Há alguns anos jovens romenas roubam parisienses e turistas sem menor pudor ou receio. São todas menores e européias. A polícia as prende e algumas horas mais tarde a justiça as libera.
Graças às redes sociais o fato se tornou conhecido rapidamente e, de repente, o governo ficou preocupado com a imagem negativa de Paris e com possível desvio do fluxo de turistas em direção a cidades mais seguras.
Por isso, nestes dois últimos meses os policiais estão mais presentes e mais visíveis nos pontos turísticos de Paris.
Alguns chefes de gang romenas foram presos, julgados e condenados.
Nos corredores do metrô, escutamos, várias vezes por dia, o anúncio de alerta: atenção, jovens ladras acabaram de entrar na estação! Cuidado com seus pertences!
Apesar do esforço da polícia e do governo, na minha opinião esta batalha é perdida. Se os policiais se encontram diante da Pirâmide do Louvre, elas se deslocam para a rua Rivoli, na lateral do museu. Se a polícia está no jardim Tuileries, pode ter certeza que elas estão nas margens do Sena.
E mais, estas jovens ladras percebendo que já são facilmente reconhecidas trocaram de “fantasia”. Antes se vestiam com moletons, tênis, blusão amarrado na cintura, lenço no cabelo ou então saias longas.
Daqui para a frente fiquem de olho em jovens bem vestidas, salto alto e uma bolsa de marca – de preferência Vuitton – pendurada no braço. Nunca andam sozinhas e sim em pequenos grupos de três ou quatro. Entram em contato com a vítima e enquanto três criam agitação em torno da pessoa, a quarta rouba bolsos e bolsas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
87 Comentários
Samia Loraschi
Nossa, confesso que essas notícias me fazem ficar um pouco hesitante. Vou à Paris em janeiro com meu marido pela primeira vez, então fico com medo até de pedir informações na rua. Vai ser difícil.
Jeannie
Eu avisei aqui no Conexão ano passado, quando roubaram a carteira do meu marido ao entrarmos no vagão do metrô, isso já acontece há uns 2 anos….voltei de Paris ontem, dessa vez não fomos roubados, mas estão abordando turistas o tempo todo, nós fomos abordados 2 vezes na rua dessa vez, o negócio é ignorar qualquer pessoa que venha te pedir informação ou dizer que caiu alguma coisa. Isso realmente é estressante para qualquer pessoa que escolhe Paris para passar alguns dias…
rejane
Passamos por isso no metrô de Paris em Setembro do ano passado. Elas se reuniram em volta do meu sogro, fingiram estar caindo com a movimentação do metrô, e se jogaram por cima dele, enquanto uma enfiou as mãos nos bolsos dele. Como percebemos e empurramos de volta, elas correram para fora na estação seguinte. Ele não tinha nos bolsos…por sorte!
Lau
Tenho até vergonha de contar, mas em maio deste ano, eu atravessava a Ponte da Artes e crianças (se passando ou não) de surdas-mudas vinham com uma prancheta, pedindo uma colaboração pra sua entidade. Em 7, quando viam que as pessoas abriam a carteira, pediam 20 euros ( o que para nós brasileiros é bastante). Eu fui dar uma moedinha de 2 euros, então elas me incomodaram tanto que dei uma nota de 10. Uma criança maiorzinha até arriscava falar inglês. Então um casal francês passou e alertou que era ladrões. Mas nisso eu já havia perdido dinheiro. Fiquei muito baixo astral depois, muito mesmo. No dia seguinte vi as mesmas crianças na saída da missa de Notre Dame, aproveitando de momentos de comoção dos turistas. É preciso dar um jeito nisso. Já alertei muitos amigos meus que viajarão este ano. Mas é muito chato.
Carlos Jr
Não custa nada estar sempre atento! As coisas básicas de sempre como não deixar nada nos bolsos de trás; se estiver com mochila no metrô, colocala para frente; e ignorar quem lhe chama a atenção para anéis, abaixo-assinados e etc. devem fazer você passar à margem destes problemas em Paris. Com estes cuidados básicos é só curtir esta indescritível cidade!!
Emma Marcon
Estive em Paris em abril deste ano. E também já sabendo do problema andava cuidando. Mas confesso que não percebi nada e nem vi ninguém ser roubado. É um problema a ser tratado seriamente, assim como eu muitos turistas não deixariam de ir ou voltar a Paris, mas conheço pessoas que disseram que não voltariam mais por não se sentirem seguros.
Katia simoes
Em fevereiro/2013 fiquei impressionada com a grande quantidade de tais “meninas” . Achei muito decadente. Mesmo sendo sem “violencia, eh um estresse ficar o tempo todo driblando tais criaturas. Tambem fui seguida pelo camarada de casaco de couro com o ja batido golpe da alianca, acho que devia estar com cara de boba! Confesso que retornei ao Brasil meio irritada, pois todo dia tinha uma novidade! Deve ser a tal recessao!
Nick
Em Paris nunca tive problemas, e olha que ando muito de metrô quando estou na cidade, mas sempre fico atento e não dou chance pra esse tipo de golpe. Onde realmente achei muito mais perigoso, foi na minha última estada em Barcelona, lá a coisa está bem séria.
Luisane Vieira
Em maio fui avisda de pickpockets em todos os lugares (metros e museus principalmente). Confesso que corta a onda. Andei muito, inclusive de metro, procurando estar atenta e nada aconteceu. De toda forma, como não usam de violência, menos mal. Mas ouvi vários relatos de pessoas que ficaram sem dinheiro ou passaporte , a questão é séria.
Ana Silva
Aconteceu comigo em junho de 2012.
Fui cercada na entrada do Museu d’Orsay . Me afastei dizendo “não” e atravessei a rua. Quando cheguei do outro lado, meu casaco (que estava amarrado na alça da bolsa) tinha sumido.
Em outro dia, andando pelo Sena, percebi um rapaz caminhando em minha direção com um casaco de couro e mãos no bolso. Como o dia estava quente, desconfiei. Andei mais rápido e quando cruzamos ele se abaixou e começou a gritar como se tivesse caído algo meu… Como já tinha lido sobre esse truque aqui no Conexão, continuei andando mais rápido ainda e nem olhei para trás. O engraçado é que não percebi que tinham dois japoneses atrás de mim…que correram junto comigo…rsrs… Trocamos olhares de entendimento e sorrimos…
Viajei sozinha para Paris e andei a pé por toda a cidade. Só nos pontos turísticos percebi o assédio das romenas. Não usei o metrô, por medo e não me arrependo. Fiz tudo a pé. Chegava exausta no hotel, mas maravilhada…