Se nós nos fiássemos às aparências da cultura francesa poderíamos chegar à conclusão que as mulheres deste país são livres e soltas. Que atingiram uma grande e confortável segurança pessoal. Que a sociedade francesa é liberal e quase libertária nos temas relativos ao sexo.
Teria vários exemplos para ilustrar o que digo. Mas escolho o mais recente. Vejam estes dois posters acima. O primeiro faz referência ao filme Les Bal des Actrices, que já foi assunto para um artigo recente. Publiquei fotos do filme mas não quis publicar a foto do poster e explico porque. Na semana passada já havia publicado um artigo sobre os sites chics sobre sexo em francês. Aliás outro sinal da esquizofrenia. Como minhas leitoras não se pronunciaram, com uma única exceção, cheguei à conclusão que o assunto é delicado para as brasileiras. Evitei publicar a foto do poster para, digamos, mudar de assunto. Mas não resisto, sou uma recidivista.
O poster nos mostra todas as grandes artistas francesas que participaram do filme nuas.
O segundo poster é uma espécie de paródia do primeiro. Blogueiras francesas entraram neste jogo e reproduziram a mesma pose do poster do filme. Só para que fique claro, estas blogueiras são sérias e seus blogs estão entre os melhores da França. Nenhum destes blogs é sobre sexo.
Imaginem se as blogueiras brasileiras concordariam com uma brincadeira desta. Nunca.
A esquizofrenia francesa está na discordância entre esta aparência de liberdade e a realidade social. Vivo em imersão total nesta sociedade para poder afirmar que elas não são livres como querem aparentar.
Ezra Suleiman, professor americano e grande admirador da França, acabou de escrever um livro que se chama Schizophrénies Françaises, onde analisa com humor fino contradições como acabo de assinalar. A pátria da Liberdade, Igualdade e Fraternidade vive de uma aparência e de uma auto ilusão.
Ezra Suleiman. Schizofhrénies Françaises, Grasset, 2008.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Nicole
Não acho que vc seja tendenciosa. Até a acho mais imparcial do que muito jornalismo que assistimos.
Obviamente vc publica sua percepção sobre as parisienses, pq é em Paris que vc reside.
Percebemos amor pela cidade, e nem por isso rancor do Brasil ou de brasileiros.
O site podería ser um punhado de opiniões de uma deslumbrada, maravilhada com coisas que nunca viu antes por pouco conhecer o mundo e nem mesmo o Brasil.
Não é!
Enfim, comentar a infelicidade de quem tem um vício, não é desrespeito.
Comparar o talento de nossas manicures brasileiras também não é.
Convenhamos… quem é mulher sabe a verdade não é mesmo? rsrs
Bianca
OI LIna, seu blog foi minha Biblia quando fui a Paris.Adoro seus comentarios , e nao vejo nada de negativo neles.Tambem achei o comentario do sr. Eduardo positivo pois permitiu que dezenas de pessoas que adoram o seu blog que dispusessem a apoioa-la.Muito obrigada
Mauricio Précoma
Lina,
Estava aqui pensando se deveria “entrar” nessa peleja, afinal de contas, sou um leitor assíduo deste TEU blog, mas um comentarista bissexto…
E depois q eu li o comentário do Sérgio, logo aí acima, achei q td já havia sido dito, não merecendo mais latim!
Enfim, tá td dito, mas não vou me furtar a uma breve contribuição a essa discussão toda:
Em primeiro lugar, como frisei acima, o blog é teu! Vc é dona dele e escreve aquilo – e da forma – q achar importante e conveniente. Portanto, concordo com o Alberto Cavalcante “Vc tem plena liberdade de expressar ou emitir a sua opinião da forma como lhe convier”. Quem não gosta, não leia… afinal, blog (principalmente de qualidade duvidosa) é o q não falta nesse mundão cibernético de meu Deus! Ou então, q vá pescar, como alguém aí já disse anteriormente…
Em segundo lugar, acho essa discussão sobre diferença de culturas uma tremenda bobagem. Mania q as pessoas têm de achar q a galinha do vizinho é sempre a mais gorda! As culturas não são melhores nem piores, são apenas diferentes. Sei q isso lembra slogan de escola de samba, mas é exatamente assim q vejo a coisa. E destacar essas diferenças (e apenas destacar e não gradua-las numa escala de perfeição) , principalmente para quem não as conhece, é um trabalho hercúleo q deve ser reconhecido e valorizado a todo tempo. Portanto, muito obrigado, Lina!
E para terminar, vou deixar o meu lema de vida – q pode até ser grosseiro, mas não permite q ninguém abale minha autoestima (q no fundo, no fundo, é a raiz de todas as celeumas): “o que eu falo (ou escrevo, cfe o caso) para vc é um problema meu; o q vc faz com isso é um problema seu. A ninguém delego o poder de me abalar”.
Um forte abraço,
Mauricio
Sérgio Theodósio Gonçalves
Parabéns Lina.
Muito elegante o teu comentário.
Continua com tua lhaneza característica.Pego o Aurélio e lá está:
Lhano. Sincero, franco. ” E ela respondia lhana e afável, como era própria do seu gênio, a toda a gente”.
SANDRA
Lina, tambem concordo com a opiniao da Claudia Oiticica porque nunca percebi uma visao negativa de Paris e seus posts…realmente interessante a vida e o mundo, numa era tao globalizada com uma cultura de massa tao difundida os seres humanos mantem percepcoes e culturas completamente diferentes. Este post com a mensagem do Eduardo daria uma tese. Beijos e obrigada sempre.
Cristiana Dias
Querida Lina, concordo com o comentário da Cláudia Oiticica e realmente nunca consegui enxergar nenhuma postura negativa nos seus posts. O que nós leitores buscamos aqui são informações e elas não tem que ser necessariamente sobre coisas boas e positivas. Respeito seus comentários, como respeito as opiniões dos leitores ( viva a liberdade de expressão!), e sinceramente, mesmo que tenha lido algo que não concordei, só posso reiterar o tanto que seu blog é importantíssimo para mim e como ele me ajudou na minha última ida a Paris!
Você é realmente fantástica e como disse alguns leitores acima, elegantérrrrima!!!!!
Obrigada por tudo minha querida!
Bjão a todos!
Cláudia Oiticica
Lina, uma das coisas que mais me intriga é a divergência de interpretação que as pessoas assumem diante de determinado assunto lido, escutado, ou presenciado. Já passei por várias situações desse tipo. É interessante observar como cada um cria a sua própria verdade e tira conclusões tão diversas.
Como descobri o seu blog logo no início da sua criação, em meados de 2007, não há nenhum post que eu não tenha lido, e nunca senti o menor sinal de descaso pela cultura francesa, muito pelo contrário, vejo você como uma grande defensora das tradições do “hexagone”, o que fez com que me tornasse uma grande admiradora sua. Adoro a sua maneira despretensiosa de escrever sobre assuntos tão distintos. Quando li o comentário que o Eduardo deixou, fiquei me questionando como ele conseguiu enxergar tudo isso nos seus depoimentos, mas essa é a percepção dele e ele tem todo o direito de pensar o que quiser. Vive la différence !
conexaoparis
Luciana
Os preços estão ótimos, a localização perfeita.
Eu conheço este tipo de studio. O único problema é que são minúsculos. Li rapidamente, não vi informações sobre elevador. Se for no sexto andar sem elevador, fica complicado.
FÁTIMA
É verdade, Sandríssima…o blog agrada e muito a todos nós “Gregos e baianos”rsrsrsrsrs… !!!! Lina alimenta o seu blog com muita coisa interessante, sempre!!!! Por isso todos nós aqui estamos diariamente, nesse hábito que virou um vício prá grande maioria de todos nós, seus leitores assíduos e agradecidos por esse belo trabalho.
Não me canso de parabenizá-la, Lina tão pouco de lhe agradecer por todas as informações que nos passa aqui diariamente dessa cidade deliciosa que pretendo retornar em breve.
Lucimara
elegantééérrima!! (com 2 erres)