por Rodrigo Lavalle
Lacoste e Fred Perry, as duas mais antigas e conhecidas marcas de camisas polo, possuem desde a sua fundação diferenças marcantes.
Como bem descreve esse artigo do Les Echos , seus criadores (o francês René Lacoste e o inglês Fred Perry) vieram não só de meios sociais distintos como também tinham personalidades e posturas diversas.
A polo Lacoste clássica está associada a um certo estilo de vida burguês e abastado. O jogo de tênis, o passeio de barco, as garden parties… O uniforme de fim de semana do ‘bom moço’ ou, no Brasil, do mauricinho (sendo a Lacoste rosa bebê o símbolo máximo disso). Com o seu arco-íris de cores oferecidas, a marca sempre procurou passar uma sensação de bem-estar e de bem com a vida.
A polo Fred Perry sempre foi a preferida da classe trabalhadora e dos torcedores de futebol ingleses. A partir dos anos 50 começou a ser adotada pelas sub-culturas urbanas como os mods e posteriormente os skinheads. Em princípio só existindo na cor branca, a marca foi introduzindo outras cores a pedido dos consumidores fanáticos da época. Mesmo assim, essas cores eram sempre sóbrias; os tons mais alegres ficavam somente em detalhes na manga e na gola, uma das marcas registradas da grife até os dia de hoje.
Mesmo com o reposicionamento mais recente de ambas as marcas, com o intuito de se distanciar de uma passado ‘mofado’ e atingir uma nova geração de consumidores jovens, a diferença continua: a Lacoste, com sua linha L!VE, aposta numa juventude alegre, colorida e saudável que freqüenta a noite sem grandes excessos. Já a Fred Perry se associa e lança pequenas coleções com artistas de vida boêmia desregrada como a finada Amy Winehouse e com estilistas ‘intelectuais’ de vanguarda como o belga Raf Simons e a japonesa Rei Kawakubo da Commes de Garçons.
Independente do estilo de cada uma das marcas e do estilo de cada um de nós, uma camisa polo é sempre um item indispensável no guarda-roupa masculino. Seja usando-a com uma calça jeans ou com uma bermuda de alfaiataria subimos um degrau na escala do ‘estar arrumado’ com relação a quem está de camiseta.
Lacoste L!VE: 29 rue Vieille du Temple, 75004
Fred Perry (colaborações e coleções especiais): 70 rue Vieille du Temple, 75003
Fred Perry (coleção tradicional): 26, rue des Rosiers, 75004
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
29 Comentários
Adriana Pessoa
Eu amo as polos da Lacoste!
Elisabeth Moreira Lima
Rodrigo,
Estou viajando pela Provence e já vi duas vitrines da Lacoste (uma delas em Avignon) com camisas polo que homenageam o Brasil e também a Inglaterra. E estão lindas.
Aliás, pelo que vejo, o Brasil está em alta na França.
Além da Lacoste, a revista Le Figaro Magazine (25/26 Maio) fez uma grande reportagem sobre o Brasil. As Havaianas também estão em todos os lugares. A Gisele Bundchen também aparece em vários anúncios nas ruas.
Também encontramos um vendedor de loja em Paris que falava português.
Aqui na Provence, em duas ocasiões, as francesas parararam espontaneamente pra nos dar orientações, ao nos ver consutando os mapas.
Pelo que vejo, os franceses estão muito receptivos ao Brasil.
jorge fortunato
Eu gosto de camisas polo e para viajar são muito práticas. Só que não gosto de fazer propagandas. E, falando sério, acho tudo isso um pouco cafona, odeio ostentar marcas.
Marcia Lube
Sou suspeita para opinar .
Amo Lacoste de paixão !
AnaSilva
Olá
Estou indo para Paris este mês e me pediram para procurar a camisa da Olimpíada de Londres. Será que vende em Paris?
Madá
Aqui em casa as polos do Fred Perry fazem sucesso. A loja da Vielle du Temple é bem legal e espaçosa.
Raquel, vou dar meu pitaco de não moradora de Paris, eu vejo sim as mulheres usando, e não apenas as camisas como também os vestidos.
Tania Baião
Pólo no verão é muito confortável!!!
Adoro! E, gosto mais ainda quando é “roubada” do maridão!
Raquel
Retificando: As mulheres usam pólos em Paris? Obrigada.
Raquel
Retificando: As mulheres usam comumente pólos em Paris? Obrigada.
Raquel
As mulheres também usam comumente pólos em paris. Estou levando algumas, pela praticidade, e incrementar com acessórios. O que acha? Ajude-me!!!