Eu conhecia as informações contadas por um amigo engenheiro da RATP em jantares de verão na Córsega. Mas nunca tinha visto as fotos.
Durante a segunda guerra mundial as estações de metro Arsenal, Champs de Mars, Croix Rouge e Saint Martin foram fechadas. Após a guerra, a RATP as manteve fechadas porque elas estavam próximas demais de outras estações (a distância média entre as estações é de 500 metros).
As estações Haxo e Molitor nunca entraram em funcionamento e não estão ligadas à rede parisiense. Elas existem inacabadas e servem, assim como as citadas acima, de refúgio para uma população que vive dentro do metrô parisiense (vocês se lembram do filme Subway de Luc Besson com Christophe Lambert?)
O acesso a estas estações abandonadas é feita pelos túneis por onde circulam os metrôs. Aventura perigosa e totalmente proibida porque um dos trilhos, o mais alto, possui uma carga elétrica de 500 volts. Apesar da presença de guardas acompanhados por cachorros, grupos de jovens e de sem-teto conseguem escapar da vigilância e, à noite, percorrem os túneis para dormirem nos velhos vagões abandonados.
De acordo com meu amigo, o pior horário para os condutores do metro é o primeiro horário da manhã. Esta primeira viagem do dia deve ser em ritmo mais lento, um cuidado especial para tentar evitar atropelar pessoas que porventura dormem sobre os trilhos.
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67 Comentários
Rogerio
Lina, o post é super interessante, faz 20 anos que fui a Paris pela primeira vez e sigo apaixonado pela cidade, mas venho reparando que as coisas estão complicadas, os pobres de Paris são famosos na Literatura.
Imagino que o parisiense tenha se deslocado para o interior. Vejo Paris, infelizmente, decadente e pobre.
Amo a cidade, espero poder voltar muitas vezes ainda só para poder dar um passeio pelo metro sujo, pelas ruas pouco cuidadas e prédios velhos, Ir por um sorvete na Berthillon , um montblanc no Angelina.
Feliz voce que pode desfrutar de toda vida cultural que a cidade oferece!!!
Boa viagem, de metro…
Beth
Eu acho que estas estações desativadas são usadas nas locações de filmes e seriados de época, especialmente da IIa. Guerra Mundial.
Já vi a estação Croix Rouge nesses filmes umas 3 vezes, utilizando inclusive vagões de época, risos.
Marcello Brito
Eu me lembro do filme Subway sim….bem anos 80. Mas agora me lembrei foi do REPARAÇÃO. Não o filme que é fraco mas do livro.
Marcello Brito
Post Maravilhoso Lina!!
Adooooro essas estorias que se juntam aos canais do esgoto e aos tuneis das tumbas que dizem tb existir por toda a Paris e que ja me disseram que tb são lugares de encontro e raves proibidas.
Alias, nao sei se procede mas ja li em algum canto que a existencia dessas tumbas subterraneas e dos canais de esgoto é o que delimita de fato a altura dos predios nas areas mais historicas de Paris.
Guilherme A.
Show de bola. E o site indicado é fantástico. O mais legal são os detalhes dos trens antigos, como os desenhos entalhados nos vidros e os bancos. Sem falar nas propagandas dos anos 40.
Fernanda Z
Que post interessante ! As fotos estão ótimas.
Lenna
Lina,
impressionante esse post! Sempre achei fascinante a história desta vida subterrânea de Paris, apesar de todos os aspectos negativos. Tinha lido muita coisa e vi o filme “Subway”, mas as fotos e o depoimento anexados aqui têm detalhes importantes.
Cláudia Oiticica,
já tinha ouvido falar das visitas guiadas. Tomei nota do site que indicaste.Grata pela informação.
Abrs.
eidia
Amei, amei. Adoro este tipo de informacao.
Cláudia Oiticica
Lina, o post ficou ótimo! E o site que você linkou é super interessante. Valeu mesmo a dica do André e da Patrícia. Sempre me interessei por esse lado menos conhecido de Paris e gosto de livros que retratam isso.
Já tinha lido sobre o assunto e me lembro também quando você postou sobre a campanha da Sonia Rykiel numa estação fechada.
Para quem quiser conhecer esses lugares de uma forma legalizada, tem uma associação de membros da RATP que promovem visitas guiadas uma vez por mês.
http://ademas.assoc.free.fr/balades.htm
Suely
Paris tem realmente uma cidade em cima e outra embaixo,tantos túneis,muito interessante.Aqui em São Paulo falta metrô em tantos bairros e Paris se dá ao luxo de ter estações desativadas.
Patrícia,a propaganda da Maizena e os vagões de primeira classe também chamaram a minha atenção.
Maurício,a diferença dos mendigos do Brasil e dos de Paris é que os nossos tem uma garrafa de pinga em vez de vinho ao lado,são mais chiques,rsss…