Isto está com ar de campanha e estou adorando.
Para mim foi uma grande descoberta: as mulheres brasileiras estão independentes. De repente, arrumam as malas: roupas, notetbook, livros e guias e partem. Sozinhas. Au revoir!
Então, estou lançando oficialmente hoje a campanha do Conexão Paris: As viajantes independentes. Publico mais um depoimento da nossa lista de viajantes independentes em Paris.
Jaqueline Mitiero assina o artigo abaixo.
Para aquelas que hesitam em partir sozinha, o que tenho a contar baseada na minha experiência pessoal é:
– Lembre-se que a solidão é muito mais um estado de espírito, você estará rodeada por outros viajantes, pessoas que buscam conhecimento, que tem histórias de vida incomum e relatos interessantes para compartilhar.
– se você já é capaz, na sua cidade, de ir a um cinema ou shopping sozinha, possivelmente já tem condições de enfrentar esta aventura.
– opte, para começar, por destinos mais seguros e de curta duração e que oferecem atrações que você poderá curtir sozinha, como museus, galerias, exposições.
– Lembre-se que todo lugar turístico tem agências que oferecem passeios em grupo nos quais certamente você fará amizades. Estas agências também têm receptivo local que podem ajudá-la em situação de emergência.
– Planeje sua viagem, compre guias, mapas, faça um plano para as atrações que você pretende conhcecer. Use a noite para planejar o dia seguinte, para explorar os lugares mais próximos do hotel.
– Aprenda um idioma e faça da viagem uma oportunidade para exercitá-lo. Acredite: é muito mais provável que um habitante local tente um contato com uma pessoa desacompanhada do que com um grupo.
– Assédio existe? Sim! Maior que no Brasil? Não creio… Sua atitude é o que fará com que as pessoas te respeitem.
– Conhecer outros países, estilos de vida , crenças e culturas só trará enriquecimento para sua vida, sabedoria para seu espírito e belas memórias.
Jaqueline Mitidiero.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
65 Comentários
Eymard
Lina: uma curiosidade! Homem viaja sozinho e não conta ou não viaja sozinho? Os relatos, até agora, são DAS VIAJANTES! Tudo bem, há uma herança cultural a vencer. Igualmente quanto a faixa etária. Me parece que há uma faixa etária propensa a viajens solo! O que isso significa? Bem, a socióloga é você, mas o blog lhe permite um bom material de pesquisa.
conexaoparis
Eymard
Estou trabalhando com os depoimentos que recebo.
Nenhum viajante solitário por enquanto.
Mas como disse, para as mulheres existe a herança cultural a vencer.
Tenho uma hipótese difícil de ser verificada: apesar deste herança, as viajantes solitárias são mais numerosas do que os viajantes. A solidão para a mulher não é tão pesada como para o homem.
Barbara
Oi meninas e meninos que viajam ou querem viajar sozinhos,
Estou vivendo essa experiência agora em Paris e tem sido maravilhosa!
Essa é minha primeira vez sozinha fora do Brasil e vale muito a pena! Ainda não descobri pq, mas sempre que digo *Bonjour* vem um francês respondendo *Bom dia* e me pergunta: Você é brasileira? Ainda não entendi se é o meu sotaque ou essa minha morenice que me denunciam (devem ser os dois). Mas posso afirmar que todos tem sido muito receptivos e atenciosos e aquela coisa de que francês não fala inglês é tudo bobagem, qd percebem que vc é de fora imediatamente falam em inglês e qd não conseguimos nem em francês, nem inglês, rola até mimica. No final tudo da certo.
Lina, um super obrigada pelas dicas.
Eu tb vou deixar uma aqui: Em muitos momentos precisei acessar o conexão paris qd estava na rua e nessa hora o BlackBerry foi meu melhor amigo, vale a pena fazer um desses pacotes internacionais e assim, vc nunca se sente sozinha.
Vou ficando por aqui.
Bjs em todos e boa sorte!
Viviane
Já viajei sozinha duas vezes para Europa porque não tinha companhia mesmo.Foi bom e ampliou muito minha cultura, mas em alguns momentos eu me sentia sozinha principalmente à noite, acho estranho jantar sozinha em um restaurante então acabava ficando só no quarto do hotel mesmo.
Como eu disse foram experiencias boas mas acho que viajar acompanhada é melhor porque a pessoa aproveita mais principalmente para sair a noite.Hoje não pretendo mais viajar sozinha não valeu pela experiencia mas não faria novamente.Também é cansativa ter que resolver tudo só (horarios de check in, endereços etc)
Sulamita Machado
Já que estamos falando e escrevendo muito sobre este assunto, aproveito para dizer que acabo de chegar de Paris onde passei um mês inteirinho flanando, sem medo de ser feliz.
A minha primeira vez sozinha foi em 2008 para fazer o Caminho de Santiago. Tomei gosto e perdi o medo e desde então tenho feito uma viagem sozinha por ano. Claro que escolho Paris pois ainda é o lugar que mais me fascina e nunca me canso de visitar.
Levo notebook e celular (troco o chip quando chego em Paris) e tiro fotos e faço blog diariamente. Assim o meu pessoal aqui no Rio fica mais tranquilo pois eles me acompanham quase em tempo real.
Nunca me senti sozinha, falo um francês escolar apenas, mas falo inglês quando a coisa aperta e os franceses sempre me entenderam e ajudaram. Então, espero que meu depoimento, junto com os outros aqui, ajude a dar aquele “empurrãozinho” final aos que ainda têm dúvidas.
P.S. Tenho 59 anos, bom preparo físico (mas não sou atleta), e sempre que possível escolho caminhar a qualquer outro meio de transporte…
Isa
nunca deixem de viajar por falta de companhia. eu sempre fui acostumada a viajar acompanhada e por causa disso adiei tantas viagens, inclusive para Paris que sempre foi meu sonho. esperava namorado, irmão, tio.. até que ano passado me “revoltei”, comprei tudo sozinha e fiquei 23 maravilhosos dias na Europa. não me senti nem por um minuto sozinha, isso é estado de espírito mesmo. vc faz amizades, encontra até outros brasileiros, tem tanta coisa pra ver.. recomendo tanto que já estava de malas prontas pra ir de novo agora dia 03, mas por motivos de trabalho estou remarcando a passagem p/ fevereiro. quanto a tirar fotos, encontrei muitas pessoas simpáticas que nao se importavam de parar. Nossa ,quando conheci Paris me senti tão completa e cheia de felicidade q nem lembrei que estava sozinha, me senti foi feliz de ter batalhado pelo meu sonho e ter chegado lá. beijos a todos, adoro o conexão Paris 🙂
Giovanna
“Sua atitude é o que fará com que as pessoas te respeitem.”
E é isso aí, né não?
Leandro Ramos
Muito Legal Jaqueline ! Parabéns….a vida gosta de quem gosta dela!! A solidão, é mesmo, um estado de alma! Há muito momentos na vida em estar junto é estar conosco, em paz com o coração!! Super!!! Ahh Lina!! Acho que a campanha deve ser: “Aos viajantes independentes! Pq há inúmeros homens viajando consigo por aí!! bisous
Decolar.com
Muito interessante o blog.
Nós da Decolar.com incentivamos este tipo de blog. Em breve entraremos em contato.
Parabéns e sorte às meninas que viajarão sozinhas!
Jorge Nandino
Decolar.com
Elisandreia
Uma dica legal para quem vai viajar sozinha é levar um tripé para tirar as fotos… (tem um pequenos que dá para levar na bolsa)..
Alexandre
Boa viagem às meninas que vão se aventurar sozinhas! Acho engraçado os olhares ainda curiosos que os viajantes solitários recebem, mas é uma experiência de autoconhecimento.
Só uma dica: Não esqueça de pegar o telefone de emergência da embaixada e deixe avisado à família ou amigos o que pretende fazer, os dados do hotel, voos etc. Pode ser chover no molhado, mas num caso de emergência…