Acho que vocês apreciam, como eu, conhecer a história de Paris, dos seus monumentos e dos seus habitantes. E que vocês apreciam também conhecer os aspectos sociológicos da cidade. Por exemplo, saber onde residem os estrangeiros e os franceses ricos, onde moram as famílias tradicionais, onde se instalam os jovens parisienses, onde encontrar a comunidade asiática, quais são os bairros familiares com boas escolas…
Avenue Montaigne, Lewis Liu / Shutterstock.com
Outro dia, passeando pelo aristocrático 8° arrondissement da cidade, me perguntei se ele ainda seria o bairro mais caro de Paris. Há uns anos atrás, a rua mais cara era a avenida Montaigne e as ruas próximas ao Élysée, a sede do governo francês.
Paris, Les Invalides, Shutterstock.com T.W. van Urk
Descobri que, hoje, o bairro mais caro é o Invalides na rive gauche, no 7° arrondissement. Os ricos simplesmente atravessaram a bela ponte Alexandre III e se instalaram do outro lado do Sena, em outro bairro hiper chic. Na última classificação dos 10 melhores endereços da cidade, seis se encontram no Invalides.
A rua mais cara de todas é a rua Quai d’Orsay e as pequenas ruas laterais que saem do Quai d’Orsay e contornam a esplanada des Invalides.
7ème distrito de Paris, Crédito Shutterstock, Yuri Turkov
Efetivamente este endereço possui uma das vistas mais bonitas da cidade, com o Sena, a ponte Alexandre III e do outro lado do rio, o Grand Palais. E algumas das janelas laterais dos prédios devem ter vista para a torre Eiffel.
Além da vista panorâmica total, os felizes proprietários possuem outros benefícios como os jardins dos Invalides e as alamedas laterais da torre Eiffel para a corrida matinal; eles dispõem de excelentes restaurantes como o Divellec para degustar lagostas da Bretanha, o Petrossian para o caviar, o Thiou para uma cozinha asiática sublime. E de tempos em tempos, eles podem mesmo trocar estes endereços elegantes e lisos por um outro muito mais divertido, o bar flutuante Rosa Bonheur. Sem contar que esta área está próxima do Museu Rodin e do Museu d’Orsay.
O preço por aí varia de 17.000 euros/m² a 27.000 euros/m² para apartamentos de 160 a 250 m². Em Paris, estas superfícies são consideradas “enormes”.
Sempre na rive gauche, um outro setor chic/caro é o 6° arrondissement onde se encontram 25% das ruas mais caras da cidade.
Jardim Luxembourg, Paris Shutterstock,bellena
As ruas situadas entre os Invalides e o jardim Luxembourg, como a rua Madame, rua Bellechasse, rua Bonaparte, rua de Seine, rua Saint Pères, rua Université, rua Jacob são um pouco mais baratas que a Quai d’Orsay mas estão entre as mais caras de Paris. Viver no mítico Saint Germain e usufruir do jardim Luxembourg tem seu preço.
Nestes dois bairros estão concentrados a elite econômica francesa. Mas eles atraem também os ricos estrangeiros que aqui se encontram por opção de vida ou por questões profissionais.
As últimas análises nos informam, também, que a crise derrubou os preços do mercado imobiliário e que os citados acima estão bem mais abordáveis do que os preços de 5 anos atrás.
Fonte: Challenges.fr
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
21 Comentários
José Edgar Beraldi
Prezado Rodrigo !
Gostamos muito de suas postagens, gostaria de uma informação; Pretendemos morar 90 dias em Paris, qual região sugeriria, não muito cara e um bom bairro, e o custo de um aluguel apt 2 quartos?
Obrigado!!
Rodrigo Lavalle
José, sugiro o 11° arrondissement. Clique aqui e leia nosso artigo sobre ele. Veja também nosso infográfico com as características principais de cada bairro parisiense, clique aqui.
Priscila
E hoje em 2017 houve alguma mudança? Como está o 16 arrondissement?? Obrigada.
Carlos Magno Pereira
“La dernière estimation des prix au m² à Paris communiquée par les notaires montre une nouvelle poussée à 8 900 euros. Il s’agit d’un noveau record. Source: Chambre des notaires de Paris, juin 2017.”
Vinicius
Rodrigo, otimo post! Vale lembrar que nós dá A la Parisienne temos apartamentos nessas regiões do 7eme e inclusive na Rue de Saint Peres. 🙂