Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Alguns meses atrás, escrevi um post lá no Sob o céu de Paris listando as dez melhores músicas para aprender francês e o texto fez tanto sucesso que decidi fazer uma parte 02, afinal, aprender francês com música é muito mais agradável e o número de músicas que podem ajudar um estudante da língua de Baudelaire é muito maior que 10.
São elas (em ordem de facilidade):
1. Ces mots stupides, esta versão de Something Stupid (popularizada por Frank e Nancy Sinatra) feita pelo casal Albin de la Simone e Jeanne Cherhal, é super simples de entender. Lembro de ouvi-la pela primeira vez e compreender metade da música sem precisar recorrer ao Google. Tudo bem que não é exatamente a letra mais profunda do mundo, mas ajuda bem os iniciantes.
2. Capri, de Hervé Vilard. A versão da Berry é ainda mais clara, mas este videoclipe me levou a escolher a original para postar aqui.
3. Votre fille a vingt ans: a versão do grego Georges Moustaki é mais clara e, na minha opinião, mais bonita. A letra é um primor de beleza. Me ensinou o verso “vous aviez embelli” que, por si só, já vale a música toda.
4. C’est si bon, cantada pelo Yves Montand.
5. Quand on n’a que l’amour, de Jacques Brel. Esta, além de um aula de francês, é também uma aula de amor.
6. Elisa, de Serge Gainsbourg. Esta me ajudou a decorar palavras simples, como dedos, unhas, cabelos e… bom, piolhos!
7. Tous les visages de l’amour, de Charles Aznavour. Eu não sei se é porque conheci a versão de Elvis Costello primeiro e a letra em inglês é muito parecida com a original, mas quando ouvi esta música em francês pela primeira vez, entendi imediatamente quase tudo que estava sendo dito.
8. C’est beau la vie. Esta foi super importante pra me fazer gravar esta regra (louca!) que diz que o adjetivo tem que concordar com o pronome “ce” quando está na frente do substantivo. Parafraseando Obélix, “ils sont fous, ces Gaulois!”.
9. Pénélope, de Georges Brassens. Vocês vão achar que é auto-promoção, mas juro que não é. Brassens não é para qualquer um e muito menos para um iniciante, mas tem um verso que diz “en attendant l’retour d’un Ulysse de banlieue” que me fez nunca mais esquecer o sentido da palavra banlieue.
A lista é para ter 10 músicas, mas vou deixar a última para vocês sugerirem e eu poder fazer mais um post desta série!
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
93 Comentários
LUDMILA
Lindo post!!! A versão com o grego Moustaki me tocou profundamente!! Já estou no YouTube conhecendo outras canções com ele……..valeu!!
Cláudia Oiticica
A lista e o post estão ótimos. Quanto à sugestão, a minha é L’Amitié, da Françoise Hardy. Linda, singela e com um vocabulário simples e fácil de entender.
Maria Cristina
Coisa mais deliciosa ouvir essas canções, tentando captar o sentido das letras e se deixando envolver pela emoção. Bom, pra contribuir com seu próximo post deixo duas canções (de uma lista enorme de tantas outras) de Barbara (minha preferida): Dis, quand viendrais-tu e Ma plus belle histoire d´amour c´est vous.
Renata Monteiro
Penélope, tive um professora no colégio que ensinava frances através das musicas. Isso fez com que eu me apaixonasse e fosse estudar mais tarde na Aliança. Acho esse um método muito divertido e envolvente de aprender uma outra língua, e que já usei quando resolvi estudar italiano rsrsr. Na sua lista, colocaria Que c’est triste Venise http://www.youtube.com/watch?v=_8lQEzLDazc
Bissus
Lucia H M Beduschi
Maravilhoso este post!!!Voltei no tempo, eram as músicas da minha juventude!!!Acho que foi assim que comecei a me apaixonar pelo francês e pela França (nem podia imaginar que minha filha iria viver aí e que eu estaria sempre na França!!!).Abração.Lucia
Orlando
Parabéns, Penélope,
“La Bohème” – Aznavour
Razoavelmente fácil e “linda de morrer”; aliás, de viver
abrs
Ana Gomes
Penélope, delícia de post. Uma que eu acho bem legal é Hier Encore de Charles Aznavour, fácil e bonita. Bjs
Luiza Muniz
Adorei o post e tenho muita vontade de aprender o frances…
regrazzito
muito bacana. adorei e vou aplicar com meus meninos.eles amam cantar.
temos uma viagem da familia (com a avó, filhos, genros , noras e netos).
eu sou uma das filhas e levarei junto meus dois meninos de 4 e 9 anos.
ficaremos uma semana numa casa na italia
e depois só meu marido eu e as criancas.
A duvida é tres noites na eurodisney podendo pegar o trem para passar um dia em paris só flanando: caminhar por poucos monumentos com as criancas, piquenique no jardin e voltamos para o hotel na eurodisney ou na ultima noite pegamos um hotel no centro de paris? nao sabemos se podemos deixar as malas no aeroporto na chegada. agradeço,
Lina
Renata
REspondi seu outro comentário.
Livea
“Elle me dit” é boa também e animada!