Se nós nos fiássemos às aparências da cultura francesa poderíamos chegar à conclusão que as mulheres deste país são livres e soltas. Que atingiram uma grande e confortável segurança pessoal. Que a sociedade francesa é liberal e quase libertária nos temas relativos ao sexo.
Teria vários exemplos para ilustrar o que digo. Mas escolho o mais recente. Vejam estes dois posters acima. O primeiro faz referência ao filme Les Bal des Actrices, que já foi assunto para um artigo recente. Publiquei fotos do filme mas não quis publicar a foto do poster e explico porque. Na semana passada já havia publicado um artigo sobre os sites chics sobre sexo em francês. Aliás outro sinal da esquizofrenia. Como minhas leitoras não se pronunciaram, com uma única exceção, cheguei à conclusão que o assunto é delicado para as brasileiras. Evitei publicar a foto do poster para, digamos, mudar de assunto. Mas não resisto, sou uma recidivista.
O poster nos mostra todas as grandes artistas francesas que participaram do filme nuas.
O segundo poster é uma espécie de paródia do primeiro. Blogueiras francesas entraram neste jogo e reproduziram a mesma pose do poster do filme. Só para que fique claro, estas blogueiras são sérias e seus blogs estão entre os melhores da França. Nenhum destes blogs é sobre sexo.
Imaginem se as blogueiras brasileiras concordariam com uma brincadeira desta. Nunca.
A esquizofrenia francesa está na discordância entre esta aparência de liberdade e a realidade social. Vivo em imersão total nesta sociedade para poder afirmar que elas não são livres como querem aparentar.
Ezra Suleiman, professor americano e grande admirador da França, acabou de escrever um livro que se chama Schizophrénies Françaises, onde analisa com humor fino contradições como acabo de assinalar. A pátria da Liberdade, Igualdade e Fraternidade vive de uma aparência e de uma auto ilusão.
Ezra Suleiman. Schizofhrénies Françaises, Grasset, 2008.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Gisleia Vieira
Lina vc é e sempre será gentilissima e maravilhosa! Fala com conhecimento de causa ( coisa rara neste mundo virtual) com olhar aguçado e critico sobre a cidade e a cultura francesa. Parabéns!! Este na minha humilde opinião é o melhor blog sobre a cidade que aprendi a amar tanto! Gros bisous! 🙂
Ana Laura
É exatamente o que sinto em relação à França: ambigüidade. Mas, ainda assim é meu destino preferido. Talvez seja exatamente esse comportamento intrigante que me fascine. Parabéns pelo blog, sigo há anos, e parabéns pelo post. Ana Laura
Elisa
Concordo com seu texto…e Igualdade, Liberdade e Fraternidade é mera ilusão na França.
FLORDELIZ
Boa noite!
Gostaria de conhecer a França meu neto é descendente de frances o pai dele é uma pessoa que não tem paciencia é agitado,preciso conhecer a cultura o humor dos franceses para entender se tem haver com as caracteristicas do pai do meu neto,quanto o que que está escrito no texto acima sobre o cigarro tenho um filho que está com cancer de bexiga e prostata segundo o medico esse cancer foi proveniente do cigarro eu sempre que tenho oportunidade conto esse fato para os fumantes mas eles não levam a conversa a serio acham que não vai acontecer com eles.ENTÃO O QUE FAZER SE NÃO ACREDITAM NÃO É?
suely
Só hoje eu abri novamente esse post e li os comentários, gostaria de deixar a minha opinião.Acompanho o blog a algum tempo e sempre vi na Lina uma postura inigualável,uma pessoa séria e dedicada que como foi dito acima nos mostra uma cidade como qualquer outra com suas diversividades comportamentais ,li todos os posts relacionados pelo Eduardo e vi uma Lina como sempre educada e amável.Graças a ela cheguei pela 1º vez em Paris e não fiquei perdida,vou continuar lendo todos os dias pois já virou hábito e sempre tem novidades interessantes.Obrigada pelas suas informações e pela sua gentileza sempre prestativa nas respostas.Espero que esse seu trabalho perdure por muito tempo para nosso deleite.Um grande beijo.
Elias Amaral
Que blog legal 🙂
Bom, cada cultura tem seus proprios defeitos, e suas proprias virtudes. Aqui no brasil os pais batem muito nos filhos. Ao menos é o que eu sinto vivendo em natal, no bairro em que moro. Me ressinto desse, er.. “costume” da nossa cultura.
Ingrid
Essa foto me lembrou a do “Electric Ladyland” (cd) do Hendrix
http://www.amazon.com/gp/customer-media/product-gallery/B000002P5U/ref=cm_ciu_pdp_images_1?ie=UTF8&index=1
Claudia
E se o Eduardo realmente lê tantos posts qto mencionou, ele deve estar cansado de saber que vc demosntra por Paris uma admiração capaz de contagiar a todos nós leitores. Parabéns Lina! Visitei o blog por necessidade qdo estive aí no final de 2008 mas não consegui me desligar dele e fiquei mto feliz ao ver uma publicação sobre o conexão paris na revista Bons Fluidos. É a fama…
Natanael
Boa noite Lina !
fiquei alguns dias sem poder ler seu blog, e fiquei espantado com tanta repercussão sobre seus comentários.. eu tenho o mesmo sentimento que várias pessoas : você só comenta o que você vive no seu cotiano e isso não denigre a imagem desta linda cidade, pelo contrário. Só nos brinda com a realidade de uma cidade cosmopolita. Gosto do modo que você escreve, e a admiro pela sua finesse. Isso me incentiva a cada vez mais a ler seu blog e a divulgá-lo entre meus amigos. Succès !