Duas esculturas de Michelangelo denominadas Les Esclaves (os Escravos) fazem parte da lista das principais obras do museu do Louvre.
Um dos escravos se chama Le Captif – o Cativo – uma obra inacabada, simbolizando um homem que se debate em uma contorção brutal.
O outro foi denominado Esclave Mourant – Escravo Morrendo – e simboliza um homem jovem e belo, entregue a um sono talvez eterno.
Estas duas esculturas chamam atenção pela contradição dos sentimentos que elas exprimem: de um lado a rebelião, e de outro, a aceitação, a entrega.
O escravo Mourant foi objeto de vários debates. Estaria ele morrendo lentamente, se abandonando ao sono eterno ou, ao contrário, este jovem imberbe estaria em um êxtase sensual profundo? O braço esquerdo serve de apoio para a cabeça ligeiramente inclinada, a mão direita acaricia o corpo desnudado e o rosto exprime um prazer intenso?
Diante desta obra de um dos maiores artistas de todos os tempos, ficamos indagativos e mergulhados em um prazer estético intenso.
Leiam o primeiro artigo que escrevi sobre as principais obras do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
conexaoparis
Bruno
Gostei do seu comentário.
Você participa sempre do blog?
BRUNO FONTANELLA
Interessante essas contradições mencionadas pela Lina (que não conheço, mas que já parabenizo pelo blog!).
Se não me engano, esses dois “escravos” foram inicialmente planejados para compor o túmulo do Papa Júlio II. A escultura “Moisés” também foi (e compõe efetivamente a decoração do túmulo, na igreja romana de San Pietro in Vincoli). Interessante que o “Moisés” também é muito enigmática, pois não representa momento da vida do profeta que tenha sido relatado no Antigo Testamento. Talvez represente o momento imediatamente anterior à quebra das Tábuas, já que é representado como contendo sua raiva. Pois bem: esses escravos são mesmo contraditórios (como a Lina escreveu), assim como “Moisés”.
Minha especulação: terá Michelangelo planejado todas essas esculturas para serem contraditórias, mesmo? Afinal, o túmulo era de Júlio II, um papa e, ao mesmo tempo, um “general” belicoso. Ou seja, continha todas as contradições. Freud levantou essa hipótese em relação ao “Moisés”, e talvez se aplique também aos “escravos”…
Atenir Coelho
Na verdade o interesse maior é pela história da revolução, de preferência num museu e não só pelos livros.
Muito grato Lina pela informação.
Sucesso e abs.
conexaoparis
Atenir
Se não tiver aqui
http://www.invalides.org/pages/nouvsalle.html
não sei onde se encontram as peças. As guilhotinas nunca foram expostas para não chocar.
ATENIR
Oi Lina, bom dia.
Gostaria de saber em qual museu de paris se encontra as principais peças da revolução francesa, inclusive a famosa guilhotina?
grato.
conexaoparis
Maria Alice
Um guia vai te responder.
Maria Alice
Oi Lina,
Gostaria de saber se consigo um guia que fale portugues no museo de louvre. Já vitei esse museo mas estou indo com um grupo de 8 pessoas e queria em portugues. O que encontrei foi transporte + ingresso+ guia mas pretendo comprar museum passe e ficarei hospedada proximo ao museo.
Ah, Quando sai o guia 2?
Fátima
O Louvre é tudo de tudo em Paris…..l
Loulou
A meu ver, somente o próprio artista poderia esclarecer a mensagem que desejava transmitir com sua obra. As especulações de críticos e estudiosos de arte podem ser interessantes, mas procuro não me prender a nenhuma. Mais importante para mim é deixar-me envolver por cada obra de arte que contemplo e tentar perceber a sensação, a emoção que me desperta. Para mim, o mais lindo sobre a arte é seu poder de transmitir mensagens diferentes a cada observador. Cada um percebe um detalhe; cada um é afetado de um modo distinto. Cada obra de arte me conta um segredo que é só nosso … Essa é a minha sensação.
Claudia Pimenta
oi lina! ah, nada mais incrível que a arte! ter a possibilidade de contemplar obras como estas é do plano do sublime! sou apaixonada por esculturas… aqui no rio, a exposição com as esculturas do houdon, do louvre, está belíssima! dá p/matar um pouco da saudade daí… bjs, querida!