A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia. As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.
Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.
A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas de metro e RER.
Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.
Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.
Alguns conselhos: se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.
Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.
Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.
Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.
Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.
Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.
E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.
Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- O que evitar no metrô parisiense?
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
163 Comentários
Aurea Costa
Vanessa,
Veja no http://www.ratp.fr. Voce pode planejar os deslocamentos, tem os mapas das estacoes, etc. Pode tambem baixar para o celular o aplicativo da RATP.
Adriana Pessoa
Vanessa,
http://www.viajenodetalhe.com.br/wp-content/uploads/2011/08/mapa-metro-paris-franca.gif
Veja se vc consegue imprimir!!
Abraços.
Vanessa
Gostaria de imprimir esta imagem que você postou para “estudar” Chatelet, uma vez que é a estação mais próxima de meu hotel quando eu estiver aí. Porém a imagem está muito ruim de ler, você poderia me dizer onde encontro este mapinha? Grata, Vanessa.
denise
Pessoal , hoje o ¨politicamente correto ¨ impede que se use a palavra negra (o ) associada a fatos ou coisas ruins .
Lina
Agradeço os dois comentários sobre o uso da palavra negra(o). No Brasil estamos mais avançados do que na França. Me dei conta desta situação diante dos comentários.
Sil
Eu também evito. Dou voltas ridículas se preciso for, mas evito a famigerada Chatelet. Moro na infernal São Paulo e cada vez que meu filho precisa enfrentar uma badeação na praça da Sé, ele lembra que podia ser pior, podia ser Chatelet! Com a diferença que, uma vez do lado de fora estaria em Paris.
Orlando
Julian, Julian, domage !!!
Jane, Carina e Tânia
Assino em baixo, em negrito 😉
Tania Baiao
Carina: bem lembrado!
Acho realmente que o Julien ( ou a???) não conhece quadros negros da escola nem os quadros negros dos maravilhosos cafés e bistrôs em Paris onde se anotam os cardápios do dia…
Será que ele vai pedir para o Djavan tirar o titulo “nuvem negra” da sua linda musica?
Aliás, tem uma frase nesta música que cabe bem aqui:
” Tá difícil ser eu
Sem reclamar de tu …do”
Infeliz comentário, meu amigo!
Carina
Para o Julian aí embaixo, oque você tem contra quadros negros? não tinha um na sua escola?
Anne Francine
eu sempre me perco em chatelet…aff
Jane Curiosa(serei eu também patrulheira)?
Desculpe-me pela falta de atenção.É Julian.