Esta é a maior e talvez a mais conhecida fonte de Paris e um dos principais monumentos de Saint Germain.
A Fontaine de Saint Michel se encontra no início do boulevard Saint Michel e esquina com a rue Danton.
Trata-se de uma alegoria do arcanjo Michel apresentado como um guerreiro, na luta do bem contra o mal. Seu combate é infindo. Após expulsar Lúcifer do paraíso, Michel é representado aqui combatendo dragões, uma das múltiplas faces de Satã.
Na França, o guerreiro Michel é o protetor dos soldados, dos policiais e dos radiologistas. Neste último caso não entendo bem a relação entre radiologia e o arcanjo.
Os dois dragões foram esculpidos por Alfred Jacquemart, grande artista francês especialista dos animais e criaturas fantásticas.
Se estiver em Paris com suas crianças, peça a elas para procurarem as diferenças entre os dois dragões. Se os observamos com atenção entramos com prazer no jogo da descobertas dos erros entre dois elementos supostamente idênticos.
Foto: Alexandre Breveglieri
Este é um ponto de encontro dos jovens e o monumento passa por metamorfoses variadas: ora as águas estão coloridas, ora com espumas de sabão, ora o arcanjo amanhece exibindo um sutiã.
Foto do dragão: coyau Wikimedia Commons
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
Bernardo
Sem dúvidas as esculturas de Paris são um dos principais elementos identitários da cidade. Quanto a colocar sutiã na escultura ou jogar sabão em pó na fonte, são brincadeiras bem tontas, mas muito menos pobres de espírito do que os tipos de vandalismo que se costuma cometer nas cidades brasileiras.
Jacqueline
Muito interessante. E ainda fica limpinha.tkstks
jorge fortunato
Jogar sabão em pó numa fonte eh um absurdo, mas o efeito eh interessante…rs
salete
Lina, posso dar uma dica? É sobre o significado político da construção desta fonte, em 1860. Dou o número das páginas, porque nem é preciso ler o livro todo (está na Introdução, tem edição em francês e em português). O autor é Dolf Oehler (Le spleen contre l’0ubli, juin 1848, Payot, p. 22; em português, O velho mundo desce aos infernos, Companhia das Letras, pp. 23-24). Vale a pena folhear numa livraria. Abração, Salete
Lina
Salete
Muito obrigada pela dica. Vou comprar.
Alexandre
Pode sim Lina, sem problemas!
José Rodrigues
Adoro esta fonte e toda a região.
Tania Baiao
Paris é uma cidade que nos faz sonhar com a quantidade de obras artísticas espalhadas por todos os lugares. Tem para todos os gostos e estilos. Adoro!
Silvia
Quero mais!! Lindo, lindo, amei!
Cristiane Pereira
Eu amo essa fonte: além de linda e super-central, acho muito gostoso passar por essa esquina, sempre tão movimentada, cheia de jovens… É uma Paris muito viva!
Alexandre
Quando eu fui lá em Fevereiro do ano passado a fonte havia sido “vandalizada”. Jogaram sabão nela e estava saindo espuma pra todo lado:
http://www.flickr.com/photos/breveglieri/8608874945/
Lina
Alexandre
Posso acrescentar sua foto no artigo? Com créditos e link?