Há alguns anos jovens romenas roubam parisienses e turistas sem menor pudor ou receio. São todas menores e européias. A polícia as prende e algumas horas mais tarde a justiça as libera.
Graças às redes sociais o fato se tornou conhecido rapidamente e, de repente, o governo ficou preocupado com a imagem negativa de Paris e com possível desvio do fluxo de turistas em direção a cidades mais seguras.
Por isso, nestes dois últimos meses os policiais estão mais presentes e mais visíveis nos pontos turísticos de Paris.
Alguns chefes de gang romenas foram presos, julgados e condenados.
Nos corredores do metrô, escutamos, várias vezes por dia, o anúncio de alerta: atenção, jovens ladras acabaram de entrar na estação! Cuidado com seus pertences!
Apesar do esforço da polícia e do governo, na minha opinião esta batalha é perdida. Se os policiais se encontram diante da Pirâmide do Louvre, elas se deslocam para a rua Rivoli, na lateral do museu. Se a polícia está no jardim Tuileries, pode ter certeza que elas estão nas margens do Sena.
E mais, estas jovens ladras percebendo que já são facilmente reconhecidas trocaram de “fantasia”. Antes se vestiam com moletons, tênis, blusão amarrado na cintura, lenço no cabelo ou então saias longas.
Daqui para a frente fiquem de olho em jovens bem vestidas, salto alto e uma bolsa de marca – de preferência Vuitton – pendurada no braço. Nunca andam sozinhas e sim em pequenos grupos de três ou quatro. Entram em contato com a vítima e enquanto três criam agitação em torno da pessoa, a quarta rouba bolsos e bolsas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
87 Comentários
Renato Maia
Na terça-feira 02/07 saindo do metrô Museu do Louvre na rua Rivoli eu ajudava minha mãe a subir as escadas do metrô, no final dela entraram 4 jovens correndo abaixo nas escadarias do metro, quando uma delas veio por de traz de nós e na confusão tentou puxar a bolsa de minha mãe, que por ser uma bolsa de alça não conseguiria ser levada, ao perceber minha mãe virou-se para traz e descaradamente a menina pediu desculpa, logo em seguida chegaram dois policias de patins, mas as crianças já estavam lá para baixo. Deixo o alerta, as estações do metro quase sempre são sujas, fedem xixi, escuras, quase ou nenhum funcionário a vista e muitas, muitas escadas, quem tiver crianças ou adultos idosos tente evitá-las.
Jacqueline
Meu medo é pela câmera. Já passei por isso em Buenos Aires e perdi mais de 300 fotos. Dinheiro só carrego uns trocos e xerox do passaporte. Nos dias em que estive em Paris não ocorreu nada desagradável. Mas não dá para baixar a guarda. Volto em alerta máximo.
Teresa Frota
Já caí no golpe da aliança há uns 3 anos, perdi 5 euros. Agora em Maio, presenciei um roubo de mestre. Uma senhora americana entrou no metrô com a bolsa atravessada, fechada com fecho eclair e junto ao corpo. Enquanto ela se esgueirava para passar pelas pessoas, foi roubada e ninguém percebeu. Eram duas meninas, mas na hora que o metrô apitou, antes de fechar a porta, a carteira da senhora voou e caiu perto dela. Só tinham levado o dinheiro, deixaram os cartões de crédito. A senhora mal acreditou porque a bolsa continuava fechada. Muito rápidas. Impressionante.
A. Rocha
Quem quiser mais detalhes de um caso real…:
http://unsafeparis.wordpress.com/
Luciana
Estive em Abril deste ano em Paris e felizmente não aconteceu nada, nem ninguém me interpelou.
Estava um pouco preocupada pelo o que tinha lido e tive sempre cuidado, mas andei de metro e comboio.
Notei de facto foi muita pobreza, muita gente a dormir na rua, nas estações de metro, o que me causou muita impressão…
Mariane
Estivemos em Paris, na ultima semana de junho e presenciamos um ataque dessas moças, em plena luz do dia, ap lado da Opera. Qdo nos demos conta elas estavam em cima de uma japonesa que ia tomar o ônibus para o aeroporto. Iam limpa-lá. Felizmente, nos e um outro casal conseguimos evitar o assalto e elas fora embora muito bravas , nos xingando muito e cuspindo. O q impressionou foi a ferocidade, a rapidez, a ousadia dessas pessoas.
Adriana
Na minha ultima Viagem a Paris pude constatar que nao so a criminalidade aumentou, porem a pobreza tambem. E muita gente dormindo nas ruas a noite. Paris ha muito tempo deixou de ser uma cidade nao violenta.
Regina Vasconcelos
Impressionante os relatos. Fui vitima de assaltos nos Estados Unidos em NY dentro de um elevador sem me dar conta e em Miami dentro de um hotel com direito a agressao fisica. Muito ruim a sensacao que me deixou traumatizada por um bom tempo. Vou tomar mais cuidado nas idas a Paris, com documentos, levar a copia do passaporte e nao o original nas minhas saidas. Sempre pouco dinheiro cash e um unico cartao de credito na bolsa.
Cristiane D'Ávila Nunes
Olá Lina,
Parabéns pelo blog!.Estamos indo à Paris (somos
5adultos e 3 adolescentes);chegaremos dia 18/07 e ficaremos no Grand Hotel Des Gobelins (QuartierLatin);é um bom local p/deslocamento de metrô?
Como está o clima p/ arrumarmos nossas malas ?Tem alguma dica de um bom restaurante no bairro ? Beijos cariocas e obrigado !!
Lina
Cristiane
Este hotel não está mais no Quartier Latin. Está no bairro 57013 e o Quartier Latin é 57005. Mas está pertinho e o ponto é simpático. Não conheço muito bem a região, por isso não indico restaurantes.
A meteorologia prevê calor para a próxima semana. Tomara que continue. Estamos no verão. Traga roupas de verão mas coloque na mala um suéter. Nunca se sabe.
Vania
Eu e meu esposo estivemos em Paris inicio de junho e fomos abordados pela romenas enquanto esperávamos na fila nas torre Eiffel. São menores que falavam bastante bem inglês e espanhol pediram nossos dados e no final $5 euros. Meu esposo acabou dando para nos livrarmos delas em seguida aparecem outras. As despachamos de imediato. Quase fomos vitimas o golpe da aliança, em frente a galeria Lafayette. Eu desconfiei que era muita coincidencia alguem achar uma aliança e me entregar. Quando ela voltou e me pediu que pagasse um café eu gritei com ela em inglês, português, espanhol ela se assustou e foi embora. Confesso que senti um pouco de medo pois meu sexto sentido me dizia que ela era ladra e estava com mais alguém. Eu nao sabia destes tipos de golpes, bastante desagradável em uma cidade tão linda como Paris. Parabéns ao conexão e obrigada !