Incentivados pelo Velib os parisienses e os leitores do Conexão Paris estão adotando a bicicleta como meio de transporte em Paris. Os depoimentos que recebo confirmam que é
muito fácil alugar uma bicicleta nos pontos de estacionamentos. Basta ter uma cartão de crédito com chip.
Recentemente li artigos nos jornais sobre o aumento do número de multas concernando os ciclistas. Saibam que se vocês não respeitarem o código da circulação podem pagar até 90 euros de multa.
Não se esqueçam que as regras principais são, respeitar os sinais luminosos, respeitar o sentido da circulação, nada de cortar caminho pegando uma contra mão.
Só conversem no celular estacionados. Não andem de bicicleta nos passeios.
As bicicletas podem circular no espaço reservado aos ônibus. Mas o ideal é circular nas faixas reservadas aos ciclistas. E não se esqueçam que o pedestre, na faixa de travessia de pedestres, tem a prioridade.
Estas fotos são de Sérgio T. Gonçalves que deve ter passado horas selecionando as ciclistas charmosas de Paris. O que o intrigava é que elas não estavam com roupas de esporte.
Mais tarde ele comprou este poster com uma foto do conhecido fotógrafo francês Roger Viollet, francesas de bicicleta no início do século XX. Aí ele entendeu. A bicicleta não é um esporte é um meio de transporte.
A partir de setembro 2008 os ciclistas deverão circular a noite com um gilet amarelo fosforescente.
Este é o link para o site da prefeitura de Paris com o mapa das faixas para ciclistas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Veruska
Pessoal,
Usei as bicicletas todos os dias na última semana. Achei fantástico e fácil de usar. Dá um pouquinho de medo sim, andar nas ruas principais e que não tenham a faixa exclusiva. mas totalmente superável. O visual é indescritível! Recomendo pra quem gostar de um pouco de aventura. E nem precisa estar muito em forma porque Paris é super plana!
O mai engraçado de tudo foi ver meu marido tomar uma “bronca”da policial por ter passado um sinal vermelho.
Mesmo com a bike, precisa respeitar os sinais de trânsito!
Ele ficou parecendo uma criança repreendida. E eu quase caí da bike de tanto dar risada. 🙂
Guta
hehhehe!!! Gostei da história!
Acho que depois dessa experiência nada melhor do que o bom metrô não é?! 😉
bjus!
conexaoparis
Sérgio, você pode responder o comentário da Marisa?
conexaoparis
Guta eu usei sim.
Sou medrosa, tinha acabado de almoçar, vinho e tudo. Juntando as duas variáveis, o primeiro carro que passou do meu lado quase perdi o equilíbrio. Devolvi imediatamente e voltei para casa a oé. Era um dia de greve dos transportes.
Por isto não falo da minha experiência.
Marisa
Uma pergunta: essas fotos, com as pessoas usando roupinha leve, são de agora? ~Está fazendo um calorzinho por aí?
Marisa
Sou uma carioca morando em Vila Velha, ES, onde os trabalhadores usam muito a bicicleta como meio de transporte. Infelizmente, os ciclistas aqui são tremendamente mal educados , não respeitando nada do que a lei manda: usam as calçadas ( em velocidade! ), contramão, avançam sinal, não usam campainha, enfim, um horror!
Mesmo nos locais omde existe ciclovia, é comum q. usem a calçada ou a pista p/ carros… Uma pena!
Guta
Oi Maria Lina! Vendo as fotos dá vontade que São Paulo tivesse algo do gênero né?! Quem sabe um dia………..
Tb ouvi dizer que retirar a bicicleta não é TÃO fácil mas que vale a pena mesmo assim!!!
Quando eu puder ir para Paris ( um dia, num futuro não tão longe….espero!) vou experimentar com absoluta certeza!
E não li nada se vc já usou? Tb acha que vale a pena?
bjus
Patrícia
Tive a oportunidade de experimentar o Velib. É algo sensacional, civilizado mesmo. Foi um dos melhores passeios de bicicleta da minha vida! Só não achei assim tão simples de usar, não é como comprar ticket de metrô , por exemplo. Pelo menos naquele primeiro contato, na retirada da primeira bicicleta…
Leandro Ramos
Seria mesmo maravilhoso, se pudessemos nos locomover mais de bicicleta que de automóvel. Em Joinville, a mior cidade do Estado de SC, o uso de bike é bastante difundido, o povo usa mesmo. Acho que o relevo e as características da cidade, influem de maneira relevante na adoção deste saudável meio de transporte. Em Floripa, a Prefeitura tem construido algumas ciclovias para estimular a população a pedalar, no entanto a topografia atrapalha um pouco. Paris tem tudo a ver com bicicleta, com qualquer roupa, combina sempre!!! Bjks
Mariana
Gostei da observaçao! A realidade é que aqui se usa pouquíssima “roupa de esporte” … Só para andar na montanha mesmo…