Numa cidade onde muitos dos apartamentos são pequenos – e alguns até minúsculos – nem sempre é possível equipá-los com todos os apetrechos domésticos da vida moderna. Onde encaixar uma máquina de lavar roupas em apartamentos de 15, 12 e até mesmo 9 m², sem área de serviço e onde a cozinha é um armário? Em lugar nenhum.
Típica lavanderia self-service parisiense
Por isso em Paris, as laveries libre service (lavanderias self-service) são quase tão comuns e emblemáticas quanto os cafés e, assim como eles, também fazem parte do imaginário e do folclore da cidade. Elas estão na interseção do público e do privado. Local onde tiramos do fundo das sacolas e colocamos nas entranhas das máquinas nossa roupa suja que é, literalmente, lavada na frente de todos.
Mas além dessa função primeira, as lavanderias – que são frequentadas basicamente por jovens estudantes, solteirões em geral e idosos solitários – servem também como ponto de encontro, de socialização, de paquera e até de moradia para os “sem teto” nos dias mais frios do ano.
Recentemente me mudei para um apartamento sem máquina de lavar roupa e, pela primeira vez em Paris, comecei a frequentar uma laverie. Como vou pela manhã ou no meio da tarde, ela está sempre vazia, nunca encontrei um possível amigo ou paquera em potencial e nenhum “sem teto” sem banho. Sorte ou azar? Depende do nível de fobia social de cada um.
Enquanto esperava a roupa ser lavada, fiquei divagando se em Paris existiriam laveries que também fossem café ou bar – o que me parece uma ideia óbvia e ótima – mas, por incrível que pareça, não há nenhuma na cidade.
Lavomatic, no térreo uma lavanderia, no 1° andar um bar de cocktails
Na verdade achei a Lavomatic, no 10° arrondissement de Paris, onde no térreo funciona uma lavanderia e, no andar de cima, um bar de cocktails “escondido” (uma moda que os parisienses adoram). Se você estiver turistando pela cidade e suas roupas limpas acabarem, dê um pulo lá.
Cantinho da Lavomatic
Lavomatic: 30 rue René Boulanger, 75010. Metrô République, linhas 3, 5, 8, 9 e 11. Funcionamento: terça a sábado de 18:00 as 2:00.
.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
9 Comentários
marcio
Os hotéis em Paris, tem serviço de lavar roupas?
só existem lavanderias self service?
Grtao
Rodrigo Lavalle
Márcio, depende do hotel. Os mais simples não têm esse serviço.
kelly
Obrigada Rosana e Rodrigo pelas dicas.
Rosana
Kelly, boa noite! Usei o serviço de algumas lavanderias automáticas (se posso chamá-las assim…) na Europa e recomendo – inclusive há outra nesta mesma região, próxima ao metrô Jacques Bonsergent. Só sugiro que não leve tantas roupas que necessitem engomar (conhece este termo?) ou “passar”. Como você vai ficar um mês em Paris, é inevitável que leve roupas com esta necessidade, então, o ideal é que compre um ferro de passar e o utilize no apartamento – mas nada que dê muito trabalho, ok? Aproveite a estadia para conhecer a cidade e o que ela tem de mais interessante… O dia a dia… Boa estadia!
adriana dias
Minha experiência em laverie em Paris tem um afro-nativo que cuidava do lugar, mas todos os outros que passavam na calçada entravam para cumprimentá-lo; e outra com o funcionário que achava que eu era “romani”, não brasileira. A próxima viagem já tem esta no roteiro.
kelly
Oi o preço para lavar roupas em Paris e passar ferro é caro? Porque irei passar um mês na Europa em outubro e estou pensando em levar poucas roupas e pagar para lavar e passar, mas, não sei se tem muitas lavanderias espalhadas na cidade com preço bom. Gostaria de uma sugestão. Grata
Rodrigo Lavalle
Kelly, geralmente o valor de um ciclo de lavagem em uma máquina de tamanho normal gira em torno de 4€. As lavanderias self-service não oferecem passagem à ferro. Existem lavanderias self-service espalhadas pela cidade toda. Procure uma próxima ao local onde você irá se hospedar.
Abraços.