Se nós nos fiássemos às aparências da cultura francesa poderíamos chegar à conclusão que as mulheres deste país são livres e soltas. Que atingiram uma grande e confortável segurança pessoal. Que a sociedade francesa é liberal e quase libertária nos temas relativos ao sexo.
Teria vários exemplos para ilustrar o que digo. Mas escolho o mais recente. Vejam estes dois posters acima. O primeiro faz referência ao filme Les Bal des Actrices, que já foi assunto para um artigo recente. Publiquei fotos do filme mas não quis publicar a foto do poster e explico porque. Na semana passada já havia publicado um artigo sobre os sites chics sobre sexo em francês. Aliás outro sinal da esquizofrenia. Como minhas leitoras não se pronunciaram, com uma única exceção, cheguei à conclusão que o assunto é delicado para as brasileiras. Evitei publicar a foto do poster para, digamos, mudar de assunto. Mas não resisto, sou uma recidivista.
O poster nos mostra todas as grandes artistas francesas que participaram do filme nuas.
O segundo poster é uma espécie de paródia do primeiro. Blogueiras francesas entraram neste jogo e reproduziram a mesma pose do poster do filme. Só para que fique claro, estas blogueiras são sérias e seus blogs estão entre os melhores da França. Nenhum destes blogs é sobre sexo.
Imaginem se as blogueiras brasileiras concordariam com uma brincadeira desta. Nunca.
A esquizofrenia francesa está na discordância entre esta aparência de liberdade e a realidade social. Vivo em imersão total nesta sociedade para poder afirmar que elas não são livres como querem aparentar.
Ezra Suleiman, professor americano e grande admirador da França, acabou de escrever um livro que se chama Schizophrénies Françaises, onde analisa com humor fino contradições como acabo de assinalar. A pátria da Liberdade, Igualdade e Fraternidade vive de uma aparência e de uma auto ilusão.
Ezra Suleiman. Schizofhrénies Françaises, Grasset, 2008.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
54 Comentários
Danielle Meira
Oi Lina, tudo bem!! O livro mencionado na tua reportagem, já tem tradução para o português?? Obrigada pela atenção e bom final de semana!!!
Lina
Danielle
Ainda não. Uma pena.
Maria
Muito interessante a temática deste post. Eu não conhecia o filme que você mencionou. Vou buscar assisti-lo. Eu vejo um viés conservador profundo na França. Acho que concordo com essa tensão entre cultivar os valores católicos, as opiniões préconcebidas e a vontade de exibir uma fachada contemporânea. Não sei se no Brasil a mesma foto seria possível. Talvez sim. Quanto aos comentários, você é uma verdadeira historiadora dos costumes e desenvolveu o seu próprio olhar para o vai e vem da cidade. Está perfeito assim. E por isso nós te amamos. Você transmite sinceridade.
Lina
Maria
Obrigada.