Atelier des Lumieres é o recém-inaugurado centro de arte digital em Paris que apresenta exposições imersivas durante o ano todo.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Os espetáculos de luz e imagens
Com o desenvolvimento da tecnologia de mapeamento de superfícies, os espetáculos de luz e imagens projetados nas fachadas de prédios e monumentos se tornaram cada vez mais frequentes e sofisticados.
Por toda a França temos exemplos desses eventos: o Rêve des Couleurs na catedral de Reims, La Nuit aux Invalides e o réveillon no Arco do Triunfo em Paris e, o mais estonteante de todos (apesar de não acontecer nas fachadas e sim no interior de antigas minas de calcário), as Carrières de Lumières, em Baux de Provence.
Na exposição imersiva Carrières de Lumières, imagens de quadros de pintores famosos são projetadas nas paredes, pisos e tetos das antigas pedreiras (carrières) de calcário da região. Tudo acompanhado de trilha sonora especialmente selecionada para harmonizar com as imagens.
A partir de agora em Paris você também poderá ter a experiência desse tipo de exposição imersiva.
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França. Clique aqui e compare preços no site Seguros Promo. Ganhe 5% de desconto com o código CONEXAO5 |
Atelier des Lumières
Inaugurado no dia 13 de abril de 2018, o Atelier des Lumières é o único centro de arte digital em Paris. Localizado em um prédio de 2.000 m² onde funcionava uma antiga fundição, criada em 1835, o local abriga grandiosas exposições imersivas.
São 2 salas totalizam 3.300 m² de área de projeção, incluindo paredes e piso. Acompanhando as projeções, haverá sempre trilha sonora criada especialmente para cada evento.
A 1ª sala, Halles, será consagrada ao trabalho dos grandes nomes da história da arte. A 2ª apresentará o trabalho de novos artistas.
Exposição imersiva Gustav Klimt (foto: © Culturespaces / E. Spiller)
A primeira exposição do Atelier des Lumières
O primeiro grande artista homenageado pelo Atelier des Lumières foi Gustav Klimt.
Na verdade, a exposição é sobre a cena de arte vienense no fim do século XIX, da qual Klimt foi a principal figura. Além de seus trabalhos, sendo o mais famoso dele ‘O beijo’, serão também projetadas obras de Egon Schiele e Friedensreich Hundertwasser.
‘O beijo’ obra emblemática de Gustav Klimt
Tudo acompanhado de trilha sonora com peças de Wagner, Beethoven, Chopin e Rachmaninov. Um deleite para todos os sentidos!
Exposição imersiva Gustav Klimt (foto: © Culturespaces / E. Spiller)
Informações práticas
Atelier des Lumières:
- Endereço: 38 rue Saint Maur, 75011. Estação Saint Maur, metrô linha 3.
- Funciona todos os dias do ano, de 10h as 18h.
- Ingresso: 17€
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto
Posts essenciais para planejar sua viagem a Paris em abril ou em qualquer outro mês do ano
O blog Conexão Paris é uma verdadeira biblioteca sobre Paris e a França!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
23 Comentários
anderson
comprei ingressos para a exposição no dia 20 de maio, estou tentando trocar para o dia 22 de maio mas não estou conseguindo no site, sabe me dizer se tem algum SAC?
Rodrigo Lavalle
Anderson, não sabemos lhe informar mas creio não ser possível trocar ou devolver ingressos. Isso não é prática na França.
Anna
Os ingressos estão esgotados, mas depois das 18 é possível entrar numa fila e comprar na hora. É muito interessante principalmente para quem gosta do pintor. Mas atenção , é necessário sentar no chão . Há lockers no local para colocar os casacos e sacolas.
Andrea
Oi, pessoal!
Fomos hoje na exposição e estava maravilhoso! Muito diferente de tudo que já vi! Emocionante!
Aconselho a entrar no site e verificar os horários da bilheteria. Hoje, por exemplo, ficava aberta até as 16h. Ficamos 1h30 lá dentro. Tem lockers.
Rodrigo Lavalle
Andrea, obrigado pela dica.
Flávia Mattos
Olá Rodrigo, a informação no site é que a exposição vai até 06/01/2019. Houve extensão da data?
Chego em Paris no dia 11/11 a tarde. E dia 11/11 é domingo. Abre aos domingos?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Flávia, sim, houve extensão da data depois que publicamos o artigo acima. A exposição vai até o dia 06/01/2019 e abre todos os dias.