Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu, uma série de posts sobre o verão na Europa, produção conjunta do Conexão Paris e outros blogs brasileiros sobre cidades europeias, em comemoração ao calor que enfim está chegando.
A reforma das margens do Sena (berges de Seine) é um projeto querido e muito importante para a cidade de Paris. Seu objetivo é fazer com que turistas e parisienses se reapropriem da área e a utilizem de uma forma mais profunda, amistosa e confortável.
A primeira fase do projeto, focada na margem direita do rio, foi inaugurada ano passado – escrevi sobre o assunto no artigo Novidade nas margens do Sena. A segunda e última parte, que compreende a margem esquerda, foi apresentada ao público há algumas semanas. Ela começa em frente ao Musée d’Orsay e vai até a Pont de l’Alma.
Andando pelas duas bordas podemos perceber uma diferença não só estética mas também conceitual no trabalho que foi feito em cada uma delas. Na margem direita o objetivo parece ser o descanso e a contemplação com um projeto bem tradicional e bucólico.
Na margem esquerda o espaço foi pensado para o esporte, as brincadeiras, o encontro e a interação. O projeto tem um aspecto mais urbano e moderno. O chão é de asfalto ou de cimento onde foram pintados vários tipos de jogos. O mobiliário urbano é atípico e os pontos de apoio (bares, banheiros e quiosques de informação) são containeres metálicos. Além de tudo isso, espalhadas ao longo do caminho, existem pequenas surpresas para crianças e adultos.
Escadaria-arquibancada em frente ao Museu d’Orsay: o ponto de partida
Desenhos e jogos pintados no chão de asfalto. Ambiente super kid-friendly!
Container metálico: banheiros públicos.
Espaços chamados “Zzzz” que podem ser alugados para um piquenique particular ou simplesmente para relaxar.
As mesas dos bares servem também como tabuleiros de jogos.
Existem inúmeros bares ao longo do trajeto. Cada um possui um tipo diferente de mobiliário e de público.
Vista a partir da Pont Alexandre III. Na foto o bar/restaurante Faust onde a jeunesse dorée parisiense se encontra nas happy-hours.
Passear pelas margens do Sena em um dia ensolarado – seja a pé ou de bicicleta, sozinho ou acompanhado, em família ou entre amigos – é um dos programas mais deliciosos e típicos a serem feitos em Paris durante o verão.
Leia também:
- Roteiro para curtir um dia de calor em Madri, no blog Turomaquia
- Picnic em Primrose Hill, no blog Londres para Principiantes
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
34 Comentários
Fatima
Olá. Bom estar de volta. Gostaria de saber o nome do bar que aparece no filme Boulevard du Palais. O bar fica num barco. Achei que era o Batofar, mas este é muito badalado.
Desde já agradeço a atenção. Fatima
Rodrigo Lavalle
Fátima, infelizmente não vi esse filme. Existem muitos bares em barcos.
Abraços.
carlane
LINA, obrigada pela informação.
Estava pensando em um giro as margens do sena, apenas para mostrar as novidades, no periodo da manhã, você desaconselha? confio plenamente em sua opinião, bjsss.
Carlane
Lina
Carlane
Você terá que julgar no dia mesmo. Se estiver muito frio eu não aconselho.