Li uma breve notícia no FahionMag.com sobre uma pesquisa em torno dos objetos de desejo das européias. As italianas e espanholas sonham sobretudo com um par de sapatos Louboutin. As alemãs fazem tudo para possuirem um pequeno casado de couro fashion. As inglesas correm atrás de um casaco alta costura vintage. E as francesas? Estas elegem a bolsa o objeto de todos os desejos.
Por isto, talvez, a análise do sociólogo Jean-Claude Kaufmann sobre a relação entre a francesas e sua bolsa. Resumindo o livro que acabou de ser publicado, teríamos o seguinte resultado.
– a bolsa é mais que um acessório, é um desejo profundo;
– a bolsa representa a parte mais íntima da mulher e está ligada à contituição da identidade feminina; ela contém os papéis de identidade mas também fotos, lembranças de momentos carregados de afetividade, objetos preciosos situados além de toda análise racional.
– a bolsa é uma companheira fiel, amiga íntima que tem resposta para tudo. Ela está sempre ao lado, pronto para às necessidade funcionais, afetivas e sociais;
– a bolsa tem dupla função. O interior é um mundo à parte, fora da vista e do julgamento dos outros. O exterior gosta de se exibir e define o poder social da proprietária. Graças à bolsa, você será olhada com mais respeito. Séculos passados a bolsa era usada somente no domingo e continha o missal. A emancipação feminina foi acompanhada pela evolução do papel da bolsa.
– a bolsa é uma arma psicológica para aumentar a auto estima.
Para finalizar, a bolsa será sempre somente feminina? Após uma tentativa frustada de bolsas masculinas nos anos oitenta, talvez os homens sejam obrigados a terem uma bolsa pendurada no braço. Os bolsos não conseguem mais suportar os iPads, iPhones e tudo mais.
Mas de acordo com Kaufmann, o interior destas bolsas/pastas masculinas será sempre decepcionante e pobre. Não terá todos estes sinais ligados à vida como farelo de biscoitos do lanche das crianças.
Jean Pierre Kaufmann. Le sac, un petit monde d’amour, Editora Lattes, 2011.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
Célia
No Renaissance Arc DE Triumph hotel tem o ganchinho de segurar bolsa, hotel 5 estrelas, recomendo
Claudia Amado
Ha!!!!! Comprei, é linda de nylon azul cobalto, dá pra viajar como bolsa de mão. Nada de relar elazinha no chão, pra não jogar minha sorte fora e fugir das bactérias como a vovó tb me ensinou.
Com as bolsas eu sou como coração de mãe sempre cabe mais uma, porém de uns tempos pra cá o coração balança por bolsas de nylon bem leves e impermeáveis pra viajar.
jane curiosa
Beth
Cadê história do pé de louro?
jane curiosa
Jacqueline
Não desista,você ainda vai encontrar seu estilo.Aí precisará de menos bolsas.
Mas fiquei aqui analisando:uma bolsa só?Eu não consigo geente!
As necessidades são múltiplas.
Bolsa de palha,bolsa mole,com brilho,sem brilho,bolsa para o note,bolsa para o net;bolsinha para o celular;bolsa de verão,para vestido levinho,para casaco pesado,bolsa para percurso longo,outra para ir só até ali…socoooorro!
Nãaao,uma bolsa só ?!Para dar certo comigo só se for a Bolsa de Valores.
Jane e Lucia C,vocês devem ser muito zen e possuir muito equilíbrio.
Jane
LuciaC
Também gostei do seu texto.Assim como você também sou mulher de uma bolsa só…ou quase uma (risos)
Aurea Costa
LuciaC
Otimo seu texto. Gosto muito de bolsas mas não sei ficar trocando cada vez que saio. Aconteceu mais de uma vez que dias após ter trocado de bolsa, é que vou notar que andava sem carteira de habilitação, de dinheiro, etc. Já foi preciso ate meu marido ir me buscar no Shopping porque nao tinha dinheiro nem pra pagar o estacionamento. Com sapado, se fico em duvida com dois outres modelos, depois de prova-los varias vezes, a vendedora me convence levar pelo menos dois. Acontece que depois me vejo usando sempre so um deles, até ficar bem gostoso nos pés.
Jacqueline
Jane Curiosa, sua idéia seria excelente se eu não adorasse ficar olhando meus tesouros. Só limito a vinte e depois disso vai para amigas ou brechó.
Luciac, meu caso também é de paixão a bolsas. A todas.
E elas estão sempre limpinhas, viram? Não se aplica essa observação do Fantástico.
Adorei a discussão. Acho que o assunto rendeu bastante.
Esse blog é o máximo e esse pessoal que o frequenta também.
Parabéns a todos. Especialmente ao aniversariante.
jane curiosa
Cecília B
Grande idéia essa de usar uma bolsa para entregar ao ladrão.
Ai,ai…é também mais um motivo para termos mais bolsas,rs
Adriana Pessoa
LuciaC,
adorei seu texto!
Bjs
Beth
LuciaC
Gostei da sua relação filosófica com A Bolsa…