A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia. As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.
Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.
A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas de metro e RER.
Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.
Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.
Alguns conselhos: se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.
Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.
Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.
Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.
Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.
Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.
E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.
Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- O que evitar no metrô parisiense?
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
163 Comentários
Fernanda
Bom dia. Vou chegar em Paris dia 03 de abril. Tem previsto greve no metrô nesse dia? Meu hotel e o Modern St Germane, na Rue des Éscoles, 33. Quanto custa o táxi do aereoporto até o hotel?
Rodrigo Lavalle
Fernanda, sim, haverá greve do transporte no dia 03/04. O valor da corrida de táxi do aeroporto Charles de Gaulle até o seu hotel é 55€. Se for do aeroporto de Orly até o seu hotel será de 35€.
mario
Boa tarde, Rodrigo. Obrigado por sua ajuda. Ficarei no Hotel Victoria Châtelet. A estação do RER B ( Châtelet-Les Halles) é a mesma do metro Châtelet ou são diferentes?
O que você acha melhor para quem não fala inglês nem francês: encarar o RER B ou usar o táxi do aeroporto para o hotel? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Mário, Châtelet – Les Halles é uma grande estação que une as estações Châtelet e Les Halles. O maior problema do RER B são as escadas e corredores dentro da estação Châtelet – Les Halles e depois o deslocamento da estação até o seu hotel. Caso você esteja com muitas malas ou mala pesada o táxi é mais indicado. Ou então o ônibus especial Roissybus até Paris e depois o táxi até o seu hotel.