Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu, uma série de posts sobre o verão na Europa, produção conjunta do Conexão Paris e outros blogs brasileiros sobre cidades europeias, em comemoração ao calor que enfim está chegando.
A reforma das margens do Sena (berges de Seine) é um projeto querido e muito importante para a cidade de Paris. Seu objetivo é fazer com que turistas e parisienses se reapropriem da área e a utilizem de uma forma mais profunda, amistosa e confortável.
A primeira fase do projeto, focada na margem direita do rio, foi inaugurada ano passado – escrevi sobre o assunto no artigo Novidade nas margens do Sena. A segunda e última parte, que compreende a margem esquerda, foi apresentada ao público há algumas semanas. Ela começa em frente ao Musée d’Orsay e vai até a Pont de l’Alma.
Andando pelas duas bordas podemos perceber uma diferença não só estética mas também conceitual no trabalho que foi feito em cada uma delas. Na margem direita o objetivo parece ser o descanso e a contemplação com um projeto bem tradicional e bucólico.
Na margem esquerda o espaço foi pensado para o esporte, as brincadeiras, o encontro e a interação. O projeto tem um aspecto mais urbano e moderno. O chão é de asfalto ou de cimento onde foram pintados vários tipos de jogos. O mobiliário urbano é atípico e os pontos de apoio (bares, banheiros e quiosques de informação) são containeres metálicos. Além de tudo isso, espalhadas ao longo do caminho, existem pequenas surpresas para crianças e adultos.
Escadaria-arquibancada em frente ao Museu d’Orsay: o ponto de partida
Desenhos e jogos pintados no chão de asfalto. Ambiente super kid-friendly!
Container metálico: banheiros públicos.
Espaços chamados “Zzzz” que podem ser alugados para um piquenique particular ou simplesmente para relaxar.
As mesas dos bares servem também como tabuleiros de jogos.
Existem inúmeros bares ao longo do trajeto. Cada um possui um tipo diferente de mobiliário e de público.
Vista a partir da Pont Alexandre III. Na foto o bar/restaurante Faust onde a jeunesse dorée parisiense se encontra nas happy-hours.
Passear pelas margens do Sena em um dia ensolarado – seja a pé ou de bicicleta, sozinho ou acompanhado, em família ou entre amigos – é um dos programas mais deliciosos e típicos a serem feitos em Paris durante o verão.
Leia também:
- Roteiro para curtir um dia de calor em Madri, no blog Turomaquia
- Picnic em Primrose Hill, no blog Londres para Principiantes
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Suellen
Lina, li uma nota em uma revista daqui do Brasil que dizia que as reformas nas margens do rio estavam levando mais ratos aos restaurantes. A nota também dizia que os ratos antes disso eram tratados como animais de estimação pelos restaurantes apesar de nunca entrarem no salão, e que após a reforma eles seriam muitos e que passaram a aparecer durante o dia o que obrigou restaurantes famosos a “contratar” gatos. Para nós brasileiros isso parece brincadeira, mas li tudo numa revista séria. O que sabe sobre isso? Abraços!
Lina
Suellen
No mundo inteiro te ratos. Em todas as cidades tem ratos. Risos.
Só que os daqui são mais famosos, porque parisienses.
O serviço de higiene da prefeitura de Paris é sério. Eles estão atentos. Não se preocupe.
Podemos ver ratos nas ruas ou mesmo nos restaurantes. Mas todos os alimentos são estocados fora do alcance dos bichinhos.
Mauricio Cury
Lia, eu e minha esposa retornamos ontem de Paris e Nice e agradecemos as ótimas informações recebidas através deste site. Abs
Lina
Mauricio
Obrigada.
Jacqueline
Em setembro sentarei nessas cadeirinhas. Pretendo ficar bem perto do Sena desta vez. Só estou aguardando a confirmação do endereço.
Ida Mariza
Que lindo!! Saudades! Há exatos 5 anos estava caminhando por aí. Está na hora de voltar…
Lia Franco
Se o passeio no Senna já era lindo, imagina poder sentar na beira dele e poder ficar horas curtindo esta vista maravilhosa e ainda aproveitar os bares q se localiza ao longo dele. Mto Bom!!!!
Camille B.
Me parecem obras corridas, éphemères, de fim de mandato, feitas com um boa intenção, mas sem muita reflexão.
Kariny
Que maravilha, morri de saudade…
lucienne machado
Amei passear pelas margens do Sena, sentar nas escadinhas e tomar sorvete, perto da Torre Eiffel, que saudades! Ainda não estavam assim,mas logo voltarei para curtir essas novidades!!
Vera Regina Rezende
Paris é sempre linda…com sol ,com chuva, não faz direfença! E agora melhorou mais ainda, sempre curti de montão o Sena, agora só me resta ir até lá para conhecer o novo point!!!!!
Nick
Eu sempre que estou na cidade, dou uma passada pelas margens, seja para um pic-nic ou seja para passear, e pelas fotos já dá pra sentir um pouco dessa novidade. Não vejo a hora de poder retornar, e conferir de perto toda essa mudança.