O blog de moda The Cut, pertencente à New York Magazine, elegeu essa semana as 50 francesas mais chiques de todos os tempos. Segundo eles, nos EUA há o glamour de Hollywood e na Inglaterra há a realeza, mas é na França que estão os segredos do “chique”.
E o que faz a mulher francesa ser a mais chique do mundo segundo o The Cut? Além de saber amarrar um lenço Hermès de 50 jeitos diferentes, de fazer um esforço para parecer que não fez esforço nenhum e de não engordar (oi?!), ela:
- tem um estilo pessoal ao invés de seguir as tendências da moda;
- compra peças de qualidade nas mais variadas faixas de preço;
- abraça suas imperfeições e aceita sua idade;
- está sempre maquiada porém discretamente;
- o cabelo é desarrumadinho.
Conselhos úteis e totalmente executáveis. E, apesar de ser verdade que a parisiense é chique e elegante, quando andamos pelas ruas de Paris não vemos sempre e só essa mulher. Esse chique é mais um dos clichés construídos pelos estrangeiros sobre os franceses. Assim como o do francês mal educado e do que não toma banho. Lógico que, tanto para o bem quanto para o mal, essas construções contaram com a ajuda dos franceses em si!
A lista abrange atrizes (Catherine Deneuve, Juliette Binoche), cantoras (Françoise Hardy, Vanessa Paradis), estilistas (Isabel Marant, Coco Chanel), escritoras (Colette, Anaïs Nin), figuras históricas (Madame de Pompadour, Condessa du Barry), artistas (Louise Bourgeois, Camille Claudel) e até personagens como a Liberté de Delacroix e a Estátua da Liberdade. Para ver a lista completa clique aqui.
Mais artigos sobre o estilo das francesas, leia:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Anna
Acho as francesas lindas e elegantes. Admiro principalmente a cultura de se ter apenas um casaco ou 01 bolsa clássica de qualidade, produzidos com excelência e que duram anos. Não interessa quantidade e sim qualidade. Só acho deselegante o uso de peles e principalmente a inexistência de alguns cuidados de higiene durante o verão. Francesas por favor, usem desodorante no verão parisiense.
Rogéria
Rodrigo, mais uma vez vc arrasou!
Parabéns!
Marcos
Ainda, quem deveria figurar, não na lista das “50 francesas mais chiques (…)” da NYMag, mas na lista dos 10 criminosos mais perigosos do FBI, é a “estilista” Isabel Marant, pelo crime atroz, com uso de crueldade, inafiançável e imprescritível, por ela cometido entre 2011 e 2012.
Marcos
Adriana e Rodrigo,
a Emmanuelle Alt ganhou minha admiração na ocasião em que disse que usava, no dia a dia de uma semana de moda, óculos escuros Ray-ban e botas Vivienne Westwood (da coleção Pirate) ou “camarguaises” de camurça bege da Maison Martin Margiela…
Rodrigo Lavalle
Marcos, concordo totalmente com você em relação às Clarins. Mas é parte do fascínio norte-americano com as “celebridades”.
Achei fofo incluir a Liberté… e a estátua.
Abraços.
Marcos
Lista interessante, tanto mais quanto elaborada por americanos, com os seguintes senões: (1) a fanfarronice editorial ao incluir nela “La Liberté guidant le peuple” e Miss Liberty “herself”, certamente um falta menor e, portanto, perdoável; (2) a desfaçatez (inescusável!) de incluir as irmãs Courtin-Clarins em uma lista das “50 francesas mais chiques (…)”, uma vez que as moçoilas são tão “elegantes” quanto as Kardashian, tão “inventivas” no vestir quanto a Anna Dello Russo, além de tão “cativantes” quanto as Hilton e, a exemplo das gêmeas Olsen, nadica bizarras…
jorge fortunato
De fato, as francesas são mesmo muito chiques. Até hoje lembro de uma mulher com idade entre 45/50 anos andando pela Place Vendôme. Usava um desses vestidos tipo “Diane von Fürstenberg”, salto não muito alto, maquiagem. Não notei traços de botox ou plásticas. Era uma mulher bonita, vivendo a sua idade. E isso é muito elegante. Nada de silicones, apliques, escova e cara de garotinha…
Claudia Maria
Muito bom o seu post. Acho que já disse aqui. A razão mais forte para essa “chiqueza” toda é o manequim 40 mantido por toda a vida.
Rodrigo Lavalle
Minha musa também, Adriana!
Adriana
Eu sabia que minha musa, Emanuelle Alt, estaria nessa lista.