A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia. As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.
Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.
A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas de metro e RER.
Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.
Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.
Alguns conselhos: se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.
Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.
Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.
Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.
Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.
Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.
E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.
Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- O que evitar no metrô parisiense?
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
163 Comentários
Denise
Jane Curiosa
Perfeita sua analise , e adorei a palavra pertinacia ! Ou sera que tambem nao podemos usa – la ?
Racismo no Brasil nunca vai acabar , pois meu marido e negro ( pardo ) e eu sou branca , ja nem sei mais como se fala atualmente , somos medicos e quando vamos a algum shopping de luxo aqui no Rio de Janeiro , notamos algumas vezes que nos olham atravessado , naturalmente pensando que ele e jogador de futebol ou cantor de pagode . Kkkkkk . Ah , so mais um comentario , ele acha esse tal de politicamente correto uma bobagem . E vive La France !
Suely
Châtelet…Châtelet…o anúncio da estação soa como música nos meus ouvidos…saudades…
Lenna Ranghetti
Angela, a estação Saint-Michel/Notre também é grande e movimentada, pois é central e tem muitas linhas. Mas, não é tão grande e movimentada como Châtelet/Les Halles, que, provavelmente, é a que tem maior número de pessoas circulando por dia.
Isabella
Definitivamente, o Conexão Paris é essencial para uma viagem tranquila. Cada vez que leio aprendo dicas indispensáveis para meu roteiro de viagem. Essa da estação Châtelet foi maravilhosa já que será a mais próxima do meu hotel, então não terei como dela fugir.
Acrecendo só o ótimo aplicativo para ipad/iphone do RATP, pois não só faz o trajeto desejado (facilitando o quebra-cabeça) como também indica as saídas das estações, como a foto anexada na matéria. Fica a dica! 😉
Mais uma vez, obrigada Lina!
Eymard
Jane, ontem comentei mas não sei porque não apareceu. Dizia eu: “tristes” trópicos! Tropico no caminho. Até palhaçada já não podemos fazer impunemente. Sorrir a la gioconda? Cuidado com os direitos autorais!
Lina
Eymard
Às vezes um comentário é engolido pela anti spam. Deve ter acontecido isto com o seu.
Angela
Oi Lina!!
Agradeço as informações!!
Estou indo a Paris em abril pela 1ª vez e pretendo descer do RER vindo do aeroporto na estação Saint Michel – Notre Dame, para depois ir até a estação dos Invalides. Te pergunto: a Saint Michel é assim tb como a Chatelet? Fiquei um pouco apreensiva pois vi que são bem próximas. Obrigada! Um abraço!
Lina
Angela
Você já foi muito bem informada, Saint Michel é menor. Não se preocupe.
José Rodrigues
Também sou um saudosista do anúncio da estação, duas vezes e com entonação diferente, alguém sabe o motivo?
Achei a estação enorme, com péssima sinalização e feia.
Quanto ao patrulhamento, falta do que fazer o que importa é o bom senso e não os exageros do politicamente correto.
Perfeita a observação do sorriso amarelo.
Aliás, será ofensivo associar amarelo a orientais?
Se formos por aí onde vamos parar?
Renata Capute
Eu e meu marido brincávamos que aprenderíamos falar francês dentro do metrô, ouvindo e repetindo audivelmente, sem nenhuma vergonha kkkkk – os nomes das estações. Mas mesmo nas minhas idas e vindas de metrô (andei muito) a pior estação de todas foi a Opera que estava muito cheia no horário que tivemos que descer lá e uma senhora grossa me marcou. Mas uma coisa que nunca me saiu da cabeça foi uma moça do mercado de flores nos ensinando ir para algum lugar e ficava repetindo: …le chátilê…? lindo!!!
Maria José
Oi Lina, muito bom seu blog! Chegamos, eu e tres familiares, a Paris no dia 29 de abril até 6 de maio e nos hospedamos no Victoria Chatelet. Ficamos preocupados com essas informações sobre a estação porque parece ser a mais próxima só nosso hotel. Socorro! Evitamos essa estação? Ab. Maria José
Lina
Maria José
Todos nós somos obrigados a passar por Châtelet. Por isso escrevi o texto. Mas o Victoria Châtelet é tão bem localizado que você vai conhecer Paris a pé. Não vai pegar metro.
Nick
Oi Jane, adorei !!! Também acho que deveríamos abolir essa expressão: “deu um branco”…pois trata-se de um esquecimento, coisa que não é legal, portanto uma coisa negativa, não é mesmo ?
Lina
Nick
Concordo com você. Abolimos o deu um branco. Como aboli a palavra negra no texto acima.
Como disse, na França não chegamos ainda nesta etapa e estou discutindo pela primeira vez a questão.