A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia. As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.
Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.
A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas de metro e RER.
Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.
Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.
Alguns conselhos: se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.
Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.
Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.
Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.
Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.
Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.
E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.
Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- O que evitar no metrô parisiense?
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
163 Comentários
Jane Curiosa
Em Paris,amo caminhar.Porém,com meu marido,se tiver metrô,não tem nhémnhém,é mesmo sob a terra.É mais objetivo,para ser elogiosa e compreensiva.Se passei por essa estação? Ô! Eu diria que fiz um tour pelas estações de metrô em Paris.Em uma delas,chegamos a ser multados,por estarmos,ambos!,sem o ticket…e me perguntem se eu não sabia que tinha que mantê-lo até sair da estação? Eu sabia,eu sabia…
Jane Curiosa
Aqui,parada em frente à uma “página em branco”,me quedo imersa em “negros pensamentos.” E me vem à memória trechos do romance de José de Alencar,onde a sua musa, Iracema,tinha “os cabelos mais negros do que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira…”
Julien,lindo nome.
Sem patrulha….
Isso pode nos lançar em um “buraco negro”do pensamento,onde nada mais poderá ser elaborado.
Vejam,citei Iracema,por uma curiosidade,he,he:
Ela fazia parte da tribo Tabajara,tribo amiga dos f r a n c e s e s,que então lutavam contra os portugueses,que tinham como aliados os Pitiguaras.E como uma Julieta,a índia Iracema se apaixona por Martim,um p o r t u g u e s,inimigo portanto de sua família e tribo.
Vinicius SS
Em maio do ano passado estive com minha esposa em Paris e ficamos hospedados na casa de amigos. Em nosso primeiro passeio achei “estratégico” descer na Chatelet para explorar a regiao a pé (obs: esta é a estação que tem um shopping sobre ela, correto?).
Ocorre que ainda na estação minha esposa resolve ir ao banheiro e nos dirigimos para o shopping. Encontramos o banheiro e depois pensei “bora cair no mundo!”. Só que a coisa nao foi tão fácil assim. O shopping estava passando por enormes reformas na área externa e quase todas as laterais estavam fechadas! Ficamos andando em círculos e estudando o mapa do shopping tentando encontrar a saída sem sucesso algum! Encontramos diversos outros turistas na mesma situacao. Resolvi pedir ajuda a um funcionário e na explicação nao entendi se ele disse “direto” ou “direita”. Obvio que escolhi a opcao errada.
Até que minha esposa viu a luz do sol entrando por uma ponta de uma escada rolando e ali encontramos a saída (parecia aqueles filmes onde os protagonistas estao presos numa caverna e sabem que estao salvos ao ver a luz do sol).
Perdemos aproximadamente uma hora nesse processo sem exagero algum.
E hoje dei muita risada ao me deparar com esse post. Esse guia de sobrevivência na Chatelet é totalmente necessario mas chegou com um ano de atraso pra mim 🙂
Abraço,
Vinicius
Andreza Trivillin
Acho que para quem é morador, realmente deve ser terrível, mas para mim que sou turista, adorei ficar hospedada na Chatelet, pois me levava para quase todos os lugares da cidade sem conexão ou no máximo com uma baldeação. A estação é enorme e muvucada, mas bem sinalizada e achei super estratégica. Abraço
Carlos
Sobre os furtos, realmente acontecem..minha mulher teve uma tentativa no metro na hora do rush por uma cigana muito jovem, porém ela não conseguiu furtar a bolsa, logo depois saiu correndo do vagão…isso em fevereiro de 2013.
Nick
Quando vou ao shopping La Valée, uso o RER e sempre faço conexão nesta estação. Concordo plenamente com a Lina, e o tempo entre descer do metrô e encontrar a plataforma do RER é enorme.
Vera
Ufa, que alívio saber que até para os moradores essa estação é “sinistra”. Quando eu tinha que fazer conexões nela, eu lia o guia um milhão de vezes, pra não me perder….
Gabriela Veneri
Uma das maiores lembranças “auditivas” que tenho da minha ida a Paris é da voz no metrô e seu sotaque lindo falando “Châtelet”!! Que saudades de Paris, seus cheiros, sons e super visuais!!
julian
Voce nao foi feliz no uso da palavra “negro” no ultimo paragrafo. Eu sugiro uma substituição!
Rossana Schenker Guimarães
Este post é a mais pura verdade! Ficamos no Boulevard Saint Michel e a passagem po Chatelet era obrigatória para qualquer local de Paris. Te ho na cabeça, ainda o senhor comunicando achegada à estação em duas entonações: Chatelet, Chatelet.