Isto está com ar de campanha e estou adorando.
Para mim foi uma grande descoberta: as mulheres brasileiras estão independentes. De repente, arrumam as malas: roupas, notetbook, livros e guias e partem. Sozinhas. Au revoir!
Então, estou lançando oficialmente hoje a campanha do Conexão Paris: As viajantes independentes. Publico mais um depoimento da nossa lista de viajantes independentes em Paris.
Jaqueline Mitiero assina o artigo abaixo.
Para aquelas que hesitam em partir sozinha, o que tenho a contar baseada na minha experiência pessoal é:
– Lembre-se que a solidão é muito mais um estado de espírito, você estará rodeada por outros viajantes, pessoas que buscam conhecimento, que tem histórias de vida incomum e relatos interessantes para compartilhar.
– se você já é capaz, na sua cidade, de ir a um cinema ou shopping sozinha, possivelmente já tem condições de enfrentar esta aventura.
– opte, para começar, por destinos mais seguros e de curta duração e que oferecem atrações que você poderá curtir sozinha, como museus, galerias, exposições.
– Lembre-se que todo lugar turístico tem agências que oferecem passeios em grupo nos quais certamente você fará amizades. Estas agências também têm receptivo local que podem ajudá-la em situação de emergência.
– Planeje sua viagem, compre guias, mapas, faça um plano para as atrações que você pretende conhcecer. Use a noite para planejar o dia seguinte, para explorar os lugares mais próximos do hotel.
– Aprenda um idioma e faça da viagem uma oportunidade para exercitá-lo. Acredite: é muito mais provável que um habitante local tente um contato com uma pessoa desacompanhada do que com um grupo.
– Assédio existe? Sim! Maior que no Brasil? Não creio… Sua atitude é o que fará com que as pessoas te respeitem.
– Conhecer outros países, estilos de vida , crenças e culturas só trará enriquecimento para sua vida, sabedoria para seu espírito e belas memórias.
Jaqueline Mitidiero.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
65 Comentários
Evangelina Sugimoto
Vou à Europa 2 vezes ao ano : Uma com o maridão que é bom companheiro de viagem e outra sozinha. Sempre visito uma cidade/região nova e passo uma semana em Paris.
Na viagem sozinha Paris é minha ! Vou onde quero , na hora que quero , sento nos jardins , como quando tenho fome ou quando o lugar me encanta. Sento diante das obras de arte para comungar com elas por bastante tempo , converso com desconhecidos do mundo todo e com parisienses agradabilíssimos ! Nunca passei apuros !
Mônica Meira
Olá, antes de mais nada agradeço pelas muitas valiosas dicas que tenho encontrado aqui no Conexão Paris, vocês são excelentes.
Meu caso é o seguinte: estou indo sozinha a Paris em abril de 2013 para passar 10 dias e estarei num apartamento que eu aluguei para a temporada. O bairro é Batignolles e pouco sei sobre a região. Já estive em Paris em 2009 mas não estou 100% segura especialmente no que se refere ao translado(não sei como fazer especialmente com o translado de volta do apartamento ao aero uma vez que não deve ser fácil passar táxis pela rua) e segurança, visto que mulheres sozinhas infelizmente ainda são alvos fáceis e da última vez que estive em Paris tinha família morando lá, então qualquer problema teria um ponto de apoio. E dessa vez não terei essa facilidade. Se puderem me dar algumas dicas sobre o bairro e sobre um ponto de referência brasileiro na cidade para casos de urgência, ficaria mais reconfortada.
Grande abraço
Joel Alcântara
Pretendo viajar a Paris em setembro póximo, não sei falar nada em francês, será que vou ter dificuldades para me locomover naquela cidade, as pessoas me fazem medo dizendo que os franceses tratam mal a quem nao fala francês, ajudem-me
Lina
Joel
Diga sempre bonjour. Bom dia. Depois sorria e fale em inglês, com as mãos…
Tudo depende da sua postura. Se for educado eles serão educados.
Lígia
Ler estes “depoimentos” de quem viajou, ou viaja sempre sozinha é muito bom.
Estou indo para Paris em julho, para fazer um curso de lingua, e ficarei em casa de família por este período. Mas como estou indo de milhas, acabou que minha passagem teve que ser marcada pro final de junho, e a volta pro meio de agosto. Mas nada que fosse ruim, afinal além de Paris, irei passar 2 semanas em Madrid/Barcelona, e assim eu tenho mais tempo para conhecer Paris e seus cantos explorados somente pelos parisienses.
Ler este blog todo dia me anima e encoraja cada dia mais para fazer essa viagem.
Patrícia
Poxa, Lina, obrigada. Foi ótimo ler esse comentário seu. Fiquei muito feliz. De verdade.
Então, vai ser lindo, né? Estou mega ansiosa. Mas não se preocupe, vou aproveitar para conhecer algumas cidades mais próximas de Paris depois da oficina, coisa que nunca faço quando viajo para aí. Vai ser ótimo.
Tenho uma amiga que é sua super fã também – a Gisele Teixeira, do Aqui me Quedo. Beijos
Patrícia
Aliás, Lina, estou indo para uma oficina de fotografia em janeiro, vamos passar 12 dias aí, com um grupo coordenado pelo fotógrafo Walter Firmo. Depois quero passar uma semana em um retiro de yoga. Você conhece algum? Abs
conexaoparis
Patrícia
Vou ficar devendo. Mas que programa bom!
Em tempo: gostei do seu último texto/desabafo publicado no seu blog.
Patrícia
Gente, também gosto de viajar com meu marido, que fique bem claro. Mas como no meu caso isso é muito difícil, pela diferença das nossas atividades, eu viajo muito bem sozinha. O que eu quis dizer é que tem gente que deixa de viajar se não puder ir acompanhada. Eu não deixo. Viajo e me divirto muito.
Angela
Viajei sozinha para Paris no mês passado. Foram 16 dias maravilhosos! Fui no sistema de intercâmbio. Achei ótimo. Que outra oportunidade teria de conhecer e me hospedar com uma família francesa, vivenciar um pouco de seus hábitos e cultura? No curso, conheci pessoas que como eu foram sozinhas e estavam dispostas a aprender francês e conhecer Paris. Andávamos num grupo de amigos de várias nacionalidades. Recomendo. E, como outras pessoas já mencionaram, quando vc viaja sozinha, vc se abre para novas amizades e acaba por se conhecer melhor também.
JOSI BRAGA
Olá, pessoal! É a primeira vez que escrevo aqui no blog, apesar de já acompanhá-lo há um bom tempo. Também estou indo sozinha à Europa, com ponto de partida em Paris. E tenho certeza que essa viagem vai ser inesquecível e muito proveitosa tb, em termos de intercâmbio, já que estudo inglês e espanhol, falo francês(minha família é da Guiana Francesa) e arranho um alemão tb. Além disso, a oportunidade de fazer amizades me atrai bastante, pois viajando em grupos, vc acaba se “fechando” com seus amigos, como no meu caso, em que fui a Buenos Aires com 3 amigas, em 2008, e quase não fiz novas amizades por lá. Esse ano fui ao Rio de Janeiro sozinha e conheci gente de vários lugares do Brasil e até do exterior (Argentina, Dinamarca, França, etc), sem contar que eu mesma fiz meu roteiro e meus horários. Então é isso…Viajar sozinha é um experiência muito positiva. Lina, muito obrigada pelas dicas maravilhosas.Grande abraço!!!
Guilherme
Oi pessoal sou mauis um Brazuca que mora aki em Paris…
Se algum Brasileiro q está a viajar só qser posso dar uma mão nos pontos turisticos… pois eh complicado fikar pedindo pra alguém tirar sua foto ou comprar passes e andar nos metros e rer de Paris pra qm ainda não conhece, muitas vzs os vendedores não vendem corretamente, ainda mais sabendo que não são daki, conheci brazucas q compravam passes independentes sendo q poderiam compra um pelo dia todo por apenas 10 euros… os caras gastaram mais de 30 euros nessa bobeira…
então se alguém estiver vindo sozinho ou qser uma compania para andar por Paris pode me adc aki…
[email protected]
Como minha profissão não precisa de tempo integral estou livre qse tds os dias….
abrass…