Esta é a maior e talvez a mais conhecida fonte de Paris e um dos principais monumentos de Saint Germain.
A Fontaine de Saint Michel se encontra no início do boulevard Saint Michel e esquina com a rue Danton.
Trata-se de uma alegoria do arcanjo Michel apresentado como um guerreiro, na luta do bem contra o mal. Seu combate é infindo. Após expulsar Lúcifer do paraíso, Michel é representado aqui combatendo dragões, uma das múltiplas faces de Satã.
Na França, o guerreiro Michel é o protetor dos soldados, dos policiais e dos radiologistas. Neste último caso não entendo bem a relação entre radiologia e o arcanjo.
Os dois dragões foram esculpidos por Alfred Jacquemart, grande artista francês especialista dos animais e criaturas fantásticas.
Se estiver em Paris com suas crianças, peça a elas para procurarem as diferenças entre os dois dragões. Se os observamos com atenção entramos com prazer no jogo da descobertas dos erros entre dois elementos supostamente idênticos.
Foto: Alexandre Breveglieri
Este é um ponto de encontro dos jovens e o monumento passa por metamorfoses variadas: ora as águas estão coloridas, ora com espumas de sabão, ora o arcanjo amanhece exibindo um sutiã.
Foto do dragão: coyau Wikimedia Commons
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
Nilza Freire
Adoro a Fonte Saint Michel porque ela me remete ao arcanjo, ao Mont Saint Michel e tantos trechos da História do mundo. Se eu não passar por lá, não fui a Paris. Fico muito tempo olhando para as esculturas e observando os detalhes. Espero que ela seja sempre bem conservada, pois encanta os olhos dos turistas!
Jane Curiosa
Mas sabão em pó? Deviam ser patrióticos e usar espumas de banho deliciosas,afinal ainda é Paris. Gente sem noção!