Como já perceberam, agosto é um mês diferente. Os parisienses fecham tudo e saem de férias.
Entre aqueles que ficam na cidade, uns detestam Paris em agosto, outros adoram. Para estes últimos, passar o verão em Paris é uma escolha livre e calculada. Os que detestam evocam o calor, falta de oferta cultural e a ausência do seu padeiro preferido, do açougueiro pertinho de casa, do bistrô da esquina, todos fechados para férias coletivas.
Eu faço parte da turma que adora agosto em Paris apesar de ter passado poucos verões por aqui. O suficiente para perceber uma mudança radical.
Os parisienses que ficam mudam a relação com a cidade. De repente eles redescobrem os maravilhosos monumentos, refazem passeios e circuitos esquecidos, visitam novas praças e iniciam novas atividades de lazer. Eles trocam a camisa do parisiense apressado e mal humorado e vestem a camiseta do vacancier aoûtien (1) atento a tudo e sobretudo ao próprio desejo.
Em relação ao tema, por ou contra Paris em agosto, acabei de ler um artigo publicado pelo jornal Le Figaro: Les 10 choses à avoir fait une fois dans la vie l’été, as 10 coisas que devemos fazer pelo menos uma vez na vida no verão.
Alimentar os patinhos do Jardin d’Acclimatation, tomar o café da manhã na varanda do Café Marly, fazer um picnic na Pont des Arts, atravessar a praça Concorde de bicicleta, subir as escadas rolantes do Centre Pompidou.
Ler um livro no jardim Luxembourg, dançar nos barcos que navegam pelo Sena, comprar um cachorrinho no cais Quai de la Mégisserie, et… passar o mês de agosto em Paris. Exatamente para fazer o relacionado acima.
Conclusão: os parisienses do mês de agosto são como nós, turistas felizes.
(1) Na França, durante o verão, a população de divide em 3 grupos: os juilletiste, aqueles que tiram férias em julho; os aoûtiens, férias em agosto; e os outros, quer dizer, os que tiram férias fora desta agitação estival.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Ana Cristina Marques Baroni.
Estive em Paris apenas 3 dias, 19 a 21 de julho, amei a cidade, reencontrei meu filho que estava estudando aí a 1 ano, foi maravilhoso!!!!
Paris é lida, mas com tão pouco tempo só conheci bem superficialmente os monumentos mais importantes, mas voltarei e quero conhecer essa cidade tão linda que exerce um magnetismo sobre as pessoas, amei Paris, mas eu volto pra ficar no mínimo 15 dias, quero conhecer melhor todo esse encanto de seus monumentos, museus e cantinhos mais acolhedores dessa Paris.
Maria Célia
Olá Lina. Adoro Paris e adoro o Conexão Paris.
Informações atualizadas, dicas interessantes, tudo
que um turista, viajante ou como é que queira ser chamado um amante de viagem, precisa e gostaria de saber.
Lamento porém, pessoas que escrevem solicitando uma dica ou sugestão, e “de quebra” aproveitam pra serem depreciativos com o brasileiro, chamando-o de inculto ou “novo-rico”, como se Paris ou um hotel 5 estrelas, fosse privilégio apenas de quem é “dinheiro velho”. Ridículo!!! Pessoas assim não visitam o Louvre, D’orsay, Torre Eiffel, Montmartre, pois estes lugares estão abarrotados de simples mortais!!!
Há vendedores falando Português na Chanel, Salvatore Ferragamo, Louis Vuiton, etc, apenas para atender os novo-ricos e incultos brasileiros!! Me desculpe, Paris é muuuito mais que uma vitrine ou uma semana de moda ou uma taça de Dom Perignon.
Fernanda
Olá Lina! Adorei seu blog!!! Irei pela primeira vez à Paris…ficarei lá do dia 25/08 a 02/09. Falo o basicão do inglês, mas nada em Francês…dá para se virar por lá? E andar de metrô por lá, é tranquilo? Bjs e obrigada!
Rodrigo Lavalle
Fernanda, com o inglês dá pra se virar. Lógico que nem sempre será fácil. O metrô é bem amplo e simples de usar. Estude o mapa: http://www.ratp.fr/plan-interactif/.
Abraços.
Alice
Ola Lina, estarei indo a Paris pela primeir vez em setembro, uma viagem de lune de miel, um grande sonho… contando cada segundo! Gostaria de saber de você como é a temperatura nesse periodo, e sobre o PARISPASS, se vale a pena adquirir.
Desde já agradeço, e parabéns peli site, consulto as dicas diariamente…
Alice
Rodrigo Lavalle
Alice, apesar de em setembro ainda ser verão, o clima é mais de meia estação. Traga casaco ou suéter leve. Antes de fazer as malas consulte a previsão para o período nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
O Paris Pass vale a pena se você pretende visitar muitos museus e monumentos e fazer os passeios que ele oferece (city tour, barco). Se você pretende visitar somente 2 ou 3 museus e monumentos ele não se paga. Só lembrando que a Torre Eiffel não está incluída no Paris Pass.
Abraços.
Tânia
Olá, Lina! Continuo conectada e adorando saber de Paris por vocês! Eu e meu esposo programamos nossas férias pelo menos a cada dois anos em Paris!! E estaremos chegando aí até o final deste mês!! (Ansiosa!!!). Andar pelas ruas e avenidas, descobrir aqueles cantinhos frequentados mais pelos parisienses é o melhor!! Mas adoramos visitar os seus lindos monumentos, pois neles podemos ver o mundo através dos diversos idiomas de pessoas bonitas e felizes!!! Nunca tivemos problema algum com os franceses, pelo contrário, já fizemos muitos amigos aí! E muito menos com nossos vizinhos de quarto de hotel, que pouco nos interessa de onde vêm e como são. Apenas que têm o direito de estar vivenciando a beleza e a vida parisiense, assim como nós!! Adoro Paris!!! E espero que todos que tem o sonho de conhecê-la, possa realizá-lo!!! Até breve, Paris!!
Alfredo Greysburg
Olá Lina, estou indo com minha esposa do 12/08 ao 22/08, estamos pensando no hotel Fouquet’s Barrière ou Mandarin Oriental, o que você aconselha? Queremos uma suite com elevador particular (não quero me deparar nos corredores com brasileiros novos-ricos e incultos).
Renata
Olá Lina. Eu e meu marido vamos pela primeira vez a Paris em Agosto/14. Vamos ficar 10 dias e estou na dúvida de localização de hotéis. Gostaria de saber o que vc acha do Novotel Tour Eiffel ??
Rodrigo Lavalle
Renata, não conheço o hotel mas muitos brasileiros se hospedam nele. A região é boa e segura, um pouquinho afastada do centro turístico mas isso é fácil de ser resolvido com o metrô.
Abraços.
Airam
Olá Lina,
Vendo o site fico com mais vontade de ficar pelo menos uma semana em Paris. mas infelizente nâo poderei…
Tem como fazer o passeio de barco iniciando próximo a Torre Eiffel e terminando próximo ao Museu d’Orsay? Se tiver, você sabe quanto tempo leva o passeio e se eu preciso reservar antes?
Lina
Airam
Os barcos que fazem os passeios turísticos começam e terminam no mesmo ponto.
Mas você pode pegar o Batobus, que é um ônibus fluvial.
Olhe abaixo:
https://www.conexaoparis.com.br/2012/06/17/batobus/
Rodolfo Livio
Estive com minha esposa e filho em Paris, de 04 a 13/Agosto/2013. Foi sensacional, inesquecível, como só Paris consegue ser! Agradeço a todas as dicas e conselhos que tive aqui no CP. Não vemos a hora de voltarmos. Bjs.
Lenna Ranghetti
Já fui à Paris em agosto e posso dizer que é muito bom! Principalmente se abrirmos mão dos programas culturais, como óperas, ballets e concertos (que gosto muito, aliás) . Até porque o clima de lá na meia estação é complicado: pode fazer as quatro estações no mesmo dia e ainda chove com freqüência, o que pode ser muito desagradável!