O Rio Sena, que corta Paris ao meio, forma duas ilhas, que ficam no centro da cidade: a Île de la Cité e Île Saint-Louis.
A Île de la Cité é o coração histórico de Paris, é onde a pequena cidade de Lutecia nasceu. Não à toa, é aqui que se encontram os principais monumentos medievais da cidade: a Sainte Chapelle, a catedral Notre Dame e a Conciergerie.
A Notre Dame dispensa apresentações. Além de conhecer o interior da catedral, não deixe de subir no alto da torres. Além da linda vista da cidade, você poderá ver de perto as famosas e monstruosas gárgulas, as esculturas que fazem parte do sistema de escoamento de água da construção. E, claro, os imensos sinos!
A Sainte Chapelle e a Conciergerie ficam dentro do atual Palácio de Justiça do Estado Francês e são resquícios do primeiro palácio real da cidade, residência dos reis antes de o Louvre ocupar este lugar.
A Conciergerie foi utilizada como prisão – tendo Maria Antoineta como sua mais famosa prisioneira. A coitada saiu daí diretamente para a guilhotina que estava armada na atual praça da Concordia.
Você ainda vai encontrar na Île de la Cité a famosa Pont Neuf. Apesar do nome (ponte nova, em francês), trata-se da ponte mais antiga da cidade. A ponte liga as duas margens do Sena, tendo ao meio a Île de la Cité.
A pontinha da ilha forma um pequena jardim, chamado Square du Vert Galant, que fica no nível do rio Sena. Desça até lá e faça um gostoso piquenique vendo o movimento dos barcos no rio.
Indo em direção a outra ponta da ilha, quando chegar atrás da Notre Dame, peque a ponte Saint Louis que liga as duas ilhas. Nos finais de semana, essa simpática ponte de transforma em um enorme palco a céu aberto, com apresentação de músicos e artistas de rua.
Ao contrário da Île de la Cité, a ilha Saint Louis é residencial. Não há monumentos como na Île da la Cité: o silêncio (várias ruas são exclusivas para pedestres) é o seu maior charme, além da elegância das construções com suas belas fachadas.
Seguindo pelo Quai Boubon repare as mansões do século XVII. Em uma delas viveu Camille Claudel. Admire o Hotel de Nevers no número 25 e a Maison do Centauro no 45. No Quai de Béthune outras belas fachadas como o Hotel de Richelieu no número 16.
Após um passeio pelas margens do Sena, pegue a rua central que se chama Saint Louis en Île para tomar um sorvete Berthillon que está no número 31 desta rua.
Imperdível!
Compre ingressos para as torres da Notre Dame, Conciergerie e Sainte Chapelle na lojinha do Conexão Paris e evite filas nos locais.
Conheça os apartamentos para alugar na Île Saint-Louis da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
49 Comentários
Eduardo
Retificando – 1ª vez, ao invés de 1ª vex.
Eduardo
Vou amanhã para Paris ( 1ª vex ). Estou muito feliz. Aproveito para deixar um a informação. A Maria Antonieta foi decapitada no local, praça, onde , atualmente, tem o Obelisco que veio de Luxor. Um abraço, a todos.
Adriana
Maria Lina,
Estou excitadíssima!!! A cada visita ao Conexão, encontro mais dicas e lugares imperdíveis… Chego dia 30/05 fico 3 dias , vou ao leste europeu e retorno a Paris para mais 3 dias até 02/07. Muito Obrigada pela disposição em ajudar seus compatriotas a se divertirem na cidade luz.
Bjs!
Lucia
Maria Lina
Parabéns, sempre apresentando e lembrando o melhor como os sorvetes de Chez Bertillon.
Eu me lembro que nos anos que morei aí quando atravessava o Sena e olhava para estas ilhas, o dia se iluminava de beleza e alegria de estar ali!
Beijos e sucesso no novo endereço !
Majô
Maria Lina, quando ganhar na mega sena compro um apartamento na île de St. Louis, adoro !!
beijos,
Majô
Constance Escobar
As ilhas do Sena estão, pra mim, entre os mais belos cenários de Paris, em especial a Île Saint Louis, onde parece que voltamos no tempo. Jamais me esqueço de uma caminhada que fiz na Île Saint Louis, às margens do Sena, num dia lindo se sol, saboreando um Berthillonde caramel au beurre salé. Inesquecível!
Outro lugar encantador que você mencionou é a Place Dauphine, extremamente bucólica, linda…
Beatriz
Lina, Bom dia.
Que passeio lindo vc nos propõe para hoje….adoro caminhar por essas ruelas. Ainda na rue St Louis em L’ile tem uma loja carioca, Sobral, que fabrica peças lindas em resina.
Bjs
Bia
Mariana
Que delícia passear com o Blog Conexao em Paris!
Eu moro também na França, mas no Leste, no campo. Conto a nossa vidinha aqui no meu blog: totalmente o contrário desse Paris tao cultural, tao monumental, mas também muito bonito.Em tgv estamos a pouco mais de uma hora de Paris, mas no dia a dia fica difícil ir… Nós moramos na Meuse:
http://aquinameuse.blogspot.com
Gustavo
Desculpe te corrigir mas moro em paris e conheco um pouco da historia, maia antonietta foi decapitada na famosa pra ça da bastinha na revoluçao francesa. abraço