A revista mixmag, especializada em música eletrônica, publicou um mapa do metrô de Paris com as boates mais interessantes ao longo de algumas linhas.
Uma moda recente no mudo da internet é alterar o mapa do metrô das cidades de acordo com um tema específico. Um dos primeiros mapas alterados do metrô parisiense a surgir foi o de bares, sobre o qual fizemos um artigo com dicas e comentários, clique aqui para ler.
Recentemente, a versão francesa do site da mixmag, revista inglesa sobre o universo da música eletrônica, publicou um mapa do metrô de Paris citando as boates e clubs mais interessantes ao longo de algumas linhas.
Selecionamos os lugares que consideramos os mais bacanas dentre os citados no mapa acima. As opções são ecléticas, tanto em termos de música e de espaço, quanto de público. Os estilos musicais variam do rock à música eletrônica dançante passando pelo hip hop e pela música eletrônica mais experimental. Aconselhamos consultar a programação antes de ir. Para saber a programação de cada local clique nos nomes em vermelho.
Linha 1
Estação Franklin D. Roosevelt: Zig Zag (32 rue Marbeuf, 75008): super club, o 3° maior de Paris, com uma super pista de dança. A programação é música eletrônica com djs internacionais famosos e djs da cena local. Fica a meio quarteirão da avenida Champs Élysées, o que pode atrair turistas desavisados. [NÃO EXISTE MAIS]
Linha 2
Estação Blanche: La Machine du Moulin Rouge (90 boulevard de Clichy, 75018): apesar de ficar em Montmartre ao lado do Moulin Rouge, a Machine promove festas variadas de música pop e eletrônica e até shows de rock. O espaço é grande, com vários níveis e ambientes (cuidado com as escadas!). O público é jovem, eclético e bem animado.
Estação Pigalle: Le Pigallion (11 Place Pigalle, 75009): club pequeno, intimista e com ar meio decadente, a cara da região de Pigalle. Programação a cargo de vários coletivos parisienses com 100% de música eletrônica nas suas vertentes tecno, house, deep e minimal. Os djs na sua maioria não são super conhecidos mas são invariavelmente bons. Um dos poucos locais em Paris onde acontecem afters (festas que começam às 6:00 da manhã e avançam pelo dia e até pela tarde).
Estação Jaurès: Point Éphémère (200 quai de Valmy, 75010): bar/casa de shows/galeria de arte/local de cursos e workshops que fica em um galpão antigo às margens do Canal Saint-Martin. Não é realmente uma boate pois o foco são shows de bandas indie rock e/ou desconhecidas mas é um local interessante de frequentar.
Estação Ménilmontant: La Bellevilloise (19-21 Rue Boyer, 75020): espécie de cooperativa aberta a todas as expressões artísticas. A Bellevilloise é casa de shows, boatezinha, espaço para exposição e eventos, café e restaurante. Seus shows e festas vão mais para o lado étnico, latino e da música negra como rap, hip hop, funk soul, reggae.
Linha 3
Estação Réaumur – Sebastopol: Gaîté Lyrique (3bis rue Papin, 75003): um dos locais mais legais e vanguardistas de Paris. Espaço multimídia dedicado à cultura e à arte digitais e seus desdobramentos. O prédio é o tradicional parisiense rebuscado porém atualizado com intervenções contemporâneas (o espaço de shows/pista de dança fica dentro de uma caixa metálica brilhante). O bar é lindo! Uma mistura de salão à la Versailles com mobiliário minimalista. As festas e shows tendem a ser mais voltados para as vertentes eletrônicas conceituais da música mas há um pouco de tudo. Público hipster-intelectual.
Estação République: Gibus (18 rue du Faubourg du Temple, 75011): basicamente funciona como uma boate gay daquelas onde os homens ficam sem camisa. Bate-cabelo e divas pop reinam. Às vezes faz afters nos domingos a partir das 06:00 da manhã. Boa sorte.
Linha 5
Estação Gare d’Austerlitz: Wanderlust (32 quai d’Austerlitz, 75013): fica no prédio da Cité de la Mode et du Design, às margens do Sena (em frente ao Concrete citado abaixo). Funciona como bar/restaurante/boate e possui super terraço debruçado sobre o rio. É ideal para os dias mais quentes do ano.
Estação Quai de la Rapée: Concrete (69 Port de la Râpée, 75012): sua localização, meio ao ar livre em uma peniche (uma espécie de barco fixo) às margens do Sena, é um de seus pontos fortes. Mas a música (e o sound system) também é excelente! Pode ser considerado o templo do tecno e do house em Paris. Programação com djs famosos da cena internacional e rising stars da cena parisiense. Seus afters aos domingos pela manhã são famosos.
Estação Porte de Pantin: Trabendo (Parc de la Villette, 211 avenue Jean Jaurès, 75019): localizado dentro do Parc de La Villette no meio das árvores e atrás da Philharmonie, o local possui uma simpática área externa (quase um quintal) onde são vendidos cachorros-quentes. Na programação shows e festas com djs pouco conhecidos. Público indie-hipster.
Linha 8
Estação Invalides: Faust e Showcase [NÃO EXISTE MAIS] (Pont Alexandre III): ambos estão situados em baixo da ponte mais bonita de Paris, a Alexandre III. O Faust fica do lado rive gauche (o lado esquerdo do rio) e, coincidência ou não, atrai um público mais coxinha sarkozysta. O Showcase fica do lado rive droite (o lado direito do rio) e atrai um pessoal mais alternativo. Escolha o lado que melhor se adapta ao seu estilo ou, aproveite que está de férias, e prove o lado oposto. A música de ambos é sempre eletrônica e de ótima qualidade.
Estação Bonne Nouvelle: Rex Club (5 boulevard Poissonnière, 75002): instituição da noite eletrônica de Paris. Programação sempre excelente com os melhores djs do mundo. O público, às vezes, é um pouco deslocado e adolescente.
Estação Saint Sebastien – Froissart: Panic Room (101 rue Amelot, 75011): o mais perto dos inferninhos berlinenses que Paris conseguiu chegar. Especializado em eletro, tecno e minimal. A pista, no subsolo, é pequena e claustrofóbica, no bom sentido.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
2 Comentários
Amanda
Estou indo a paris pela segunda vez, mas dessa vez estou indo sozinha, tenho 18 anos e ficarei em um hostel em montmartre. Quais as opções para conhecer pessoas de minha idade?
Rodrigo Lavalle
Amanda, a melhor opção é mesmo o hostel, principalmente no café da manhã ou no bar (caso ele tenha um). O bar do albergue Les Piaules fica sempre cheio à noite: https://www.conexaoparis.com.br/2016/03/21/les-piauleshostel-em-paris.