A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia. As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.
Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.
A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas de metro e RER.
Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.
Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.
Alguns conselhos: se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.
Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.
Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.
Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.
Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.
Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.
E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.
Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- O que evitar no metrô parisiense?
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
163 Comentários
Clarissa BD
Fala sério! Coloque-me 500 vezes em quaisquer destas duas estações e serei muuuuuuito feliz!!!
Cristina
Pode ser uma estação confusa mas realmente os músicos são incríveis. Até parei para dançar com a música de um grupo húngaro que sempre fica lá. Vale a parada. Nos divertimos muito.
Victor
Achei um tanto quanto exagerada a matéria. Estive em Paris do dia 25/12 ao dia 09/01/14 e passei diversas vezes pelas duas estações com mala pesando 23kg, mochila, sacolas de compras e até de mãos vazias e não me perdi nem foi um caos. É mais complicado mesmo com malas no horário de pico mas nasa catastrófico alem de bem sinalizado e com funcionários da companhia de transporte para auxiliar quem precisar. Muito mais facil e tranquilo do que o metrô de São Paulo. Não tem empurra-empurra.
marcelo
fui ao aeroporto e não tive problema. mala pequena e carteira e passaporte bem escondidos. abraço!
Dora
Sempre que vou à Paris me hospedo na Rue du Louvre, que fica bem próximo à Chatelet Les Halles e confesso que uso-a sempre que necessito, pois tem acesso fácil o aeroporto. Uma dica é para quem não fala francês, deve antes informar-se qual a saída deve acessar. Nos dias de hoje acho meio difícil as pessoas sentirem tal dificuldade pois muitas pessoas na internet passam suas experiências e o google está aí para nos ajudar. Mesmo conhecendo Paris, todas as vezes que vou a um lugar novo procuro antes fazer minhas anotações de que metro devo tomar… ou qual a direção etc… fica fácil e você não precisa ficar demonstrando que é “turista” com aqueles famosos mapa nas mãos.
Paris mudou muito nestes últimos anos, mas continua apaixonante como antes.
Cristina
Com o app Guide Metro de Paris da Fogdens fica muito fácil!
Jota Neto
Nada contra Châtelet e tudo contra o chato e desnecessário politicamente correto.
Sue Ellen
Recentemente usei a estação no trajeto Aeroporto – Hotel e foi um caos.
Mala pesada, muita gente, muitas escadas. Nesse caso é melhor buscar outro meio de transporte.
france dias rocha
Oi Lina. descobri hoje um site da RATP transports à Paris que é bárbaro….vc coloca o local onde vc está, o destino pretendido e aparecem todas as opções de transporte públicos, com o itinerários, eventuais trocas de linha ( metro ou ônibus, etc), se quer andar mais ou menos ou se quer chegar mais rápido. é possível que vc já conheça, mas eu e mais um monte de pessoas não. Tudo de bom…
Fábio Turque
Eu e minha familia estivemos em Paris em janeiro deste ano. Chegamos no dia 31/12/12. No CDG pegamos o RER com destino a estação Châtelet. Eu, Mirian, os meninos e malas. Confesso que foi complicado. Nosso apartamento ficava localizado perto da rue Rambuteau e tínhamos que ir com a linha 11 do Metro. Foi tenso andar pela estação super lotada carregado e cansados. Mas no final deu tudo certo graças a organização de Paris. Depois descobri que deveria ter evitado. Mas só indo a Paris para aprender. E afinal, estávamos em Paris!