A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia. As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.
Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.
A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas de metro e RER.
Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.
Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.
Alguns conselhos: se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.
Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.
Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.
Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.
Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.
Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.
E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.
Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- O que evitar no metrô parisiense?
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
163 Comentários
Luana
Retornei agora de Paris e estava hospedada bem próximo à estação Les Halles e achei um privilegio ter a Chatelet tão próximo com todas as syas conexões. Foi a minha primeira vez em Paris e eu não falo francês e achei a estação bem sinalizada, bem melhor que as de Roma. Até para ir ao aeroporto, usamos a Les Halles e foi bem tranquilo. Concordo com a Jane Curiosa…
Artur
Gente, que exagero.
Leany Vilhena
Ótima dica! Obrigada! Ficarei atenta quando visitar novamente essa encantadora cidade!
Eduardo Vieira.
Olha, eu também não gosto muito dessa estação, mas para quem fica hospedado no Quartier Latin ela é praticamente obrigatória, pois é onde a linha 4 cruza com a linha 1. Eu me acostumei a fazer as baldeações necessárias. O movimento e a sensação de insegurança realmente existem e são acima do que se espera em um turismo europeu, mas não é nada demais para quem já encarou a estação da central no Rio.
Maria da Glória
Em questões de roubo, senti mais insegurança na Gare do Nord.
ana
Piorou em cima tb, com a reforma do shopping que já dura mais de 2 anos!
Séfora Leite
Ela é muito bem sinalizada e musicas Lindas sempre tem lá. Meu marido desenrolou rapidinho mas é claro que sempre que podíamos evitávamos e parávamos em outra mais próxima .
Pedro Luis de Martini
Concordo com tudo que foi escrito, mas não posso deixar de admirar esta estação. Seja por sua condição tecnológica ou seja pelos seus préstimos para o serviço de transporte público de Paris. Talvez essa minha “queda” pela Châtelet seja por que na minha primeira vez em Paris (1997), fiquei hospedado a uma quadra da estação e tive que usá-la diariamente. Me acostumei e me apaixonei pela cidade…
Herbert
Eu odeio Chatelet e evito tbm, concordo com vc Lina, é muito agitada e grande. Só ando em Chatelet se for o jeito. De dia, com relação aos furtos, é tranquilo, basta ter atenção que vc não será roubado. Mas a noite evite esta estação, pois vários guetos ficam alí dentro e deve acontecer tudo que não presta, se é que vcs me entendem. A primeira vez que andei em Chatelet de madrugada fiquei com medo. Depois disso, nunca mais…
Mayra
Desculpa querida mas na minha opinião chatelêt não é tudo isso que foi dito em seu blog. Muito pelo contrário, a mesma é uma gare bem sinalizada e quanto a violência? Perigoso é o que vemos nos noticiários brasileiros.