Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Alguns meses atrás, escrevi um post lá no Sob o céu de Paris listando as dez melhores músicas para aprender francês e o texto fez tanto sucesso que decidi fazer uma parte 02, afinal, aprender francês com música é muito mais agradável e o número de músicas que podem ajudar um estudante da língua de Baudelaire é muito maior que 10.
São elas (em ordem de facilidade):
1. Ces mots stupides, esta versão de Something Stupid (popularizada por Frank e Nancy Sinatra) feita pelo casal Albin de la Simone e Jeanne Cherhal, é super simples de entender. Lembro de ouvi-la pela primeira vez e compreender metade da música sem precisar recorrer ao Google. Tudo bem que não é exatamente a letra mais profunda do mundo, mas ajuda bem os iniciantes.
2. Capri, de Hervé Vilard. A versão da Berry é ainda mais clara, mas este videoclipe me levou a escolher a original para postar aqui.
3. Votre fille a vingt ans: a versão do grego Georges Moustaki é mais clara e, na minha opinião, mais bonita. A letra é um primor de beleza. Me ensinou o verso “vous aviez embelli” que, por si só, já vale a música toda.
4. C’est si bon, cantada pelo Yves Montand.
5. Quand on n’a que l’amour, de Jacques Brel. Esta, além de um aula de francês, é também uma aula de amor.
6. Elisa, de Serge Gainsbourg. Esta me ajudou a decorar palavras simples, como dedos, unhas, cabelos e… bom, piolhos!
7. Tous les visages de l’amour, de Charles Aznavour. Eu não sei se é porque conheci a versão de Elvis Costello primeiro e a letra em inglês é muito parecida com a original, mas quando ouvi esta música em francês pela primeira vez, entendi imediatamente quase tudo que estava sendo dito.
8. C’est beau la vie. Esta foi super importante pra me fazer gravar esta regra (louca!) que diz que o adjetivo tem que concordar com o pronome “ce” quando está na frente do substantivo. Parafraseando Obélix, “ils sont fous, ces Gaulois!”.
9. Pénélope, de Georges Brassens. Vocês vão achar que é auto-promoção, mas juro que não é. Brassens não é para qualquer um e muito menos para um iniciante, mas tem um verso que diz “en attendant l’retour d’un Ulysse de banlieue” que me fez nunca mais esquecer o sentido da palavra banlieue.
A lista é para ter 10 músicas, mas vou deixar a última para vocês sugerirem e eu poder fazer mais um post desta série!
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
93 Comentários
Ana Maria
Penélope, muito bom o seu post…realmente, a música é uma forma excelente de conhecer outra língua, pois propicia ao mesmo temo contato com a escrita, a pronúncia, o vocabulário e as expressões particulares de cada idioma. Gosto muito de uma que estou aprendendo a cantar, “Dans mon île”, do Henri Salvador…acho que ficará bem na sua lista!
angelica
Lina,
a musica que me faz lembrar das aulas de francês na 6ª serie
é Les Marionettes, mas nada se compara a essa interpretação de Jon je ne regrette rien.
http://www.youtube.com/watch?v=XDjiTzXMutY
lindo post!!
katia regina prade rezende
À todos vocês, amantes da língua francesa, deixo aqui minha dica: HENRY SALVADOR ! Ouvir as musicas deste artista, tornou-me apaixonada pela França; língua, costumes, cidades,culinária…
Passei um ano planejando uma viagem que seria divida entre a Provence e Paris…foi maravilhosa…e agora três meses após minha volta, ainda me pego saudosa , cantarolando suas músicas!
jorge fortunato
Quando entrei na Alliance Française em 1995, a primeira música que ouvi na sala de aula foi “Il pleut sur Nantes”, interpretação inesquecível de Barbara. O título da música virou “impressionant…” rs, ninguém conseguia entender a frase. Mas essa música me marcou. Depois passamos por Pauline Esther (Une fenetre ouverte), Véronique Sanson e tantos outros.
ADRI LIMA
Puxa, ótimo esse texto! Estou aprendendo francês e adoro aprender através da música. No momento, estou apaixonada por ZAZ e a música Je Veux (http://www.youtube.com/watch?v=Tm88QAI8I5A), me divirto tentando entender as outras músicas. Não é das mais fáceis, mas a música dela é muito boa.
Tania Baiao
Lindas…
É bom ouvir novamente várias que você havia perdido com o tempo…
Tenho certeza de que haverá parte 03, 04, …..
Heloiza Girao
Penélope,
Gostei muito de sua lista. Eu acrescentaria Chanson pour l’Auvergnat( Georges Brassens).
Madá
Meu voto vai para a Cristiana Amarante com Les Champs Élysées. Gosto das melodias mais alegres. As letras são quase sempre sérias… A música brega, que eu adoro, e me lembra das aulas felizes na Aliança Francesa é a Michèle, de Gérard Lenorman, Imparfait et passé composé… e Marrilín
http://www.youtube.com/watch?v=7Sy6H8BBftQ
Katya Leitzke
Super este post!
Aprendi espanhol escutando CD’s e mais CD’s de Luis Miguel. (claro que um curso ajudou depois, né?)
Manda mais Penélope!
Como sou fã do Charles Aznavour, vou sugerir “mes emmerdes”. Frases curtas, fáceis de entender e uma balada ótima!
Mas bom mesmo é conseguir acompanhar “emméne-moi”, com aquelas frases enormes que ele canta rapidíssimo! Precisei de um bom tempo pra conseguir entender e outro pra acompanhar (e pobres vizinhos que tem que agüentar a cantoria desafinada!!)
Fernanda G Ziger Borges
Querida Penélope, vou te sugerir ainda Paris, je t’aime com o Patrick Bruel cantando, é ótima. Quanto ao teu comentário de aprender sobre o amor nas músicas francesas, elas e as italianas são as minhas prediletas. Gostei da tua seleção. Um abraço, Fernanda