Eu conhecia as informações contadas por um amigo engenheiro da RATP em jantares de verão na Córsega. Mas nunca tinha visto as fotos.
Durante a segunda guerra mundial as estações de metro Arsenal, Champs de Mars, Croix Rouge e Saint Martin foram fechadas. Após a guerra, a RATP as manteve fechadas porque elas estavam próximas demais de outras estações (a distância média entre as estações é de 500 metros).
As estações Haxo e Molitor nunca entraram em funcionamento e não estão ligadas à rede parisiense. Elas existem inacabadas e servem, assim como as citadas acima, de refúgio para uma população que vive dentro do metrô parisiense (vocês se lembram do filme Subway de Luc Besson com Christophe Lambert?)
O acesso a estas estações abandonadas é feita pelos túneis por onde circulam os metrôs. Aventura perigosa e totalmente proibida porque um dos trilhos, o mais alto, possui uma carga elétrica de 500 volts. Apesar da presença de guardas acompanhados por cachorros, grupos de jovens e de sem-teto conseguem escapar da vigilância e, à noite, percorrem os túneis para dormirem nos velhos vagões abandonados.
De acordo com meu amigo, o pior horário para os condutores do metro é o primeiro horário da manhã. Esta primeira viagem do dia deve ser em ritmo mais lento, um cuidado especial para tentar evitar atropelar pessoas que porventura dormem sobre os trilhos.
Leia também:
Acesse no site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
67 Comentários
Anna
Adorei o depoimento no site sleepycity sempre tive fascinio por essas histórias fantasmagóricas do metro, velhos vagões, estações fantasmas, túneis abandonados etc… é como um pedaço de história que ficou enterrado esquecido durante décadas… esperando que alguém louco como esses australianos do sleepycity venham desenterrar kkkkkk! Para quem gosta disto como eu, eu aconselho a linha 10, ela atravessa uma estação fantasma (croix rouge) e cruza alguns velhos vagões abandonados (décadas de 50-60). Eu acho o máximo. Por informação a estação “fantasma” Porte de Lilas ė muito usada como cenário de filme e pode ser alugada pela bagatela de 15.000 euros. Existe também um Projeto municipal de transformar a estação Haxo em piscina ou cinema. A suivre!
Mariana
Olá. Acompanho o CP e adoro as informações.
Estou indo pra Paris agora em junho pela primeira vez. Gostaria de saber até que horas funciona o metrô e os ônibus e até que horas é seguro andar de metrô?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Mariana, o metrô funciona até uma hora da manhã nos dias úteis e até duas horas nos fins de semana e feriados. Os ônibus param um pouco antes, mas existe alguns ônibus noturnos que transitam durante o período em que o metrô está fechado. Pesquise nesse site: http://www.ratp.fr/. De forma geral é seguro andar no metrô.
Abraços.
Yuri
“Eu conhecia as informações contadas por um amigo engenheiro da RATP em jantares de verão na Córsega. ” -> Acho que essa citação pegou mal. Soa bastante supérfluo e não adiciona nada ao texto.
Fátima caldas
Sempre q fui à Paris usei o métro e sabe, nem reparei aspecto sujeira, vi mendigos , gente que dorme nas estações , mas muito eficiente o métro. E adorei este post , muito bom ; e Paris é espetacular, amo esta cidade . Paris ❤️ . Moraria em Paris e amaria tudo .
liana
Isac, é muito frio e lhe sugiro que leve suas luvas ou as compre por lá o que é mais dificil. olha, o melhor agasalho é essa capa fininha que chamamos de quebra vento, que os motoqueiros usam em São Paulo, pq meu amigo, vem muito frio e um ventinho frio pela frente,. mesmo em maio sempre tem um ventinho frio e nada como adoecer em uma viagem por descuido,então é melhor ir preparado.
Eliana Barbosa
Super interessante o assunto…embora sombrio como disse a Kika Mello. Também li a excelente matéria da National Geographic.
Kika Mello
Encontrei um site interessante para continuar a se aprofundar no tema da Paris subterrânea:
http://www.igc.explographies.com/
Kika Mello
Jane e Patrícia Venturini
De nada!
Um abraço.
Patrícia Venturini
Kika Mello
Ótima a dica da revista!
Jane
Loulou e Kika Mello
Cidades Ocultas!Ótima dica!