Como já perceberam, agosto é um mês diferente. Os parisienses fecham tudo e saem de férias.
Entre aqueles que ficam na cidade, uns detestam Paris em agosto, outros adoram. Para estes últimos, passar o verão em Paris é uma escolha livre e calculada. Os que detestam evocam o calor, falta de oferta cultural e a ausência do seu padeiro preferido, do açougueiro pertinho de casa, do bistrô da esquina, todos fechados para férias coletivas.
Eu faço parte da turma que adora agosto em Paris apesar de ter passado poucos verões por aqui. O suficiente para perceber uma mudança radical.
Os parisienses que ficam mudam a relação com a cidade. De repente eles redescobrem os maravilhosos monumentos, refazem passeios e circuitos esquecidos, visitam novas praças e iniciam novas atividades de lazer. Eles trocam a camisa do parisiense apressado e mal humorado e vestem a camiseta do vacancier aoûtien (1) atento a tudo e sobretudo ao próprio desejo.
Em relação ao tema, por ou contra Paris em agosto, acabei de ler um artigo publicado pelo jornal Le Figaro: Les 10 choses à avoir fait une fois dans la vie l’été, as 10 coisas que devemos fazer pelo menos uma vez na vida no verão.
Alimentar os patinhos do Jardin d’Acclimatation, tomar o café da manhã na varanda do Café Marly, fazer um picnic na Pont des Arts, atravessar a praça Concorde de bicicleta, subir as escadas rolantes do Centre Pompidou.
Ler um livro no jardim Luxembourg, dançar nos barcos que navegam pelo Sena, comprar um cachorrinho no cais Quai de la Mégisserie, et… passar o mês de agosto em Paris. Exatamente para fazer o relacionado acima.
Conclusão: os parisienses do mês de agosto são como nós, turistas felizes.
(1) Na França, durante o verão, a população de divide em 3 grupos: os juilletiste, aqueles que tiram férias em julho; os aoûtiens, férias em agosto; e os outros, quer dizer, os que tiram férias fora desta agitação estival.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Arlinda souza
Estamos indo em outubro a Paris e sempre ficamos no MERCURE HOTEL ou CITADYNE Apart Hotel,mas infelizmente esta temporada estão lotados.poderiam indicar algum Site ou empresa para aluguel de apto em PARIS?
Dida
Rodrigo Lavalle
Arlinda, nós indicamos a empresa À La Parisienne: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/aluguel-de-apartamentos/a-la-parisienne/.
Abraços.
Lorena Cann
Estarei viajando dia 02/08 para Paris e desde já agradecer as dicas do CP. Me ajudou bastante!!! Ansiosaaaaa
Tais
Olá! Estou indo com meu noivo para Paris em agosto. Gostaria de saber se vale a pena o Parispass, se é melhor comprar separado a entrada para o Louvre e para a Torre Eiffel e se é necessário mesmo reservar lugar para passeio de barco no Sena. O ticket da torre da direito para visitar até qual andar? Obrigada pela atenção. Bjs. Tais
Rodrigo Lavalle
Tais, o Paris Pass vale a pena se você pretende visitar muitos museus, monumentos e fazer os passeios que ele oferece (city tour, barco). Se for simplesmente para visistar o Louvre e fazer o passeio de barco (a Torre Eiffel não está incluída no Paris Pass), não vale a pena, compre os ingressos separados. É sempre bom comprar os ingressos e reservar antes para evitar filas na hora. O ticket para a Torre pode ser comprado somente até o 2° andar ou até o topo. Se você comprar o ingresso somente para o 2°andar, poderá comprar lá, na hora, o complemente para subir até o topo.
Abraços.
Luciana Queiroz
Que lindo!!
Luciana Queiroz
que lindo!!!
Francisco Gomes
Eu não conheço Paris, mas sou louco pra conhecer, infelizmente não tenho condições, mas adoraria que alguém me convidasse e me desse esse presente.
Rodrigo Lavalle
Francisco, estamos torcendo para que uma alma caridosa lhe ofereça esse presente.
Abraços.
Lenna Ranghetti
Alfredo Greysburg , o teu post só pode ser piada! Se não quiseres conviver com “brasileiros novos ricos e incultos” fica em casa! Paris é uma das cidades mais democráticas do mundo, onde para visitar suas atrações se convive com todo o tipo de gente. Inclusive, seus teatros e óperas, programas eruditos, estão repletos de brasileiros.
Tânia
Ana Cristina, espero que possa voltar mesmo! Vai adorar ver a Paris dos parisienses e perceber como nós turistas somos tão bem recebidos por todos eles!
Maria Célia, você, como eu, com certeza já pôde extrair de Paris, toda a beleza e cultura que nós turistas, “novos ricos” (?) e “incultos” recebemos como um privilégio nessa nossa existência. Que possamos ‘turistar’ outras vezes mais e continuar aprendendo com outras culturas o real valor do ser humano! Boas viagens!!
Francisca maria Girão de Castro
De Paris, só tenho belas lembranças. Toda a sua beleza histórica e dinamismo cultural nos contagia e encanta… e sonho um dia poder voltar e desfrutar o que não deu tempo visitar e curtir tudo o que adoramos. Conexão Paris muito nos ajudou, eu e minha filha, na visita à Paris.
Eliane
Estarei em Paria em setembro com meu marido e e filhos de 4 e 10 anos ,pode dizer se o Novotel paris lês halles e bem localizado? E qual a melhor maneira de ir ao parque Asterix e se vale a pena levar as crianças?
Rodrigo Lavalle
Eliane, o hotel fica em uma região bem central e comercial da cidade e com muitas opções de restaurantes. Super fácil se deslocar a partir dela. Pode ser um pouco cheia e barulhenta durante o dia.
Leia esse artigo sobre o Parc Asterix (como o artigo é de 2010 os preços podem estar um pouco defasados): https://www.conexaoparis.com.br/2010/06/08/parque-asterix-programa-para-criancas/.
Abraços.