Há alguns anos jovens romenas roubam parisienses e turistas sem menor pudor ou receio. São todas menores e européias. A polícia as prende e algumas horas mais tarde a justiça as libera.
Graças às redes sociais o fato se tornou conhecido rapidamente e, de repente, o governo ficou preocupado com a imagem negativa de Paris e com possível desvio do fluxo de turistas em direção a cidades mais seguras.
Por isso, nestes dois últimos meses os policiais estão mais presentes e mais visíveis nos pontos turísticos de Paris.
Alguns chefes de gang romenas foram presos, julgados e condenados.
Nos corredores do metrô, escutamos, várias vezes por dia, o anúncio de alerta: atenção, jovens ladras acabaram de entrar na estação! Cuidado com seus pertences!
Apesar do esforço da polícia e do governo, na minha opinião esta batalha é perdida. Se os policiais se encontram diante da Pirâmide do Louvre, elas se deslocam para a rua Rivoli, na lateral do museu. Se a polícia está no jardim Tuileries, pode ter certeza que elas estão nas margens do Sena.
E mais, estas jovens ladras percebendo que já são facilmente reconhecidas trocaram de “fantasia”. Antes se vestiam com moletons, tênis, blusão amarrado na cintura, lenço no cabelo ou então saias longas.
Daqui para a frente fiquem de olho em jovens bem vestidas, salto alto e uma bolsa de marca – de preferência Vuitton – pendurada no braço. Nunca andam sozinhas e sim em pequenos grupos de três ou quatro. Entram em contato com a vítima e enquanto três criam agitação em torno da pessoa, a quarta rouba bolsos e bolsas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
87 Comentários
Erica
Gente, estou em Paris há um mês, fico por mais dois… Nas minhas andanças já vi golpes do “abaixo-assinado”, nada mais. Uso o metrô umas quatro vezes por dia e nunca vi nada! Meu grande problema está sendo o assédio por parte de imigrantes turcos, portugueses, italianos… Principalmente em pontos turísticos, como Louvre, Champs-Elysée, Sacré Coeur… Eles chegam, percebem q estou sozinha, e começam com umas cantadas ridículas, e o pior: ñ param de me seguir!!! Nunca tive esse tipo de problema em nenhum outro lugar do mundo. E é TODA SANTA VEZ q vou a lugares turísticos, me sinto muito insegura! Alguém sabe o que fazer? Paris está perdendo a graça por causa disso =(
Itamar da Silva Miranda
Trabalho em Paris, já fui umas 40 vezes. Já ví esse bando de ladras diversas vezes e elas nunca roubam nos pontos turisticos, agem dentro dos trens, metrôs e nas grandes estações. Lembro de uma delas, quando era bem pequena. Tenho um amigo policial lá e ele disse exatamente isso, que são presas e soltas na mesma hora, tipo aqui no Brasil.