Eu conhecia as informações contadas por um amigo engenheiro da RATP em jantares de verão na Córsega. Mas nunca tinha visto as fotos.
Durante a segunda guerra mundial as estações de metro Arsenal, Champs de Mars, Croix Rouge e Saint Martin foram fechadas. Após a guerra, a RATP as manteve fechadas porque elas estavam próximas demais de outras estações (a distância média entre as estações é de 500 metros).
As estações Haxo e Molitor nunca entraram em funcionamento e não estão ligadas à rede parisiense. Elas existem inacabadas e servem, assim como as citadas acima, de refúgio para uma população que vive dentro do metrô parisiense (vocês se lembram do filme Subway de Luc Besson com Christophe Lambert?)
O acesso a estas estações abandonadas é feita pelos túneis por onde circulam os metrôs. Aventura perigosa e totalmente proibida porque um dos trilhos, o mais alto, possui uma carga elétrica de 500 volts. Apesar da presença de guardas acompanhados por cachorros, grupos de jovens e de sem-teto conseguem escapar da vigilância e, à noite, percorrem os túneis para dormirem nos velhos vagões abandonados.
De acordo com meu amigo, o pior horário para os condutores do metro é o primeiro horário da manhã. Esta primeira viagem do dia deve ser em ritmo mais lento, um cuidado especial para tentar evitar atropelar pessoas que porventura dormem sobre os trilhos.
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67 Comentários
Jane M.
Célia
Seu comentário me ajudou a compreender como é o metrô de Paris.Ainda bem que eu adoro caminhar…
josé rodrigues
O metrô em São Paulo é incomparavelmente mais limpo que o de Paris parece que trocaram de lugar os dois.
Mas a eficiência do metrô parisiense é piada, tinha uma estação em cada esquina da quadra do meu hotel.
É surpreendente as pessoas entrarem no metrô lendo os jornais e papéis e jogarem no chão, a gente vai com uma impressão e vê outra coisas.
Quanto à insegurança não tive maiores sustos ou preocupações e usei os trens entre 22, 23 e até 24 horas.
Abraços
Elvira
Que interessante.
Eu não sabia.
Bjs.
Elvira
Célia
Lima, estive c meu marido em Paris, chegamos dia 14/02, andamos de metro para todos os lados, a estação Champs de Mars eh sinistra, tem gente requisita , vimos pessoas pulando as catracas para n pagar , um clima esquiando, fora q dentro do metro, naquele dia tinha 2 homens bêbados c as garrafas nas mãos e uma mocinha de uns 18 anos q estava c eles totalmente embriagada tb, qdo descemos encontramos a policia averiguando se cada um tinha o bilhete , de um modo geral , achei o metro mal cuidado e as estações tb, adoro as dicas do conexão .
conexaoparis
Célia
Entendeu porque prefiro os ônibus?
Jane
Fiquei fascinada por este post.Legal as fotos e as indicações dos textos.
Francy
Oi Lina ! Não me surpreende este lado de Paris. O charme dos mendigos parisienses ,já é coisa do passado ,a verdade é que como Nova York, São Francisco etc…a população de rua aumenta e assusta .Em NY, já assisti um documentário sobre a vida a noite nos subterrâneos do metrô.O Brasil surpreende em muitas coisas, uma delas é o metrô ,uso no Rio , é limpo ,seguro e da zona sul à cidade ,é sem dúvida o melhor meio de transporte.bjs
conexaoparis
Francy
Os metros do Brasil sçao realmente surpreendentes. Limpos, incrivelmente limpos.
FalaTurista
Mais informações para a galera que gosta de Paris, ou não gosta né?! hehe Parabéns pelo post! Adorei as fotos!
Luciana
Nossa, que post interessante!
Mas confesso que senti uma grande aflição lendo e vendo as fotos.
LuciaC
Fantástico post, Lina!
Eu adoro saber destes mistérios de Paris, mas como você não curto muito os odores e os corredores do Metroplitain.
Também li a belíssima reportagem de Neil Shea no National Geographic.
Por coincidência, neste domingo. devorei o assunto dos catafilistas.
E tem o lago embaixo do Palais Garnier!
Bem dizia Madame que do Esmeralda era só encontrar a boca de lobo e um tunel passando por debaixo do Sena levaria até a Notre Dame.
Só me faltava Djali