Eu as acho feias, coloridas demais, elas estão presentes em todas as minhas fotos, impossível evita-las. Antes dos atentados terroristas, as lixeiras de Paris eram em metal acinzentado, discretas.
Não sei se vocês ouviram falar do atentado da rue de Rennes. Diante de uma grande loja popular, a Tati, um BMW preto parou e um homem desceu para jogar um embrulho dentro da lixeira. Quando o carro já estava longe a lixeira explodiu. Isto aconteceu em 1986 e eu já morava aqui. A bomba matou 6 pessoas e causou ferimentos graves a 55 outras.
Aí está a explicação para estas lixeiras transparentes, frágeis e verdes.
No ano que vem, Londres que conhece o mesmo problema de segurança interna, vai inaugurar estas novas lixeiras. Particularidade importante, elas são resistentes a explosões. Rola na net o comentário seguinte, se estiver embaraçado com um estoque de bombas, já sabe em qual lixeira joga-las.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
23 Comentários
conexaoparis
Angela e Fátima.
O Gerson tem toda a razão.
Obrigada pela aujda, Gerson.
FÁTIMA
QUE CONSOLO, GERSON!!!! EU TB NÃO FALO NEM INGLÊS NEM FRANCÊS E MINHA FILHA FALA INGLÊS E ESTÁVAMOS MEIO INSEGURAS PARA ENCARAR A FRANÇA DESSA FORMA, POIS É SABIDO QUE OS FRANCESES NÃO SÃO MUITO RECEPTIVOS….
Gerson
Angela Mendes
Acho que não precisa se preocupar com um guia não. Eu não falo frances e não tive problemas. Agora, aprendi a cumprimentá-los e tb fiz uma “cola” com os principais verbos, como ; comer, beber,dormir, etc.,etc. E tem mais. Até março a mocinha de 14 anos, com certeza vai estar dominando muitas palavras em um bom frances.
No hotel que fiquei a recepcionista falava espanhol, onde eu tomava café da manhã, a atendente era portuguesa.
Como os prédios são baixos, a gente sempre tem a visão de uma referência (por ex. a torre Eifel) . O rio cortando a cidade ajuda muito na nossa localização. É necessário, porém prestar atenção e estar sempre com um mapinha à mão.
Ok. Boa viagem
Angela Mendes
Lina
Estou programando uma viagem a Paris, provavelmente, março de 2009. Eu, meu marido e minha filha de 14 anos. Não falamos ingles nem frances, voce recomendaria uma guia turístico que fale portugues ?
Silvia
É interessante ver como os governos, quando querem, conseguem pensar em inúmeras soluções para proteger os cidadãos, não?
Não, nunca fui pra Paris mas tenho um blog sobre Cuba. E também não, lá não existem as lixeiras transparentes. Uma pena.
adorei o blog!
beijos
Ricardo Cohen
Oi, Lina
Você acha PARIS uma cidade suja? De repente, vale um post sobre limpeza urbana, não? Tenho um amigo francês que reclama demais da sujeira da cidade, mas francês é rabujento, então….nem levei em consideração.
Bjos
Ricardo Cohen
http://www.ricardocohen.wordpress.com
Dyonisio
É verdade, porém a troca foi acelerada em setembro de 2001, depois dos atentados em Nova York, estava em Paris no dia 10/09 e no dia 12/09 todas as antigas lixeiras de metal, já estavam tampadas com placas de metal.
Adriane Lima
Oi Lina!
Soube também que tanto em Paris quanto em Londres não há lixo no metrô, pelas mesmas razões. Mas só me lembrei desse fato agora, não reparei na última viagem…
Camila
Lembro bem das lixeiras. Mas uma coisa que me intrigou foi que elas estavam sempre como na foto, meio vazias, mas não vi ninguém recolhendo o lixo… Além dos postos de gasolina, o serviço de coleta de lixo tbm é bem discreto por aí, né?!
Bjos Lina
Adoro o blog!!!
Dani Valente
Estive em Paris pela primeira vez, em setembro,e fiquei encantada por tudo na cidade. Uma unica coisa que me incomodou foram as lixeiras. Eram muito feias… nao combinavam com uma cidade tao linda e cheia de estilo. Agora entendi tudo! Adoro o blog! Ele me ajudou a planejar minha viagem e agora é atraves dele que conheço mais da cidade e acompanho o que acontece por la.
Dani