Marcello Brito me enviou o comentário abaixo:
Na reportagem de capa dessa semana, francamente misógina, a revista TIME clicou Alex Atala, René Redzepi e David Chang sob o titulo de Gods of Food e ignorou completamente as mulheres e a contribuição delas para a gastronomia. A grita está imensa em todo canto. E imediatamente surgiram listas para desmentir a TIME, o que não é preciso já que há duas decadas essa revista não tem relevância alguma. Eis uma delas publicada pelo Grubstreet.com.
Goddesses of Food: 10 World-Class Chefs Who — Believe It or Not — Are Women
E entre as deusas da gastronomia temos:
Alice Waters
Chez Panisse, Berkeley
Elena Arzak
Arzak, San Sebastián, Spain; Ametsa, London
April Bloomfield
The Spotted Pig, the Breslin, the John Dory Oyster Bar, Salvation Taco, New York; Tosca Café, San Francisco.
Anne Sophie-Pic
Maison Pic, Drôme, France; Restaurant Anne-Sophie Pic, Lausanne, Switzerland; La Dame de Pic, Paris, France (Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Dame de Pic)
Dominique Crenn
Atelier Crenn, San Francisco
Christina Tosi
Momofuku Milk Bar, New York e Toronto
Judy Rodgers
Zuni Café, San Francisco
Clare Smyth
Restaurant Gordon Ramsay, London, England.
Gabrielle Hamilton
Prune, New York.
Suzanne Goin
The A.O.C., Lucques, Tavern, the Hungry Cat, the Larder, Los Angeles
………………………………………………………………………………………………………….
PS 1: em segundo comentário, Marcello Brito acrescentaria na lista acima as seguintes chefs:
www.helenedarroze.com , Paris, Londres, Moscou (Clique aqui para reservar um mesa no restaurante Hélène Darroze)
Alba Esteve Ruiz, a jovem chef espanhola de apenas 25 anos, que vem sacudindo Roma e abocanhando todos os prêmios na Itália
www.marzapaneroma.com, Roma
E evidentemente,
Roberta Sudbrack,
www.robertasudbrack.com.br, Rio de Janeiro
Comentário do Conexão Paris: para salvar a barra das francesas, temos na lista do Grubstreet Anne Sophie Pic que nós admiramos muito. Leia aqui nosso artigo sobre esta grande chef. Marcello, não conhecemos ainda Hélène Darroze, mas já anotamos seu nome na nossa listinha de programas futuros.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
eymard
Eu aguardo (aguado) a oportunidade do Heléne Darroze. E’ um dos queridinhos de Alvaro e Madá. Desconheço quem tenha ido e não gostado (o relato de Lili Rego confirma). Outra chef em S. Paulo muito criativa é a Ana Luisa Trajano do Brasil a gosto (SP). Primeira vez que fui lá foi por intermedio da Claudia Oiticica (cade voce?) comentando aqui no Conexao Paris. Conexao de muitas conexoes.
Lili Rego
Olá Marcello, estive há um mês atrás jantando no restaurante de Hélène Darroze , super chef , optei pelo menu dégustation, simplesmente maravilhoso, vários pratos super bem preparados, atendimento impecável, e bem interessante a maneira de se escolher os pratos, aliás cada um mais bem elaborado do que o outro, bom vinho…..inoubliable, incontournable!,,,, era o jantar oferecido pelo meu marido pelos meus sessenta anos….bons souvenirs, não deixem de conhecer este excelente restaurante Lili
Luciana de Oliveira
Oi Lina,
Daqui do Brasil faltou citar a Helena Rizzo, o Maní seu restaurante está na lista dos melhores do mundo. É meu restaurante favorito em SP, quando tenho um tempinho corro pra lá.
Bjs
Helena Bauerlein
Pessoal, nós mulheres somos muito boas em tudo que fazemos!
Nos diversos ramos da Gastronomia, poderia acrescentar mais alguns nomes de grandes chefs.
Acho porém que há um lobby por traz dessas listas. Isso é sabido( salvo raras exceções).
E há um fato relevante que deve ser considerado: a proporção de profissionais homens é bem superior ao das mulheres, no universo gastronômico.
Isso no mundo todo. Não me perguntem porque!!!
Marina
Annie Féolde, Anne-Sophie Pic, Jocelyn Herland… Infelizmente a proporção de mulheres que ganharam 3 estrelas em relação a homens é muito pequena. A culinária é um ramo profissional muito sexista.
Mage
Posso citar uma das nossas chefs mais famosas aqui na Itália? A Nadia Santini do Restaurante Dal Pescatore, na província de Mantova.
Só para citar uma delas…
eymard
Também considero que essas listas fazem parte do marketing (necessário, não estou criticando!). Eles são realmente bons. Inegável. Também inegável que há grandes chefs mulheres e que elas devem entrar na parada. Lembro, das nossas, a Dadá (Bahia), a Helena Rizzo (SP), a Carla Pernambuco (SP), a Sudbrak (RJ), Alice (BSB), Mara (BSB). Inegável o talento de Atala e David Chang. São únicos no que fazem e por isso fazem a diferença.
VMM
Acho listas de Restaurantes & Chefs puro marketing pessoal: ou do Chef ou da publicaçao, ou do critico…mas se eh para mencionar boas Chefs mulheres, dado a discriminaçao da revista, alem das jah mencionadas, eu diria as dezenas de baianas que fazem a divina comida baiana ou as “mamas” que fazem a divina comida italiana…
joão carlos de miranda
helene darroze …….Paris
helena rizzo ………S Paulo
roberta sudbrack ..Rio
roberta ciasca …Rio
NAÕ PODEM SER DESPREZADAS