Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Alguns meses atrás, escrevi um post lá no Sob o céu de Paris listando as dez melhores músicas para aprender francês e o texto fez tanto sucesso que decidi fazer uma parte 02, afinal, aprender francês com música é muito mais agradável e o número de músicas que podem ajudar um estudante da língua de Baudelaire é muito maior que 10.
São elas (em ordem de facilidade):
1. Ces mots stupides, esta versão de Something Stupid (popularizada por Frank e Nancy Sinatra) feita pelo casal Albin de la Simone e Jeanne Cherhal, é super simples de entender. Lembro de ouvi-la pela primeira vez e compreender metade da música sem precisar recorrer ao Google. Tudo bem que não é exatamente a letra mais profunda do mundo, mas ajuda bem os iniciantes.
2. Capri, de Hervé Vilard. A versão da Berry é ainda mais clara, mas este videoclipe me levou a escolher a original para postar aqui.
3. Votre fille a vingt ans: a versão do grego Georges Moustaki é mais clara e, na minha opinião, mais bonita. A letra é um primor de beleza. Me ensinou o verso “vous aviez embelli” que, por si só, já vale a música toda.
4. C’est si bon, cantada pelo Yves Montand.
5. Quand on n’a que l’amour, de Jacques Brel. Esta, além de um aula de francês, é também uma aula de amor.
6. Elisa, de Serge Gainsbourg. Esta me ajudou a decorar palavras simples, como dedos, unhas, cabelos e… bom, piolhos!
7. Tous les visages de l’amour, de Charles Aznavour. Eu não sei se é porque conheci a versão de Elvis Costello primeiro e a letra em inglês é muito parecida com a original, mas quando ouvi esta música em francês pela primeira vez, entendi imediatamente quase tudo que estava sendo dito.
8. C’est beau la vie. Esta foi super importante pra me fazer gravar esta regra (louca!) que diz que o adjetivo tem que concordar com o pronome “ce” quando está na frente do substantivo. Parafraseando Obélix, “ils sont fous, ces Gaulois!”.
9. Pénélope, de Georges Brassens. Vocês vão achar que é auto-promoção, mas juro que não é. Brassens não é para qualquer um e muito menos para um iniciante, mas tem um verso que diz “en attendant l’retour d’un Ulysse de banlieue” que me fez nunca mais esquecer o sentido da palavra banlieue.
A lista é para ter 10 músicas, mas vou deixar a última para vocês sugerirem e eu poder fazer mais um post desta série!
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
93 Comentários
Livea
Muito legal o post!
Com certeza, a décima tem que ser Les Champs Élysées!
Maria Luiza
Lindas! Me fizeram lembrar minha infância quando meu pai colocava os discos pra tocar na radiola dele. rs Na época eu não entendia muito e até achava chato. Hoje entendo que meu pai tinha muito bom gosto pra música !
Maria das Graças
Pénélope, vou lhe enviar mais duas. Lindas, lindas para estudar francês amorosamente. Insensiblement com Jean Sablon http://www.youtube.com/watch?v=j8Vs7R6i2BI e Parlez-moi d’amour com Juliette Greco http://www.youtube.com/watch?v=PtXzVFYPkyc
Maria das Graças
Pénélope, delícia de post. Também acho que o George Brassens não é fácil, mas tem sido através de suas elaboradas letras que tenho tenho caminhado. Segue o link de uma canção emblemática do Brassens, que se chama Le Gorille http://letras.mus.br/brassens-georges/51243/
Marcia Lube
Que delícia de músicas.
É tão bom se deixar levar e voltar no tempo !
EDUARDO PIMENTA
Pro pessoal mais jovem, um ritmo dançante à dois que faz muito sucesso no Brasil é o Zouk, porém tem que se atentar se a letra não está em algum dialeto como o “Creole”. Não sou nenhum expert nesta parte, porém adoro Zouk e um tempo atrás incorporei algumas músicas em minhas aulas particulares de Francês.
adriana dias
“tant pis pour vous si la Place de Tertre a preferu Montmarte” (acho que escreve assim)
foi assim que reforcei o francês e algumas músicas ainda lembro.
Cristiana Amarante
Joe dassin – Les Champs Élysées
http://www.youtube.com/watch?v=M4C6cqo4EjY&feature=related
Cristiana Amarante
http://www.youtube.com/watch?v=M4C6cqo4EjY&feature=related
Mauro
Muito bacana o Pose. Ja sei que nao se pode comparar com os clássicos: mas acho que tanto: Toi plus Moi de Gregoire, como L´horloge Tourne de Mickael Miro, sao boas para quem está aprendendo.