Aspectos pitorescos da vida de Torre Eiffel é um resumo de fatos estranhos, engraçados ou perigosos que aconteceram na torre.
Nós fizemos uma pequena seleção destes aspectos pitorescos da vida de torre Eiffel na comemoração do seu aniversário:
Aspectos pitorescos da vida de torre Eiffel. (foto: Moyan Brenn no Flickr)
. em 1891 um padeiro do interior da França subiu, com pernas de pau, os 347 degraus que conduzem ao primeiro andar da torre;
. em 1900 o industrial Henry Deutsch propôs 100.000 francos ao primeiro piloto que contornasse a torre e voltasse à Saint Cloud, ponto de partida. Santos Dumont realizou o desafio dia 19 de outobro de 1901. Ele dividiu o prêmio com seus colaboradores;
. em 1905 foi lançado um “campeonato da escada da torre Eiffel”. Forestier, o vencedor, chegou ao segundo andar em 3 minutos e 12 segundos e ganhou uma bicicleta Peugeot;
. até 1907 a torre anunciava o meio dia com um tiro de canhão. Neste ano, um imenso relógio foi instalado no segundo andar para indicar as horas aos parisienses;
. em 1912 um alfaiate austríaco tentou voar com sua “roupa paraquedas” se atirando do primeiro andar da torre. Morreu 57 metros abaixo.
. em 1923 um jornalista apostou com amigos que desceria as escadas da torre de bicicleta. Ele cumpriu sua aposta mas foi acolhido pela polícia.
. em 1923 a torre foi vendida como ferro velho por um malandro que utilizou documentos falsos da Prefeitura de Paris. O comprador envergonhado não entrou na justiça. Este fato foi relatado em artigo que pode ser lido clicando aqui.
. em 1948, como presente de aniversário, um elefante de 85 anos do circo Bouglione teve a autorização para subir os degraus da torre. Coitado! Presente de grego!
. em 1952, Rose Gold, trapezista famosa, apresentou seu número sem rede protetora no segundo andar da torre;
. em 1964, para comemorar o aniversário da torre, dois célebres alpinistas – Guido Magnone e René Desmaison – a escalaram com transmissão via TV da performance.
. em 1983, no primeiro andar da torre, aconteceu um leilão internacional divulgado por 21 televisões do mundo inteiro. Objeto da venda: 20 pedaços da escada helicoidal que ligava o segundo andar ao topo.
. em 1983, o 100 milionésimo visitante da torre, uma mulher chamada Jacqueline Drouillot, recebeu de presente um carro BX da Citroën.
. em 1984, um piloto de avião americano de 29 anos, just four the fun, passou com seu avião entre os pilares da torre e acabou o dia na cadeia;
. em 1984 dois ingleses entraram na torre com seus paraquedas escondidos em mochilas e conseguiram saltar do último andar. Estes não morreram, aterrisaram no Champs de Mars;
. em 1987, apesar dos riscos, A.J. Hackett obteve a permissão para saltar de elástico do segundo andar;
. em 1989 Philippe Petit atravessa o Sena em equilíbrio sobre um fio de 700 metros estendido entre o Trocadero e o segundo andar da torre. Ele é recebido, na chegada, por Chirac, prefeito de Paris.
. em 1993 Jacqueline Martinez, ao entrar na torre, é acolhida por uma orquestra tocando La Tour Eifeel de Charles Trenet. Ela foi a 150 milionésima pessoa a visitar o monumento e recebeu de presente um carro novinho.
. no dia 31 de dezembro de 1996 Alain Robert, o spiderman francês, escalou a torre chegando ao topo à meia noite em ponto. Reveillon arriscado!
. clique aqui e veja nosso infográfico com mais dados históricos e curiosidades sobre a Torre Eiffel.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
28 Comentários
Alef Neto
Como nao tenho mesmo condiçoes de ir na França ,mais especialmente Paris ,todo dia “viajo” neste blog … amo Paris a acho linda e romantica , as vezes ate sonho que estou passeando nestas historicas ruas….Un baiser et une étreinte .
Maurício Christovão
O curioso é que La Tour “engordou” com o tempo, adquirindo algumas(muitas) toneladas, devido aos melhoramentos introduzidos. Mas tudo bem: o gênio de Eiffel a fez tão bem feita que não houve problemas com a sobrecarga.
Leonardo
Simplesmente um dos meus blogs preferidos….Uma visão sempre ampla de Paris….Parabéns!!!!
Sônia
Vocês são a melhor página que eu já curti no Facebook e o melhor blog que eu leio. Aliás, “Conexão Paris”é meu xodó, viu?
Rodrigo Lavalle
Obrigado, Sônia!
Abraços.
Ana Maria
Esses fatos pitorescos sobre a torre ao mesmo tempo que me fazem rir, me entristecem. Irei a Paris em junho/julho e quando tentei comprar ingresso até o último andar, no site oficial, estavam esgotados neste período. Vocês podem me orientar como conseguirei ingresso?
Rodrigo Lavalle
Ana Maria, vá tentando pelo site oficial todos os dias, várias vezes ao dia. Novos lotes de ingressos vão sendo colocados à venda.
Abraços.
Aurea Borne
curioso… sem dúvida a visão dessa linda ‘senhora’ é inspiradora. inspira até os ‘malucos beleza’ a fazerem algumas maluquices! gostei!
Maria Carolina
O mais curioso para mim foi saber que uma americana casou com a Torre e adotou Eiffel como sobrenome…C’est très bizarre…..
Sophia
Four?
Paulo R. Filomeno
Outro dado curioso é que a tinta que reveste a torre pesa algo entre 40 e 50 toneladas. 1/40 do peso total da torre. E que o vento (olha que incrível) é o fenômeno que mais afeta a tinta da torre. Incessantemente o vento torna a camada de tinta mais fina e por isso os trabalhos de pintura (ou re-pintura) tem que ser praticamente constantes. E essa é a primeira vez que eu ouço falar (de forma séria) que um visitante milionésimo-qualquer-coisa ganha um prêmio. Os americanos adoram falar isso de suas lojas mas nunca vi uma prova. Uma estatística recente mostra que o número de visitantes já está nos 245 milhões. Ou seja, em breve tem prêmio rolando por aí.
Igor
Dá até tristeza imaginar que ela quase foi desmontada. Sobreviveu porque servia como antena de rádio, até enxergarem seu verdadeiro potencial.