Atenção a multa pode ser de 450 euros. Estão doentes e são considerados e classificados como nocivos.
Os pombos parisienses são classificados na categoria “pragas urbanas” ao lado de animais nocivos à saúde como ratos e baratas.
Alimentá-los é expressamente proibido e a multa é de 450 euros.
Mesmo assim os velhinhos solitários ocupam o tempo na companhia dos pombos, alimentando-os com migalhas de pão.
Os fiscais da Prefeitura vigiam de perto estes idosos. Os agentes trabalham, discretamente, à paisana, para fotografar o flagrante delito. Em seguida se aproximam dos velhinhos e explicam que é proibido alimentar os pombos e que eles receberão uma carta da Polícia de Paris. Muitas vezes, somente isto basta para amedrontá-los.
Quanto aos turistas de férias na cidade luz, a Prefeitura se sente impotente. Os funcionários teriam que ser numerosos e poliglotas e a abordagem para explicar que é proibido jogas migalhas de croissants aos pombos seria complicada.
Estas aves são transmissoras de doenças e causam sérios estragos aos monumentos e às fachadas dos prédios.
Prefeitura e proprietários lutam constantemente contra a corrosão provocada pelos excrementos das aves. Prestem atenção nas fachadas e verão redes ou picos, como pregos, que impedem o pouso das aves nos beirais das janelas e relevos da decoração.
A Prefeitura de Paris não deseja erradicar os bichinhos. Mas sua política é de controle da natalidade e das áreas de pouso. A solução são os pigeonniers – casa de pombos – instalados em parques e jardins e equipados com água e alimento. As aves moram e se alimentam nestes lugares. Os primeiros ovos de um casal de pombos são respeitados. Os ovos seguintes são sacudidos para interromper o desenvolvimento e deixados no mesmo lugar.
Eles são bonitinhos e símbolos de paz e amor, mas estão doentes e estropiados. Acho que devemos, nós turistas brasileiros, respeitar a interdição legal.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Mayara Brigola
Por coincidência, acabei de assistir uma reportagem falando sobre o problema dos pombos aqui na minha cidade..
Quem sabe a prefeitura daqui não se inspira em Paris e determina multa para quem alimentar essas pragas…
Marcy
São nocivos, sujos , verdadeira praga. Só causam danos e alimentá-los é incentivar a sujeira; quero distância.
Jacqueline
Achei Saint-Denis um horror. Cheguei a dizer que me lembrassem para nunca alugar apartamento naquela área. Tudo por causa da sujeira de pombos que há naquele chão sob o arco. Não dá para passar ali. Também havia muita gente espalhada para dormir nas calçadas, roupas, trapos, velhos colchões. Achei o pior lugar de Paris. Quem fala mal deve ter se hospedado por ali.
No entanto, tenho uma foto em Portugal que adoro principalmente por causa de uma pombinha branca pousada na beira do penhasco atrás de mim e a cidade branquinha lá embaixo. A presença do bichinho deixou o cenário perfeito.
Realmente, são uma praga, mas são belos. Extremos deste mundo.
Valentina
Com tanta coisa para se fazer e ver em Paris, por que turistas perderiam tempo alimentando pombos? Alguns não se enxergam mesmo…
Viviane
Chego a ter medo dos “ratos com asas”. Sobretudo quando resolvem levantar voo e literalmente se atirar nas pessoas… tenho que prender a respiraçao com medo das doenças que eles carregam.
Nao concordo com o exterminio deles… eles tem sua funçao no equilibrio natural e deveriam ser controlados ao inves de engordados e incentivados com croissant …rsrs
Mas ha quem os adore… Ja viram os diferentes tipos de pombos vendidos na feira da Allée Célestin Hennion?
Marcos
Mauricio Christovao,
algumas fotografam bem melhor que os próprios turistas! 🙂
Marcos
Vai-se a primeira pomba despertada…
Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas…
Edmilson Siqueira
Em Londres a solução foi simples: exterminaram os pombos, pois além de transmitirem doenças, estavam destruindo tetos e forros de prédios centenários ao redor da Trafalgar Square. Paris deveria fazer a mesma coisa.
Antonio C Sampaio
Acho essa informação muito interessante e que devia ser retransmitida e trabalhada para ser adotada aqui também.
Adriano
O Homen é o ser mais nocivo, mais doente da face da terra. Esse sim não deveria ser alimentado.
Deixem as aves em paz!