Há alguns anos jovens romenas roubam parisienses e turistas sem menor pudor ou receio. São todas menores e européias. A polícia as prende e algumas horas mais tarde a justiça as libera.
Graças às redes sociais o fato se tornou conhecido rapidamente e, de repente, o governo ficou preocupado com a imagem negativa de Paris e com possível desvio do fluxo de turistas em direção a cidades mais seguras.
Por isso, nestes dois últimos meses os policiais estão mais presentes e mais visíveis nos pontos turísticos de Paris.
Alguns chefes de gang romenas foram presos, julgados e condenados.
Nos corredores do metrô, escutamos, várias vezes por dia, o anúncio de alerta: atenção, jovens ladras acabaram de entrar na estação! Cuidado com seus pertences!
Apesar do esforço da polícia e do governo, na minha opinião esta batalha é perdida. Se os policiais se encontram diante da Pirâmide do Louvre, elas se deslocam para a rua Rivoli, na lateral do museu. Se a polícia está no jardim Tuileries, pode ter certeza que elas estão nas margens do Sena.
E mais, estas jovens ladras percebendo que já são facilmente reconhecidas trocaram de “fantasia”. Antes se vestiam com moletons, tênis, blusão amarrado na cintura, lenço no cabelo ou então saias longas.
Daqui para a frente fiquem de olho em jovens bem vestidas, salto alto e uma bolsa de marca – de preferência Vuitton – pendurada no braço. Nunca andam sozinhas e sim em pequenos grupos de três ou quatro. Entram em contato com a vítima e enquanto três criam agitação em torno da pessoa, a quarta rouba bolsos e bolsas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
87 Comentários
Alexandre
Para não parecer que é tudo ruim, aqui um vídeo curto que minha esposa colocou no Instagram, feito na frente da Sacré-Coeur, onde não fomos abordados por ninguém!
http://instagram.com/p/blu8BXxs_x/
Alexandre
Voltei de Paris ontem (14/07). Ano passado estive lá no inverno só com a minha esposa e, talvez pelo menor movimento de turistas, passamos incólumes por esses problemas. Esse ano fui com a minhas irmãs, irmão e mãe em pleno verão. Minha irmã chegou uns dias antes e na saída da estação Edgar Quinet, cheia de malas, sofreu uma tentativa de furto. Mas ela foi ligeira em perceber que um imigrante havia mexido na bolsa dela e a carteira dela tinha sumido, ela gritou com o rapaz em português mesmo e ele devolveu a carteira e saiu andando.
Eu e minha esposa sofremos “só” duas tentativas do golpe do anel nos 8 dias que estivemos lá, ambas quase ao mesmo tempo na Pont Solférino (em frente ao Museu D’Orsay) por dois imigrantes (um homem e uma mulher). Eu só disse em inglês que eu já conhecia o truque e ambos se afastaram rindo, pra continuarem na maior cara de pau com o golpe com outros turistas.
Fora isso o único outro incômodo foram os africanos (a maioria senegaleses) vendendo as torres da China e os imigrantes chatos vendendo bebidas nos gramados do Champ de Mars (em frente à Torre Eiffel) quando você só quer apreciar o entardecer às 22h.
O nome desse problema é conhecido, mas o pessoal tem medo de dizer, “IMIGRANTES”. Nesses tempos politicamente corretos isso é “xenofobia” e dizem que é algo muito feio, então enquanto nada mais radical for feito a situação na Europa só tende a piorar (estive em Roma ano passado e não faltavam imigrantes de Bangladesh infernizando os turistas em todo lugar).
Ana
Lina, estou passando o fim de semana em paris, vindo das ferias em londres.. Estava tudo otimo, ate eu perceber que fui roubada e todos os nossos passaportes sumiram.. Provavelmente no metro, nao sei, nao percebi. Agora nao sei o que fazer, sefunda tenho eurostar para voltar para londres e terminar minhas ferias la… Vou na embaixada na segunda, tomara que eu consiga resolver no mesmo dia….alguem tem alguma dica??
Lina
Ana,
vá ao consulado (65, avenue Franklin Roosevelt, 75008) e diga que foi roubada e precisa voltar à Londres na segunda mesmo.
Boa sorte.
Abraços.
Angela
Estive em Paris em abril e a achei super segura, limpa, além de simplesmente ser linda e maravilhosa. Andamos tarde da noite perto da Torre nas margens do Sena e foi tudo super tranquilo. Tem q ficar atento é claro mas absolutamente nada que se compare com o perigo de assalto a mão armada q vivemos no Brasil.
claudionor
Fui inúmeras vezes a Paris e, felizmente, jamais me defrontei com situações como as narradas nos comentários. Talvez sorte, aliada a cuidado, tenha evitado tais transtornos. De qualquer forma, Paris jamais perderá o charme.
Jeannie
Liliane,
Agradeço o seu relato, quando eu mencionei arma branca, não disse que fui assaltada com uma arma. O que eu quis dizer é que vai acabar chegando nesse patamar, para que a polícia realmente tome alguma providência.
Fui em vários restaurantes, que já tinha ido em outras ocasiões e realmente a qualidade despencou…pedir um magret de canard e eles dividirem o peito para duas pessoas (5 fatias com um creme de leite) é demais (como prato principal)…não vou passar maiores detalhes por aqui, pois não quero me alongar…enfim, meu relato já foi passado, minha experiência e vivência só fazem chegar à conclusão. Infelizmente, Paris não é mais a mesma há um bom tempo….
Lana
Em março, fui a Paris pela primeira vez e levei meu filho de seis anos, alugamos um apartamento e passamos 10 dias, na cidade. Todos me alertaram sobre o risco de ser furtada, mas como moro no Rio, em Copacabana, estou mais do que acostumada com o assedio em lugares turísticos. Alem disso, me informei com todos que visitam ou vivem na cidade pata saber como as romenas atuavam. Mesmo estando com criança, acho que tirei de letra e não fui assaltada. A única tentativa, foi em frente a Galeries Lafayette, qdo uma adolescente quis me distrair com as assinaturas. Ela veio em minha direção perguntando se eu falava inglês, e em alto e bom som, em português, mandei ela cair fora!! Realmente, me senti insegura nesses lugares mais movimentados, mas não deixarei de voltar. Em janeiro estou de novo na cidade pela qual me apaixonei!!
Leandro Calçavara
Ainda não fui à Paris. Irei somente em Novembro e estou preparado para usar aquele porta-cédula / passaporte que é parecido com uma pochete que fica por dentro da calça, quase que dentro da cueca mesmo. Como moro em Recife e aqui os furtos são constantes, eu e minha esposa já estamos ligados nos alertas de vocês aqui. Sacre-Coeur: os Nigerianos que agarram o braço, portanto, vamos subir pela rua lateral como a Lina já indicou numa matéria aqui. Metrô: mão nos bolsos e a esposa sequer vai levar bolsa. Golpe do anel e golpe das assinaturas: vou passar direto e não dar nem chance de puxarem conversa.
Se usarem de força para roubar e a gente “sentar” a mão no ladrão, dá alguma bronca? 🙂
Mauricio Christovão
Lá como cá, na primeira foto, próximo à pirâmide do Louvre, os guardinhas estão num animado papo e pouca vigilância. Só faltou o celular dos membros da Guarda Municipal do Rio…
Lilianne
Jeannie, que exagero. Lendo seu relato nem parece a cidade que vivo ha 12 anos. Ando a pé por todos os lugares auqi e nunca fui assaltada, quem dira com arma branca. Tem roubo nos metrôs, é verdade, mas onde em São Paulo você pode andar pelas ruas tranquilamente a noite? Dizer que so os restaurantes de 4 e 5 estrelas prestam e que a comida é pessima é o cumulo do exagero. Ha muitos restaurantes maravilhosos em Paris, pequenos bistrôs, creperias, restaurantes Marroquinos, nouvelle cuisine, etc. Aqui neste blog ha dicas de bons restaurantes e que não são 3 estrelas Michelin.